logo

sexta-feira, 5 de julho de 2013

[educação] Sem recursos, campus da Uern pode ficar novamente na vontade

UERN em Apodi deve continuar se segurando com os dois cursos do Núcleo Avançado
Mais uma vez, o projeto de implantar o campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Apodi ficou na vontade. O prefeito Flaviano Monteiro reuniu pelo menos 20 assessores para participar nesta quinta-feira, 4, de uma reunião com o reitor Milton Marques na Reitoria, em Mossoró, sobre o assunto, mas as notícias que levou foram pouco animadoras. Não por falta de vontade do magnífico, mas por ausência de interesse do sistema que reduziu a verba prevista em 20 vezes.
Para este ano, a Uern trabalhava com uma perspectiva de R$ 20 milhões, conquistada através de emenda coletiva, indicada pelo deputado Fábio Faria. Porém, quando atravessou a burocracia, passou pelo Ministério da Educa-ção e chegou à Casa Civil, o dinheiro foi reduzido para apenas R$ 1 milhão. Esse é o orçamento que a Universida-de dispõe para dar início ao projeto.
Diante da dificuldade, Milton Marques convocou o Conselho Universitário (CONSUNI) para o dia 23, já que são seus membros que decidirão sobre o início, ou não, do projeto em Apodi. O reitor disse também já ter conversado com o reitor eleito, Pedro Fernandes, para continuar a discussão, já que seu mandato se encerra no mês de setembro.
Desde o início de seu mandato, Milton Marques peleja para conseguir o campus de Apodi, mas nunca conseguiu avançar. Mesmo antes de ser prefeito, Flaviano também pelejava com esse luta, mas é outro que não consegue passar da vontade. Aliás, no quesito universidades, Apodi não dispõe de nenhuma força política capaz de emplacar um projeto desse porte. Fora o núcleo avançado da Uern, com dois cursos, e a iniciativa da deputada Fátima Bezerra de levar uma unidade do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN), o resto na cidade é promessa.
Quando a Universidade Federal Rural do Semiárido (U-FERSA) iniciou o processo de expansão, Apodi foi uma das primeiras cidades a entrar na luta. Mas, primeiro perdeu a briga para Pau dos Ferros, depois para Angicos, Caraúbas e agora para Assú, que fica a 37km de Angicos e a 73km de Mossoró, onde está o campus central da Universidade Federal.
A alternativa é conquistar esse campus da Uern, mas com o tanto de contingenciamento do governo sobre os recursos da Universidade e a falta de força política, o projeto vai sendo novamente engavetado. O prefeito Flaviano Monteiro reclama que Apodi está sendo injustiçado e que não estão olhando para o município como ele merece, mas essa reclamação também é antiga.
Fonte: Defato

Um comentário:

  1. É ruím da gente se conformar viu! A toda sociadade jovem e também em geral da nossa querida Apodi, fica aqui a idéia de irmos as ruas como jamais foi feito em nossa cidade e mostrarmos a esses políticos que a força para melhor a sociedade é nossa é do povo. UERN JÁ APODI!! Queria saber onde estão os deputados, senadores e o goveno do RN onde os apodienses depositaram as suas confianças nas urnas em 2010? Queria saber desse bando de irresponsáveis, do nosso campus univérsitário? Henrique Alves, Fábio Farias, Eduardo Alves, Fátima Bezerra, Garibaldi Alves, Rosalba dentre outros mais é melhor pensarem duas veses antes de virem a nossa cidade no próximo ano atrás de votos se os mesmo não se interessarem e apoiarem a contrução do nosso campus universitário, Apodi não é brinquedo de vocês não colegas!

    ResponderExcluir