logo

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

[cotidiano] Bill Gates bebe água de máquina que transforma fezes em líquido potável

Nos últimos anos, o cofundador da Microsoft Bill Gates tem buscado, por meio da fundação que leva o seu nome, incentivar o desenvolvimento de tecnologias que solucionem alguns dos problemas enfrentados pelos países mais pobres do mundo — entre eles, o acesso a água potável. Pois, a julgar por um vídeo publicado nesta segunda-feira na internet, essa meta pode está bem próxima de ser alcançada.

Disponibilizado no canal mantido por Bill Gates no YouTube, o vídeo mostra o filantropo testando uma engenhosa, e gigante, máquina batizada de Janicki Bioenergy Omniprocessor. Nas imagens é demonstrado como a criação consegue transformar dejetos humanos em água potável. Ao final, o próprio Bill Gates testa a engenhoca, bebendo um copo de água que até cinco minutos antes eram parte de fezes.

De acordo com os criadores da máquina, ela é capaz de criar 86 mil litros de água por dia, e 250 kw de eletricidade, a partir de dejetos de 100 mil pessoas.

Financiada pela fundação de Gates, o Omniprocessor será levado para Dakar, no Senegal, esse ano para um projeto piloto que oferecerá água potável para a população local.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário