logo

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

[cotidiano] Cidades do RN apresentam níveis extremos de seca, aponta agência

Em virtude das chuvas escassas registradas nos últimos meses, algumas cidades do RN estão em situação de seca extrema. É o que aponta o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas.

Atualmente, as cidades em colapso são Acari, Carnaúba dos Dantas e Currais Novos, na região Seridó; Antônio Martins, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, São Miguel e Tenente Ananias, no Alto Oeste; além de Macau, na região Central.

Nas demais regiões do estado, a intensidade da seca continua variando de fraca a excepcional (quando não há chuvas no período esperado). Segundo os dados da ANA, além da região Central Potiguar, outra área com maior severidade na estiagem é o extremo oeste, com destaque para a microrregião da Chapada do Apodi, que abrange os municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado.

No Agreste e Leste Potiguar, onde a vegetação apresenta sinais de stress elevado, também houve expansão do estado de seca, mas ainda assim, considerada fraca. Os dados da ANA levam em conta a última atualização feita pelo monitor de secas em agosto deste ano.

Medidas

Para amenizar a situação de seca causada pela estiagem nesses municípios a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) desenvolveram medidas como a utilização de carros-pipa e o abastecimento através de rodízio, com dias e horários alternados.

Como forma se suprir a demanda, a Caern ampliou, na semana passada, a lista de cidades abastecidas no esquema de rodízio. A quantidade aumentou de 42 para 80 cidades, com a inclusão dos municípios das regiões central e agreste do Estado.

De acordo com a companhia, a medida é preventiva e visa prolongar o tempo de abastecimento destas cidades, observando que o cenário de estiagem tem se intensificado dia a dia.

Nas cidades em rodízio, a Caern define os critérios de distribuição da água de acordo com as características do sistema, bem como a reserva ainda existente.

Fonte: PortalnoAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário