logo

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

[cotidiano] Em meio a polêmicas, UERN será alvo de auditoria da Controladoria Geral do RN na semana que vem

uern
Envolvida em polêmica desde que o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Claudio Santos, sugeriu sua privatização, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) será alvo de uma auditoria da Controladoria Geral do Estado (CONTROL) que deverá ser iniciada na semana que vem. A informação foi recebida pelo Portal Agora RN nesta manhã e confirmada junto ao controlador-geral do Estado, Alexandre Pinto Varela.

Na segunda-feira (31), Claudio Santos afirmou em entrevista que era favorável a privatização da Universidade, uma vez que o Estado passa por grave crise financeira que poderia ser amenizada em caso de repasse da instituição ao setor privado. Atualmente, segundo o desembargador, os gastos do Governo com a manutenção do equipamento chegam aos R$ 30 milhões, valor este que “poderia ser reduzido pela metade se fossem pagas bolsas de estudo de até R$ 1.500,00 aos alunos que atualmente compõem o quadro”.

Segundo Alexandre Pinto, a auditoria a ser realizada na UERN já estava planejada antes mesmo da polêmica envolvendo a privatização. Atualmente, o processo está em estágio inicial e a portaria que vai determinar sua abertura ainda não foi lançada, mas deverá acontecer até a próxima semana. “Trata-se de uma auditoria que fazemos de maneira regular. Os órgãos devem sempre ser inspecionados pela Controladoria e assim nós estamos fazemos. A da UERN está em fase inicial. Estamos avaliando a parte do pessoal e das despesas para levantar qual aspecto técnico teremos como base. Só depois a gente instaura”, disse ao Portal Agora RN.

Questionado sobre as polêmicas envolvendo o nome da instituição, Alexandre Pinto garantiu que a auditoria que será realizada não tem qualquer relação com a privatização da Universidade, tanto é que já estava agendada para ocorrer antes mesmo das declarações do desembargador que culminaram nas discussões acerca do assunto. “Não tem nada a ver. A auditoria estava programada para ocorrer antes de tudo isso. É competência nossa e por isso vamos fazê-la. Temos um compromisso com o Banco Mundial nessas questões de auditorias operacionais e dessa maneira precisamos trabalhar neste sentido”, concluiu.

Outro lado

Em resposta à declaração do presidente do Tribunal de Justiça, a Reitoria da Universidade lançou uma nota oficial entitulada de “A UERN é o Estado vivo”. No documento, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto e o vice-reitor Aldo Gondim Fernandes disseram ter recebido a declaração do desembargador com “espanto e indignação”, além de frisar que “sugerir privatizar a UERN é mascarar a má distribuição dos recursos públicos do Estado”.
Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário