logo

sábado, 16 de maio de 2015

[educação] Universitários apodienses decidem ir novamente as ruas na próxima segunda-feira

A classe estudantil de Apodi se reuniu na tarde de hoje, em assembléia, para discutir a respeito da proposta imposta pela prefeitura da cidade, após as reivindicações da última segunda-feira.

A proposta colocada pela prefeitura seria o repasse de 27 mil para a AENTS (Associação Estudantil do Nível Técnico e Superior). A proposta foi colocado em votação e a maioria da classe decidiu dizer não a votação no momento. A reunião durou cerca de 2 horas e o debate foi bastante aguçado devido a divergência de opiniões.

A classe estudantil quer que o prefeito volte a enviar os cerca de 47 mil que antes eram empregados no projeto Transformação. A opinião dos universitários é que a entidade fique responsável pelo dinheiro, não passando por terceiros, tampouco com licitação, mas sim uma espécie de convênio, assim como funciona com a APAMI (maternidade da cidade). Com o repasse todo o dinheiro iria direto para a conta da associação, livrando-se de impostos.

Apesar do presidente da entidade, Givaldo Torres, ser a favor da aprovação do proposta, a maioria dos estudantes disseram não, pois entendem que com o aumento do número de alunos não pode haver regressão. Pulando de 47 para 27 mil reais de investimento, mesmo com aprovação orçamentária da câmara.

Com a não votação a classe os estudantes saíram decididos a marcar uma audiência pública com o prefeito Flaviano Monteiro, sem atravessadores e que já na próxima segunda-feira um outro protesto será realizado para pressionar o poder público a ceder as reivindicações da classe.

Desta vez o protesto acontecerá pela manhã em frente a prefeitura da cidade, com o intuito de dialogar com o prefeito. Os universitários exigem diálogo.

Entenda o caso
A discussão deste caso gira em torno do atual prefeito da cidade, Flaviano Monteiro, haver prometido e falado, durante campanha, que era um absurdo os filhos de Apodi passar na faculdade e ter que gastar, 50, 60 ou 70 reais por mês para ir cursar o ensino superior em outra cidade. Este discurso de campanha o fez com que, ao assumir o cargo em 2013, enviasse um projeto para a câmara, denominado Transformação, que autorizava o poder público a dá gratuidade a classe universitária.

O projeto já está parado a 7 meses, ou seja, não houve mais o repasse do investimento que girava em torno de 50 mil reais mensais e os universitários hoje estão reivindicando para que a verba possa ser restabelecida, só que dessa vez, o valor deve ser repassado diretamente para a entidade, o que gerará mais autonomia.

Veja mais assuntos relacionados a este tema acessando o link: Universitário apodienses.

Um comentário:

  1. Excelente matéria amigo jair gomes, queremos um diálogo com o senhor prefeito que tanto discutia com a sociedade apodiense, hoje nós universitários sofremos com falta de transporte para se deslocar para as universidades, fiquemos feliz em 2012 quando então prefeito foi eleito, acreditávamos que ele pudesse ter essa capacidade de nos representar, hoje queremos apenas uma audiência pública, que era o correto desde do ano passado, universitários, prefeito, representantes dos universitários esperávamos uma solução, solução essa que não teve e diálogo que é bom nada, aqui convidamos alunos do ensino médio e toda a classe estudantil e universitários para juntos segunda fazer a maior manifestação que Apodi já viu, merecemos respeito, convidamos a todos, queremos uma resposta, pois não dar mais para aguentar tanta desculpas e falta de responsabilidade dessa situação pelo senhor prefeito,queremos uma solução, objetiva e rápida...

    ResponderExcluir