logo

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

[educação] Vazam supostas provas do Enem, INEP nega

Imagens de um suposto vazamento das duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) circulam neste domingo pelas redes sociais. As fotos seriam dos testes que serão aplicados no próximo final de semana, nos dias 24 e 25 em todo o país. As imagens trazem a capa rosa do primeiro dia de provas e a azul, do segundo dia, além do provável tema da redção: os benefícios e os malefícios da terceirização.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nega a veracidade das imagens. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, uma análise garantiu que os testes não são os do Enem 2015.

Para evitar fraudes, a Polícia Federal (PF) fez este ano um cruzamento de dados tanto dos candidatos quanto dos fiscais que vão acompanhar a aplicação das provas. Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, nos dias do exame – 24 e 25 de outubro –, equipes de inteligência vão trabalhar em conjunto. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os procedimentos de segurança estão sendo aprimorados a cada ano para garantir o respeito àqueles que farão o exame.

Todos candidatos terão que passar pelo detector de metais, inclusive nos banheiros, para evitar o uso do celular. Também haverá o monitoramento das redes sociais para identificar perfis de pessoas que eventualmente postarem fotos das provas. Os esquemas de segurança e operacionalização do Enem serão coordenados no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, na sede da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília. As rotas de distribuição das provas foram planejadas pelos Correios e homologadas pelas forças de segurança que darão apoio na distribuição dos 30.435 malotes de provas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário