logo

sexta-feira, 11 de julho de 2014

[saúde] Radialista Wilson Oliveira denuncia ação da prefeitura de Apodi ao Ministério Público

O lixão de Apodi continua causado problemas a saúde dos apodienses e ao meio ambiente. Segundo pesquisas realizadas por diversos órgãos o local não é adequado e está causando impacto ambiental. Recentemente, alunos da UFERSA estiveram fazendo alguns trabalhos e detectaram algumas irregularidades. Queima, lixo hospitalar, facilidade na permeabilidade de líquidos contaminantes no solo e outros são alguns dos danos.

O radialista Wilson Oliveira tem acompanhado de perto esta problemática e, juntamente com a vereadora Hortência Regalado, fizeram algumas observações no local, após detectar várias irregularidades efetuou-se uma denúncia ao Ministério Público da comarca de Apodi.

Wilson revela que a prefeitura usou umas das máquinas para retirar o calcário do sub solo que servia como proteção natural e onde impedia que o Chorume chegasse a grandes profundidades, o que permite que a população possa beber esse líquido em poucos anos, já que o lençol freático faz parte de uma mesma bacia hidrográfica.
 
Definição

Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).

Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.

Existe também o necro chorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.

A política nacional de resíduos sólidos (Lei 12.305/10), determina que os municípios brasileiros construam até agosto de 2014 seus planos de gestão integrada de resíduos sólidos e realizem ações  em parceria com outras instituições no sentido de gerenciar adequadamente os resíduos produzidos na esfera local. A cidade de Apodi, juntamente com outra do médio Oeste Potiguar, realizaram um consórcio para efetuar um destino adequado a esses resíduos, contudo, mesmo estando a cerca de 20 dias do mês de agosto nada foi efetivado.

A denúncia foi protocolada e agora segue sendo investigado. As determinações podem acarretar sérios danos ao poder público e consequentemente, soluções ao público.

2 comentários:

  1. JAIR JA SABEMOS QUE ESSE HOMEM É O UNICO QUE DERROTARÁ FLAVIANO NAS URNAS 2016,ESTOU COM ELE.

    ResponderExcluir