logo

segunda-feira, 20 de maio de 2013

[segurança] Empurrões, sufoco e mal informação causaram sufoco na agência da CAIXA de Apodi na noite de ontem (19)



Durante a noite de ontem (19) a agência da Caixa em Apodi sofreu com a superlotação da população apodiense devido a informação de que o benefício do programa bolsa família iria acabar e o saque só seria possível até 22:00.

A falsa informação, já desmentida pelo governo, se espalhou em várias regiões do país e gerou tumulto, com beneficiários correndo às agências da Caixa para sacar dinheiro do programa.

Em entrevista à imprensa, a ministra da Desenvolvimento Social, Tereza Campello, reiterou neste domingo que "não existe qualquer possibilidade" de suspensão do programa Bolsa Família. “Não existe qualquer possibilidade de suspensão ou de alteração do Bolsa Família. O bolsa família está sendo e continuará sendo pago em dia, segundo o calendário”, declarou a ministra.




Devido ao grande número de pessoas que se acumularam dentro da agência é possível ver nas imagens acima a transpiração, o suor do beneficiados, que chegaram a escrever com o próprio dedo no vidro dificultando a captura da imagem.

A equipe do blog do jairgomesapodi esteve no local e ao conversar com algumas pessoas muitos diziam que não sabiam o que estava acontecendo mas que estavam ali para retirar um dinheiro. Ainda segundo eles, diziam que a presidenta Dilma teria liberado um bônus para o dia das mães já outros, que o bolsa família iria acabar.



A superlotação foi tanta que pessoas começaram a discutir ao ponto de quase haver murros e tapas, quando em um momento, em meio a empurrões, muitos saíram correndo chegando a quase derrubarem as portas. A polícia foi acionada.

Com apenas um caixa funcionando a demora era muito mas, mesmo assim, algumas pessoas estavam sacando o dinheiro, os valores eram entre 100,00 (cem reais) e até 1.100,00 (um mil e cem reais).


click na imagem para ampliar
O gestor do programa bolsa família em Apodi, João Francisco, esteve no local para acalmar a população da informação errônea da qual as pessoas estavam sabendo e afirmou que elas poderiam está retirando o limite da conta ocasionando a cobrança de juros futuro, contudo, muitos só deixaram o local quando as luzes apagaram e o sistema não estava mais funcionando.

A secretária de Assistência Social do município, Aloma Tereza, divulgou na sua página do Facebook o calendário do pagamento do benefício como você pode ver abaixo.
click na imagem para ampliar

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem do falso boato e destacou que PF está investigando diferentes crimes. Já segundo a assessoria da presidenta Dilma ela ficou muito preocupada com a situação e determinou imediata investigação sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário