logo

terça-feira, 26 de maio de 2015

[economia] Secretário de Agricultura diz que governo do Estado poderá fechar as comportas da Barragem de Santa Cruz

O secretário de Agricultura do Município de Apodi, Jerlândio Moreira, conversou com o blog do jairgomes.com e disse que até o momento o governo do Estado não irá fechar as comportas da barragem de Santa Cruz, mas não descartou a possibilidade de que o fato possa ocorrer ainda este ano.

Veja a declaração dele:

"Hoje fiz contato com o secretário executivo do Comitê de Bacias Hidrográficas do RN, o senhor Marcelo Leal. O motivo do contato foi para esclarecer a dúvida se há por parte da SEMARH uma decisão de fechar as comportas da Barragem de Santa Cruz.

Segundo o representante do comitê, ainda não há nenhuma definição sobre essa possibilidade para a barragem de Santa Cruz do Apodi. Mas, afirmou que essa medida esta sendo tomada em outros municípios do Estado, visto a falta de água devido à estiagem, a lei garante que a água deve ser prioridade para consumo humano e animal, e diante do quadro crítico há sim essa possibilidade de acontecer também em Apodi, não hoje, mas num futuro bem próximo.

Segundo ele, o acompanhamento sistemático da evaporação e da vazão da comporta é o que irá definir as próximas decisões, ele nos garantiu que qualquer ação que seja feita, será para o bem maior da população."

Jerlândio ainda disse que no dia 17 de Junho o comitê estará reunindo-se em Apodi, e certamente essa será uma das pautas.

O possível fechamento da comporta da barragem que joga água no rio Apodi pode comprometer toda a agricultura do Vale do Apodi, além de cidades como Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró. Contudo, apesar da necessidade do cultivo da agricultura desta região, a medida pode ser necessária para preservar a vida humana e animal em uma possível extensão de seca nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário