logo

quarta-feira, 22 de maio de 2013

[cotidiano] A força dos blogs

Não tem jeito. Eles vieram para ficar. Estatísticas mostram que a cada dois minutos são criados dois blogs no mundo. A facilidade de criação e sua interatividade contribuíram para o surgimento de milhões de blogs. Hoje o blog é uma das ferramentas mais utilizadas nas redes sociais, uma ferramenta essencial para a sustentabilidade, tem uma grande importância e influência nos movimentos sociais.
PARA QUE SERVE UM BLOG?
Um blog é um diário pessoal ou pode ser uma revista individual onde o titular pode ser editor, revisor é o próprio gerador da informação. Com o surgimento dos blogs, as pessoas ganharam a liberdade de expressar-se com o mínimo de burocracia, permitindo que milhares no mundo possam postar seus pensamentos e suas opiniões. Cabem os Blogueiros o papel de informar aos leitores, noticiar e opinar com responsabilidade e comprometimento, como forma de preservar a credibilidade do blog que gerencia.
OPINIÃO E NOTÍCIA.
São duas coisas diferentes. Às vezes o blogueiro é mal compreendido quando posta a sua opinião sobre determinado assunto. As opiniões devem ser de acordo com as suas idéias e princípios. Para o Jornalista Vitor Birner “Há leitores que lêem um blog, mas não sabem a diferença entre notícia e opinião. Lêem o post, entendem as palavras, mas não conseguem decodificar a informação.”
Com facilidade de compartilhar os fatos em tempo real, o blogueiro pode se transformar em um gerador de noticias da sua cidade ou comunidade. Fatos que a imprensa tradicional levaria muito tempo para noticiar, o blog pode fazer em minutos. Muitas notícias publicadas nos grandes jornais são provenientes de pequenos blogs.
No entanto, tanto a opinião como a noticia, devem ser postadas com responsabilidade, imparcialidade, sem distorcer os fatos e nem faltar com a verdade, para que o blog não venha perder credibilidade.

Fonte: Blog Ponto Critico

Nenhum comentário:

Postar um comentário