logo

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

[cultura] Apodienses lamentam o desprezo com a Banda de Música do município


"Conhecida em toda a região, arrastava a população as ruas para lhe ver, era um espetáculo a parte, sempre convidada para abrilhantar festas locais, motivo de orgulho para os apodienses,  com um repertório diverso, agradava a todos, assim era a Banda de Música Antônio de Pádua Leite. Seus tempos de glamour passaram, eis que ficam as lembranças em fotos e na memória dos apodienses."

Praticamente esquecida no tempo pela atual gestão municipal, a banda, que é um patrimônio de Apodi, sobrevive ao acaso. Ao que parece ela não faz parte das prioridades administrativas da cultura da cidade, pelo menos é este o sentimento que demonstra a sociedade, o qual não senti a valorização deste patrimônio.

Em contra partida, a Escola Estadual Ferreira Pinto tem desenvolvido um bom trabalho com seus alunos, apesar das dificuldades. Pois são sabedores que a música como também o esporte tem papel importante na educação e abrem grandes oportunidades para a juventude.

"Ao que me parece a cultura de Apodi está morrendo, a gente não ver mais algumas coisas que via antigamente, como os fogos e a banda de música acordando a gente às 5 da manhã com uma grande festa em alguns dias comemorativos", relata Raimundo Batista, morador do Bairro Lagoa Seca.

"Eu lembro-me que quando era criança e via a banda passar ficava impressionado com a proeza daqueles artistas e dizia que quando crescesse iria ser instrumentista daquela banda", declarou Leandro em uma postagem nas redes sociais.

Outros apodiense também externaram sua opinião durante a festa de emancipação política de Felipe Guerra quando viram várias escolas e bandas de música, inclusive de Apodi, tocando em plena Avenida com o sorriso no rosto e o carinho dos que o acompanhavam. "Em Felipe Guerra foi lindo, fico triste que em Apodi seja tão desprezado", declarou um membro da banda.

A banda no seu formato foi  instituída em 1990 através do poder público municipal pelo então prefeito Simão Nogueira Neto, na ocasião também passou a se chamar pelo atual nome a qual é conhecida, homenagem feita a um músico da terra. O seu primeiro dirigente foi o Sargento João Evangelista e depois Francisco Janilson de Carvalho aos 23 anos de idade.

6 comentários:

  1. Como Presidente da maior instituição cultural do município, lavro a qui o meu veemente repúdio por tão danoso e nocivo abandono a um ente cultural como a nossa antiga BANDA DE MÚSICA. Observe-se que, segundo o nosso estatuto, o atual Prefeito é o PRESIDENTE DE HONRA. Com certeza essa insana indiferença do prefeito e professor de história ficará constando dos anais da história cultural do nosso município como uma mancha inapagável pela doentia indiferença do prefeito-professor de história.

    ResponderExcluir
  2. Quanta tristeza causa hoje e causará no futuro quando os alunos lerem essa matéria !. Que nossos atos sejam nosso DNA como marca de honradez e virtude cristã nas páginas do futuro.

    ResponderExcluir
  3. A banda de musica amigo marcos pinto ,vou esclarecer pra vc ficar sabendo da real,sou jose marcone atualmente maestro de felipe guerra e musico profissional ha mais de trinta anos,inclusive ex maestro de apodi ,por nao aceitar o descaso cai fora,agora uma coisa e certa quando fui embora de apodi junto com evangelista deixamos vinte e quatro musicos concursados em nossa banda com a isaida de evangelista alguns musicos com perdas salariais foram saindo ,depois de vinte anos com janilson a frente da banda ,quando volto encontro apenas oito musicos efetivos,e alguns musicos formados pela parceria do maestro gildasio e janilson,apenas com a prefeitura para integrarem o corpo dos efetivos que a banda foi perdendo pra outras funcoes ,apenss apelidados por bolsistas.entao meu caro a banda vem em uma decadencia de vinte anos a nivel de funcionar cem por cento ,todos os ex prefeitos pinheiro vandinho pinheiro novamente gorete colocavam papa na boca desses bolsistas prometendo melhoras,e nem um deles conseguiram erguer novamente o corpo funcional da banda.quando apoei o flaviano pra prefeito e o pedro filho pra vereador foi na intencao de retomar a banda de acordo com a legalidade.so q pevuei uma sucata instrumentos ultrapassados sede sem banheiros escola sem quadros e etc....mais acreditei q no primeiro ano ia ser dificil
    Mais que no segundo ano poderiamos reeguer nossa banda,ate fiz uma escola de musica com garotos a partir de oito anos com um grupo de flautas jamais visto na cixade,escola de musica para adultos na qual consegui por aluno meu na universixade ,com o passar do tempo via q nada ia ser feito .por isso cai fora.ate fundei uma orquestra de frevo que abrilhantou por dois anos o carnaval cultural do nosso municipio ,tambem nao tive o apoio ideal para o projeto,entao resumindo flaviano pegou a banda nos aparelhos .e me algemou ,e simplesmente desligou os aparelhos ,entao matou quem estava morto.hj sei q fiz minha parte ,aagora nao podia fazer q nem os outros e passar a mao na cabeca de prefeitos e dizer q ta tudo legal onde a realidade nao esta,aparencias nao e meu forte,tenho mais sobre a banda se for descrever tudo .vamos ler texto ate 2016.o erro foi os musicos efetivos abandonarem o barco e nao foram substituidos nem pelo o maestro e nem pelos prefeitos q aqui passaram ,entao apenas simao foi o cara que realmente se importou com a banda de nossa cidade ..e lamentavel mais essa e uma grande verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo relato que li, conclui que o pior de todos em botar bubu (em tudo) foi o atual prefeito , pois os outros não fizeram o dever completo, mas mesno assim funcionava e este ultimo resolveu enterrar a banda de musica

      Excluir
  4. Apodo a cidade do já teve
    Antes de flaviano
    Já teve:
    Banda de musica
    Blog Apodibaixodopano
    Agua e energia para os carentes da zona rural.
    Valorização de servidores
    Saúde
    Assistencia
    Merenda de qualidade
    Cansei só terminaria em 2016

    ResponderExcluir