logo

sábado, 16 de maio de 2015

[segurança] Sistema de monitoramento de câmeras em Apodi poderá acabar

O sistema de monitoramento de câmeras em Apodi, instalado no final do ano passado, poderá ser extinto, tudo porque a prefeitura do município não cumpriu com o acordo que foi realizado entre a CDL, Companhia e o poder público municipal.

Relembrando
Em outubro do ano passado a CDL, juntamente com a companhia, fizeram a inauguração da implantação do sistema de monitoramento de câmeras de Apodi, na oportunidade estiveram presentes várias autoridades da cidade e do Estado. O projeto contou com o apoio do CDL e de alguns bancos do município.

A prefeitura, representada pelo Secretário de Gabinete Pedro Junior, falou que a licitação para contribuir com a doação de 3 câmeras para o sistema não tinha sido possível no prazo estabelecido pela CDL, mas que já haviam aberto a licitação e que logo estariam adquirindo as câmeras. A licitação já foi aberta, mas não vigorou e até o momento não foram adquiridas as câmeras.

Hoje a companhia ainda aguarda o investimento público bem como também pede que seja arcado com a manutenção das mesmas que é de 1 salário mínimo e meio.

Entrevista
Ontem (15), o blog do Jair Gomes entrevistou o proprietário da empresa, JC Segurança Eletrônica, responsável pelo monitoramento das câmeras, Willian Idno que é Técnico em Automação Industrial, o qual falou sobre o caso.

Idno disse que há seis meses faz a manutenção das câmaras de graça. "A seis meses implantei as câmaras e faço essa manutenção do monitoramento sem ganhar nem um valor, isso porque estou esperando a prefeitura cumprir com a parte dela, que foi acordada em reunião entre ela, CDL e Companhia." O acordo foi de que a CDL daria a maior parte das câmaras, que custaram 40 mil reais, a Companhia realiza o sistema de segurança e a prefeitura custeia a manutenção.

Segundo Idno o valor necessário para se implantar uma câmera é de 10 mil reais. Já para a manutenção é preciso um salário mínimo e meio. "O sistema que implantamos no ano passado suporta até 40 câmeras, mas atualmente só temos 6, o que é usado para cobrir os principais pontos de Apodi", disse.

O blog também foi ouvir o Capitão Carvalho para saber mais detalhes. "O sistema de monitoramento hoje é exemplo para o Estado. Por aqui já veio o prefeito de Mossoró, Felipe Guerra e Pau dos Ferros. Na próxima semana receberemos os prefeitos de Caicó, João Câmara, Assú e Extremos".

"Além de prefeitos também vieram o Coronel Avibar, que hoje é Secretário de Segurança de Mossoró e o Major Macedo, chefe do Siospe de Natal. Eles ficaram impressionado com a qualidade das câmeras que a gente tem aqui," comentou o capitão.

Apesar de todos essas pessoas já terem ido visitar o sistema o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro não compareceu ao local.

Resultado
Hoje o sistema de monitoramento conta com 6 câmeras espalhadas em vários pontos da cidade, mais suporta até 40 no total. Segundo Marcos Carvalho elas já tem servido para revelar alguns autores de furtos na cidade, além de serem responsáveis pela diminuição destes. "Em janeiro de 2013, quando as câmeras ainda não haviam nem implantas nós registramos 8 furtos, já em janeiro de 2014 quando já tínhamos as câmeras nós só registramos apenas 1", disse ele.

Veja outras matérias relacionadas ao assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário