logo

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

[economia] Fiart deve movimentar mais de R$ 9 milhões em vendas no RN

Com a perspectiva de movimentar mais de R$ 9 milhões em comercialização de produtos e o tema “O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades”, a XX Feira Internacional do Artesanato (Fiart) deve beneficiar 2,2 mil artesãos de todo o país e de 14 países e contará com uma programação cultural preparada por cerca de 1,8 mil artistas locais. O evento, que será realizado entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro, deve atrair um público recorde de 80 mil pessoas em seus dez dias, superando a edição passada.

Segundo o coordenador geral da Fiart, Neiwaldo Guedes, a feira cresceu e hoje é reconhecida nacionalmente por colocar em destaque artesãos locais e regionais em evidência para todo o mundo. Ele disse que cada Estado têm seus programas voltados para a qualificação e melhoramento do artesanato e que é isso que o público presente terá oportunidade de conhecer. Ele afirmou ainda que a programação cultural passou por reformulação e será ampliada para os dois turnos do evento.

“Temos novidades do artesanato local, nacional e também vindos dos 14 países participantes, a exemplo de Gana, que estiveram aqui durante a Copa do Mundo e trouxeram um pouco da sua cultura e agora, do seu artesanato também e do Marrocos. Aumentamos o tempo de duração das apresentações artístico-culturais feitas pelos quase 1,8 mil artistas que estão envolvidos nas ações e teremos destaque também para a gastronomia, com itens puramente nordestinos como a nossa tapioca, carne de sol, arrumadinho e o acarajé, será um pequeno festival de comidas típicas”, explicou Neiwaldo.

Segundo o diretor da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico, o evento eleva o Estado, incentiva a economia e dá visibilidade à cultura potiguar. “A Fiart tem uma grande importância para o cenário internacional e coloca Natal de frente para o Brasil e o mundo, por isso, é essencial que o Estado assuma sua responsabilidade de contribuir para que a Fiart aconteça. Se conseguirmos essa integração de cultura-turismo e assistência social, com certeza vamos avançar nas políticas públicas”, afirmou.

Fonte: Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário