logo

quinta-feira, 5 de março de 2015

[política] Kelps defende que Carlos Eduardo e Robinson sentem para resolver insegurança de Natal

Nesta quarta feira foi publicada uma pesquisa de opinião feita em Natal e entre os dados divulgados está o de que a Segurança Pública é, disparado, o maior problema dos natalenses. Para 58,8% dos moradores de Natal a violência é o seu maior problema, chegando esse número a 70% entre os moradores da Zona Sul.

Impressionado com os dados, o deputado Kelps Lima fez pronunciamento na Assembleia Legislativa cobrando uma parceria urgente entre a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado para buscar soluções conjuntas para o grave problema da violência na capital do Rio Grande do Norte.

Para o deputado, a prefeitura de Natal não pode ignorar o problema e jogar toda a culpa no Governo. "A violência nasce, acima de tudo, na ausência do Poder Público em todas as esferas. A Prefeitura pode e deve ajudar naquele que hoje é o maior problema de nossa cidade" afirmou Kelps.

O deputado relatou várias casos de assaltos em prédios públicos municipais, em especial em postos de saúde e escolas da prefeitura localizados na periferia de cidade. Muitos são os servidores que não se sentem seguros em trabalhar nas áreas mais violentas de Natal. Esses prédios, que deveriam ter sua segurança garantida pela Guarda Municipal, estão entregues à própria sorte.

Kelps elogiou o empenho dos Guardas Municipais da cidade e lamentou a falta de investimentos na instituição.

Em seu discurso, Kelps afirmou que "Políticas Públicas de Segurança devem ser encaradas de forma ampla, possuem caráter interdisciplinar e devem ser transversais. Dizer que o município não tem responsabilidade na questão da segurança pública é fugir do problema e fugir da responsabilidade. Precisamos de uma Gestão Pública Moderna na área de segurança".

Entre as sugestões de medidas que a Prefeitura pode tomar Kelps citou:

·         Melhoria na iluminação pública, limpeza, poluição sonora, visual e ambiental;
·         Medidas para ampliar a educação, cultura, esportes e lazer para os jovens, especialmente na periferia;
·         Criação de Conselhos Comunitários de Segurança em parceria com a Polícia Militar;
·         Compartilhamento com o Estado de informações acerca da projeção de crescimento da cidade;
·         Estudo conjunto do Governo e Prefeitura do Mapa da Violência da cidade;
·         Convênio para pagamento de Diárias Operacionais para melhorar o efetivo da cidade;

Por fim, Kelps alertou do perigo da antecipação do debate eleitoral, o que pode aumentar, ainda mais, a distância entre o Prefeito e o Governador, no momento em que a cidade mais precisa de parceria entre esses dois órgãos.

"Natal é mais importante que a candidatura de Carlos Eduardo e a candidatura do aliado do Governador Robinson Faria. As candidaturas são legítimas, mas a cidade não pode pagar o preço de uma luta eleitoral.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário