logo

terça-feira, 12 de maio de 2015

[cotidiano] Queda de ponte rompe adutora e prejudica 1 milhão de sergipanos

A queda de uma ponte e o consequente rompimento de duas adutoras prejudicou o fornecimento de água a cerca de 1 milhão de moradores da região metropolitana de Aracaju. Segundo a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o sistema está operando com apenas 30% da oferta habitual. Captado de três mananciais (Ibura, Pochin e Cabrita), o volume disponível será redistribuído da zona sul da capital para toda a Grande Aracaju – exigindo a adoção do rodízio.

Devido à falta d´água, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) decidiu suspender as aulas em 119 escolas estaduais. A medida atinge todos os estabelecimentos de ensino estaduais de Aracaju (85), Barra dos Coqueiros (3) e Nossa Senhora do Socorro (25). Em São Cristóvão, as aulas serão suspensas nas seis escolas estaduais dos bairros Rosa Elze e Conjunto Eduardo Gomes. A medida entra em vigor hoje (12). As aulas só serão retomadas depois que o fornecimento d´água for restabelecido. Postos de saúde e hospitais das quatro cidades estão sendo abastecidos por carros-pipas.

A ponte sobre o Rio Continguiba que caiu no começo da tarde do último sábado (9) fica na cidade de Laranjeiras, na Grande Aracaju. Como liga as cidades de Laranjeiras e Maruim na rodovia federal BR-101, está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). Ao desabar, a estrutura rompeu a tubulação de água das duas adutoras da Deso, causando a interrupção do fornecimento de 70% do abastecimento de água da Grande Aracaju.

Obras emergenciais para a construção de uma nova adutora foram iniciadas na noite de sábado (9). A previsão da Deso é que os trabalhos sejam concluídos até sexta-feira (15). Depois dissoserão necessários de um a dois dias para normalizar o fornecimento.

Durante reunião emergencial feita na manhã de domingo (10), o vice-governador, Belivaldo Chagas, afirmou que o Exército já tinha sido contatado e está à disposição para colaborar na reconstrução das adutoras.

"Se houver necessidade de mobilizar maquinário e pessoal do Exército, que está trabalhando naquela região, eles já se colocaram à disposição também. Todos estão a postos para que a gente diminua o sofrimento no decorrer desta semana", afirmou o vice-governador, segundo a assessoria do governo estadual.

Uma operação com carros-pipas está sendo planejada para atender, primeira e emergencialmente, os hospitais, postos de saúde municipais e estaduais e estrutura judiciária. Posteriormente, os veículos serão destinados para a população de localidades mais prejudicadas pela falta de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário