logo

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

[política] Bastidores das Eleições do Conselho Tutelar do Médio Oeste Potiguar

As eleições para conselheiro tutelar deste ano possibilitaram um domingo bem movimentado na região do Médio Oeste Potiguar. Em Apodi houve correria e gente passando mal. Já em Felipe Guerra a disputa foi politizada.

Imagem registrada por volta das 16:00
Em Apodi a população foi bem participativa, indo as urnas e depositando o seu voto. Porém se decepcionou com vários ocorridos. Um grande fator que prejudicou as eleições foi o pouco número de urnas distribuída pelo TRE. No município com cerca de 28 mil eleitores apenas 6 urnas estavam disponíveis. Muita gente foi embora e preferiu não esperar nas enormes filas que se formaram no interior da Escola Estadual Professor Antônio Dantas. Contudo, alguns ainda conseguiram votar por voltar das 21:00.

Imagem registrada às 20:00
Outro favor que prejudicou os eleitores foi a falta de organização da equipe responsável pela disputa. Em uma das urnas, por exemplo, o resultado foi divulgado por volta das 19:00 quando ainda existiam 5 urnas sendo votadas. Algumas pessoas quando viram o resultado e observaram que o seu candidato estava mal foram embora, o que poderia ter influenciado no resultado.

Já na última urna de número 5, após todos terem votado, por volta das 21:00, a organização não permitiu a divulgação do resultado, até o momento em que os fiscais fizeram pressão e o resultado foi colocado na porta da sala, assim como nas eleições políticas.

Em um outro momento, ainda pela manhã os eleitores reclamaram de que uma vereadora da cidade estaria distribuindo pipocas nas filas da votação, ainda dentro do colégio, o que poderia, segundo os eleitores, facilitar a eleição do candidato ao qual a mesma apoiou, pois enquanto muitos estavam indo embora devido as grandes filas, e fome, estes teriam permanecidos.

Devido ao grande volume de pessoas e ao calor intenso, junto a fome que passaram algumas pessoas, uma mulher ainda chegou a passar mal e o SAMU foi acionado.

Observando pelo cenário político, dos líderes partidários que se destacam como pré-candidatos as eleições municipais em 2016, apenas o líder do PMDB, Klinger Pinto, juntamente com sua esposa, exerceram sua cidadania e foram depositar o voto na urna e o líder do PMN, Laete Oliveira, que também estava apoiando dois candidatos, conseguindo eleger um.

Dos candidatos eleitos no município de Apodi, politicamente, a oposição conseguiu vencer por 3 x 2, pois é declarado que os eleitos foram apoiados, dois pela situação e três pela oposição, indiretamente.

Quanto ao número de votos 3.339 pessoas escolheram algum candidato, 80 anularam o voto (erraram na hora de votar) e incríveis 24 votaram em branco (mesmo pegando uma fila enorme. Resultando em 3.443 pessoas que estiveram na urna, correspondendo a 13,1% do eleitoraldo municipal.

Dos candidatos eleitos 3 conseguiram a reeleição, Cristiano, Thiago e Matheus. As duas mulheres que entraram, Gildevania e Nalva, irão para o primeiro ano de mandato.

Já em Felipe Guerra a eleição, diferentemente de Apodi, não foi realizada através da urna e sim do voto escrito, onde cada eleitor poderia escolher até 5 candidatos.

Conhecido por uma política ferrenha e disputadíssima, esta não foi diferente, os candidatos disputavam a eleição como se fosse uma campanha para vereador e prefeito, onde, tanto a situação quanto a oposição soltaram fogos e vibraram na madrugada felipense. Isso porque o candidato mais votado foi da situação; Apoiado pela equipe do prefeito Haroldo Ferreira. Pórém o maior número de vencedores foi comandado pela oposição do ex-prefeito Hugo Costa. Com um resultado final de 3 x 2, assim como em Apodi.

Em Felipe Guerra dos 6.068 eleitores aptos a votara 2.068 estiveram nas urnas, cerca de 30% do eleitorado. O resultado só foi divulgado na madrugada desta segunda (05).

Nas cidades de Itaú, Caraúbas e Severiano Melo a eleição foi mais tranquila, sendo que em Caraúbas haviam apenas 6 candidatos, disputando 5 vagas. Em Itaú e Severiano Melo os eleitores também usaram o voto escrito, pois o TRE não liberou as urnas eletrônicas. Nestes últimos os eleitores também puderam escolher até 5 candidatos para elegerem.

Em Itaú 11 disputavam as vagas e receberam 1.237 votos, cerca de 24% do eleitorado municipal. E Caraúbas votaram 1.777 eleitores, sendo 4 nulos, 5 brancos e 1768 votos válidos, correspondendo a 10,5% da população.

4 comentários:

  1. Em apodi deveria ser anulada

    ResponderExcluir
  2. Diante esse resultado, não resta mais dúvidas de que o Dr. Paulo Viana será o próximo prefeito de Apodi. o povo não quer mais saber dessa vergonhosa história de bacurau e bicudo. o povo quer saber que nosso município vai sair desse atraso de 30 anos.

    ResponderExcluir
  3. A eleição para Concelheiro Tutelar de Apodi foi uma bagunça. E alguns Babões do faninano estão botando a culpa no Promotor de Justiça. Vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  4. Caro Jair, eu estava lá como mesári@ e não houve desorganização por parte da equipe, o que aconteceu foi que o Tribunal Regional Eleitoral distribuiu poucas urnas ee por isso acabou gerando longas filas. No mais, o povo apodiense exerceu sua cidadania!

    ResponderExcluir