logo

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

[política] Com o aval do Planalto, Congresso decide vetar anistia ao caixa 2

Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entraram em um acordo com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), para evitar que o projeto das Dez Medidas Contra a Corrupção que tramita no Congresso Nacional resulte em uma anistia ao crime de caixa 2. Neste domingo, os três convocaram uma entrevista coletiva para fazer o anúncio do que Temer chamou de “ajustamento institucional”.

O evento foi chamado com o interesse de tirar os holofotes de uma crise política pela qual passa a gestão peemedebista, e para tentar aumentar sua imagem positiva. Com uma popularidade inferior a 15%, Temer diz que, agora, resolveu “atender a voz das ruas”, que se mobilizaram contra o eventual perdão do delito.

Tramitando em uma comissão especial da Câmara há quatro meses, o projeto de iniciativa popular elaborado pelo Ministério Público Federal e apoiado por 2 milhões de pessoas corre o risco de ter um de seus objetivos desvirtuados. Ao invés de apenas tipificar o caixa 2, que é a doação oculta e ilícita de campanhas eleitorais, ele anistiaria penas relacionadas a esse delito, como o de peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. Da forma como foi proposta em uma emenda ao projeto que circulava na semana passada, a anistia poderia beneficiar parte dos políticos investigados pela Operação Lava Jato.

Fonte: El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário