logo

quarta-feira, 15 de julho de 2015

[política] Kelps Lima pede atenção para o fim da greve da Guarda Municipal‏

A Guarda Municipal do Natal continua em greve. Foi sobre esse assunto que o deputado estadual Kelps Lima (SDD) se pronunciou em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (14). O parlamentar destaca que os problemas enfrentados pela categoria se estendem a todos os municípios e pede atenção às autoridades competentes para negociar o fim da greve.

“As Guardas de todo o Rio Grande do Norte enfrentam problemas, mas a de Natal é a mais afetada porque foi criada primeiro. Quando surgiu em 2008, os profissionais foram enquadrados, de forma equivocada pela lei, como Assistentes de Serviços Gerais (ASG) e quando foi aprovada a Lei Orgânica, eles foram enquadrados em nível médio. Se eles morrerem hoje, a viúva vai receber um salário mínimo. A correção do salário é necessária e a prefeitura diz que não pode”, destaca Kelps.

Os guardas municipais de Natal iniciaram a greve no começo do mês de junho. A categoria reivindica o envio do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para a Câmara Municipal, além de melhores condições de trabalho e o cumprimento do estatuto.

O deputado estadual ressalta que o setor é extremamente qualificado e possui projetos técnicos que foram submetidos à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Eles conseguiram recursos para equipar a Guarda e grande parte da categoria tem nível superior com especialização.

Kelps Lima observa ainda que os guardas municipais trabalham com coletes vencidos há 5 anos, estão há 3 anos sem comprar munições e as armas têm mais de 20 anos de uso.

Em aparte, o deputado Fernando Mineiro (PT) defende a integração das forças de segurança e diz que só essa união é capaz de melhorar a segurança da sociedade.

A deputada Márcia Maia (PSB) e os deputados Souza Neto (PHS) e Carlos Augusto (PT do B) se solidarizaram com a situação e desejaram que a prefeitura volte a discutir as reivindicações com a categoria para que haja um desfecho favorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário