logo

terça-feira, 11 de novembro de 2014

[política] Autoridades apresentam sistema eletrônico de votação brasileiro em evento no Chile

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga, e o secretário-geral do Tribunal, Carlos Von Vieira Adamek, participaram, logo após a realização do 2° turno das eleições gerais de 2014, da XII Conferência da União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE). O evento foi realizado na capital chilena, Santiago.

Com o tema “Mecanismos da Democracia Direta para melhor Participação Cidadã”, representantes de 31 organizações eleitorais, de 24 países da America Latina, incluindo o Caribe, trocaram experiências acerca dos respectivos processos eleitorais.

Na ocasião, a recente realização do pleito eleitoral no Brasil despertou a curiosidade dos participantes do evento. O ministro e o secretário-geral apresentaram o sistema eletrônico de votação brasileiro. Segundo o ministro, “todos ficaram bastante impressionados com a velocidade, a segurança e, sobretudo, com a nossa disposição em ter um cadastro eleitoral seguro, e agora com o sistema de biometria que dá ainda mais segurança”.

Para o ministro, “foi bastante interessante o posicionamento do Brasil em demonstrar na UNIORE o grande êxito que é o nosso sistema eleitoral”.

Durante a cerimônia também foi realizada a troca de mandato da presidência da UNIORE, que foi transferida da República Dominicana para o Chile.

A próxima Conferência da União Interamericana de Organismos Eleitorais está prevista para ser realizada no Paraguai, em 2016.

Um comentário:

  1. Jair, por favor use seu blog para apelar aos bacuraus que deixem os universitários de Apodi estudar. Essas denúncias que estão fazendo à polícia rodoviária federal são atentados contra a classe estudantil. Muitos de nós já estamos com o semestre prejudicado por causa das faltas. A perda de um semestre é algo muito grave na vida de um universitário. Sabemos que essas ligações partem de um certo radialista, de um certo vereador e de um grupinho mesquinho de estudantes. Pessoas sem qualquer moral e respeito pelo próximo. Essas pessoas precisam se sentir envergonhadas pelo grande mal que estão causando.

    ResponderExcluir