logo

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

[humor] Sexo é questão de vida e morte para marsupiais

Maratonas de até 14 horas de acasalamento levam pequenos animais à morte súbita, segundo pesquisa australiana

WASHINGTON - Publicado na revista americana “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS)”, um estudo da Universidade de Queensland, em Brisbane, Austrália, descobriu a razão da morte súbita em pequenos marsupiais insetívoros, como o Phascogale e o rato-marsupial-australiano. Segundo os cientistas, os animais morrem de tanto acasalar.

Os pequenos marsupiais fazem parte de um grupo que pratica a “reprodução suicida”, comum em algumas espécies de plantas e peixes, mas não em mamíferos. As mortes acontecem após maratonas de até 14 horas de sexo. O motivo, explicam os cientistas, é a alta competição das fêmeas por espermas de boa qualidade.

- As fêmeas que acasalam com mais machos começam a eliminar os de má qualidade por causa desta competição do esperma - afirma Diana Fisher, principal autora da pesquisa. - Eles se reproduzem de 12 a 14 horas sem interrupção com um grande número de fêmeas, esgotam os músculos e tecidos e gastam toda a sua energia para serem reprodutores competitivos.

Tamanho esforço é devido ao curto período de fecundidade das fêmeas, que acontece apenas uma vez ao ano. A “reprodução suicida”, dizem os cientistas, se dá em espécies que vivem em regiões onde os alimentos são abundantes somente em um momento específico do ano. Esse fator faz com que as fêmeas “programem” seus períodos de acasalamento de forma que os filhotes nasçam na época apropriada.

Os machos, por sua vez, tentam acasalar com o maior número de fêmeas possível, impulsionados por altos níveis hormonais, incluindo a testosterona.

- Essas reações químicas fazem aumentar o estresse para níveis com os quais o seu organismo não consegue lidar, provocando-lhes um colapso - explica Fisher. - Enquanto os seres humanos têm uma espécie de “sistema de alerta” que avisa o organismo quando o estresse atinge níveis preocupantes, nos marsupiais isso não acontece, levando-os a continuar acasalando, freneticamente, até a exaustão.

Fisher diz que, diferente de outros mamíferos, esta seleção sexual é conduzido por mulheres. Normalmente, são os machos que lutam pelo direito de acasalar ou são selecionados pelas fêmeas com base na aparência ou força. - Neste caso, a competição é pelo melhor esperma.

De acordo com os pesquisadores, as espécies chegam a perder metade dos machos no período de acasalamento, e essa pode ser uma estratégia evolutiva no caso de populações densas. O estudo analisou o comportamento de acasalamento de 52 espécies diferentes de pequenos marsupiais insetívoros na Austrália, na América do Sul e na Nova Guiné.

Fonte: Oglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário