logo

terça-feira, 2 de setembro de 2014

[saúde] Diretora da APAMI, Saúde Torres, concede entrevista ao Blog do Jair Gomes. Tema: Ambulâncias, salários atrasados e falta de médicos

A população de Apodi vem enfrentando grandes problemas com a saúde pública no município, fato que ocorre a anos e é mais evidente nos dias atuais. A maternidade, gerida pela Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância - APAMI, tendo como diretora a senhora Saúde Torres, concedeu entrevista ao blog do Jair Gomes sobre algumas reclamações. Atraso na compra das ambulâncias, salários atrasados, falta de médicos, são alguns dos tópicos.

Jair Gomes - Saúde, hoje já faz mais de 80 dias que a emenda para compra das ambulâncias foram liberadas, o dinheiro já está na conta da instituição e ainda não foram compradas. Qual seria o motivo, visto que você falou, em uma outra entrevista que tivemos, que até o final de julho elas já estariam em Apodi?

Saúde Torres - Jair, o motivo foi porque nós decidimos fazer a compra através de processo de licitação. Elaboramos todo o processo e ao chegar no final, descobrimos que a APAMI não podia fazer um processo licitatório, pois uma associação não pode comprar por licitação. Quando a gente descobriu isso, nesse mesmo período chegou o final da intervenção judicial. Fomos até o Ministério Público e Silvio Brito, promotor, disse que a gente deveria fazer uma reunião entre os associados para decidirmos a nova diretoria, deixamos tudo encarregado com a advogada, mas não foi realizado.

Jair Gomes - Quando ocorreu essa reunião?

Saúde Torres - No início de agosto. Após a reunião foi decidido que eu teria mais um mês como diretora da associação. E para comprar as ambulâncias, só conseguimos liberar a certidão para liberar o dinheiro, na Caixa, nesta última sexta e por isso não conseguimos efetuar a compra. Mas fui a Natal e falei com a secretaria responsável a qual revelou que nós teremos até o dia 31 de dezembro para adquirir os veículos.

Jair Gomes - Nesse caso, qual seria o precedimento correto para se comprar essas ambulâncias?

Saúde Torres - Nesse caso quem vai me dizer o procedimento é a secretaria, porque eu desconheço, desconheço em termo, pois tudo tem que ser feito dentro da lei, legalizado. Como para um processo licitatório a ele diz que quem pode licitar uma coisa é um membro efetivo, um conveniado e nós não temos.

Jair Gomes - Não tem?

Saúde Torres - Não, pois aqui não tem concurso público, licitação é para setor público, aqui não é público, aqui é uma filantropia, uma associação. Senão a gente já tinha comprado. Recebemos as propostas da FIAT, mas não conseguimos. Só que agora descobrimos, através do assessor de Kelps, que existe a carta convite e agora iremos ver essa questão.

Jair Gomes - Saúde, sobre essa questão da compra das ambulâncias, visto a emenda ter partido do deputado Kelps Lima, adversário político do prefeito de Apodi e como a APAMI é sustentada pela prefeitura e como você foi indicada pelo prefeito Flaviano, justifica dizer que todo essa demora no processo poderia ser por questões políticas?

Saúde Torres - Não. Realmente eu fui indicada pelo prefeito Flaviano, mas desde o primeiro dia que trabalho aqui até hoje eu procurei fazer um trabalho democrático, justo e isso eu digo sem medo. Aqui não entrou política. Nunca, nunca e nunca o prefeito Flaviano me disse uma palavra sobre essas ambulâncias... Eu desconheço um cidadão apodiense que veio aqui procurar saber como está a APAMI. Trabalhei aqui sozinha e se eu errei ou acertei foi por meus méritos e tive autonomia da prefeitura para trabalhar da minha maneira e se o salário dos funcionários, hoje, está atrasado, foi porque não ainda não recebi o dinheiro do convênio.

Jair Gomes - Então no atraso no repasse da prefeitura é efeito do atraso da certidão entregue pela APAMI?

Saúde Torres - Sim.

Jair Gomes - Por quanto tempo você ainda estará como diretora da APAMI?

Saúde Torres - Ficarei até dia 30 de setembro.

Jair Gomes - Porque vocês atrasaram a entregar essa certidão?

Saúde Torres - Porque demorei a receber a decisão judicial para prorrogar o prazo para que eu continuasse diretora.

Jair Gomes - Quando sairá o pagamento dos funcionários?

Saúde Torres - Hoje

Jair Gomes - A APAMI esta com atraso salarial de dois meses?

Saúde Torres - Não.... É, sim, tá com dois meses.

Jair Gomes - Saúde, diariamente a gente recebe denuncias e informações da falta de médico e que os médicos não estariam vindo por atraso salarial. Registramos ainda que na sexta o médico escalado para o Plantão, Dr Francisco, não veio. O que estaria ocorrendo?

Saúde Torres - Não existe esse atraso salarial, mas eles recebem o dinheiro do SUS e o SUS ainda não enviou, mas nós já pagamos o mês de junho... Falta apenas Julho e agosto e não tem como eu pagar, só quando o SUS enviar o dinheiro e o SUS trabalha dois meses atrasado.

Jair Gomes - Saúde, alguns comentários nas redes sociais relataram que Dr Cristiane estaria proibida de fazer parto, isso é verdade?

Saúde Torres - Não.

Jair Gomes - Você falou que nenhum grupo político entrou aqui, a prefeitura já usou, diversas vezes, a maternidade como bandeira de propaganda sobre as melhorias implantas aqui, isso não seria uma maneira de implantar política na instituição?

Saúde Torres - Qualquer, grupo político faria o mesmo que ele está fazendo. Porque se a prefeitura tirar o 75 mil reais que doa a APAMI, a maternidade fecha, então eles tem todo o direito de divulgar as melhorias que foram feitas aqui... Aqui não houve uma perseguição a ninguém, desafio qualquer um me a me desmentir ... Trabalhei aqui sozinha... Hoje estou deixando a maternidade de cabeça erguida.

Jair Gomes - Então existe um espaço para que a prefeitura faça campanha sobre a maternidade?

Saúde Torres - Não, mas eles tem direito.

Jair Gomes - Suas considerações finais!

Saúde Torres - Peço a toda a sociedade apodiense que ajude a maternidade, a gente está aberto a receber doações de qualquer lugar. Não é fácil trabalhar aqui.

Ainda sobre a maternidade, registramos que o blogueiro Wesklei Albuquerque, relatou em sua página da internet, que conversou com Dr Cristiane a qual teria dito que a situação no local é precária e que falta iluminação, lençóis, fios para fazer os pontos, soro entre outros. Indignado, pelo fato de sua esposa estar preste a dá a luz a um bebê, ele chama o prefeito de mentiroso e ditador pelo fato de realizar campanhas publicitárias mentirosas e de se impor como um "rei" em seu governo.

Wesklei ainda afirma que a maternidade não tem condições de prestar o serviço de atendimento a população no tocante a realização de partos e que os médicos estariam faltando ao serviço pelo atraso no pagamento salarial. "Prefeito de Apodi não paga a médicos e escala da maternidade é uma fraude!" diz ele.

Segundo Simone Zanotello, advogada e consultora jurídica na área de licitações, a compra de veículo por uma associação só poderia ser realizada pelo método tomada de preço e não por carta convite, como relatou Saúde, pois o valor para se adquirir um produto ou serviço na modalidade carta convite é de até 80 mil reais, enquanto tomada de preço vai até 650 mil reais.

A entrevista aconteceu na tarde desta segunda na maternidade de Apodi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário