logo

quarta-feira, 15 de julho de 2015

[cotidiano] Ordem dos Advogados do Brasil de Amazonas realiza segundo casamento coletivo homoafetivo

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza no dia 22 de julho o segundo casamento coletivo homoafetivo do estado. A iniciativa continua sendo pioneira na região Norte.

O evento oficializará a união de 45 casais - incluindo seis heterossexuais -, e será realizado na sede da Ordem, às 9h, na Avenida Umberto Calderaro, bairro Adrianópolis. A ação é resultado do projeto de iniciativa da entidade, coordenado pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AM. De acordo com o presidente da OAB/AM, Alberto Simonetti Neto, o objetivo é facilitar o acesso dos casais homoafetivos à formalização da união e difundir a legalidade deste procedimento.

A cerimônia não é restrita aos casais homoafetivos, mas estes são a maioria. Segundo a presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AM, Alexandra Zangeralame, a entidade, que promoveu o primeiro casamento do tipo na região, entende que ainda há muita desinformação com relação aos direitos dos casais homoafetivos de formalizar a união. No ano passado, 12 casais, sendo um hetero, oficializaram a união no evento promovido pela OAB/AM.

“Diversos casais homoafetivos procuram orientação na OAB/AM sobre partilha de bens, processos de divórcio e uma série de situações cuja solução legal seria a regularização da união, com o casamento civil. Quando a relação é formalizada, os direitos são garantidos pela legislação”, salienta Alexandra Zangeralame.

Ela ressalta que, sair da “clandestinidade” perante à sociedade, tem enorme significado para esses casais, por isso aumenta cada vez mais a procura pela oficialização da união. “É importante que os órgãos públicos façam a devida divulgação, mostrando que os casais homoafetivos têm os mesmos direitos e podem igualmente participar desse processo de oficialização da união”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário