logo

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

[saúde] Membro da diretoria da APAMI deixa cargo e acusa prefeito de usar cargo como cabide político

O blog do jairgomes.com trás mais uma notícia de interesse público. Desta vez sobre a renúncia de membros da diretoria da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Apodi - APAMI.

O caso vem a tona após o senhor Rosivan Duarte Marinho procurar a nossa equipe e conceder algumas declarações a respeito da instituição.

"A juiza declarou que fosse feito uma eleição, foi feito uma eleição por parte dos associados anteriores e não foi aceito por parte da juíza... Então ela determinou que fosse aberta para que novos associados integrassem a entidade, após isso, a eleição foi realizada e nós chegamos a diretoria e eu fiquei como primeiro tesoureiro... A gente chegou na APAMI e tem muitas dívidas, muitos problemas pra se resolver lá dentro. É um trabalho voluntário e a primeira decisão que a gente tomou foi de colocar uma funcionária que estava dando trabalho pra fora. Essa funcionária já tinha dado trabalho em outros lugares e a prefeitura foi quem indicou. Ela funciona como cabide político. Após decidirmos colocar ela pra fora o prefeito ligou para o presidente e para o vice e disse que ou a gente colocava ela de volta ou ele suspendia todos os repasses que é destinado a APAMI. Então o presidente, Adailton Torres, decidiu acatar a ameaça do prefeito e colocar a funcionária de volta. Isso foi um desrespeito a toda diretoria e os recurso é público ele não pode deixar de passar essa verba. Hoje a APAMI sobrevive dos repasses da prefeitura e da produtividade que é dos médicos. Então não concordando com essa decisão política, onde ali é uma associação, Geraldo Menezes, vice presidente, e eu, Rosivan Duarte, renunciamos o cargo... A pessoa que foi colocada pela prefeitura nem carteira assinada tem. E lá o prefeito também ameaçou a questão que a diretoria estava a menos de um mês e não tinha feito as reformas, ou seja ter colocado quem é oposição pra fora."

Jair Gomes: Isso foi questionamento do prefeito?

Rosivan Duarte: Sim. Questionamento do prefeito. E agora por último ele ameaçou dizendo que ou a diretoria consultava ele em todas as situações tomadas na APAMI ou ele não passava mais o repasse.

Jair Gomes: Essa foi uma decisão foi tomada pela diretoria?

Rosivan Duarte: A decisão de colocar a pessoa pra fora foi decisão da própria diretoria, sendo o presidente, o vice, diretor financeiro e segundo diretor financeiro. Estávamos lá e decidimos juntos. Tem funcionário lá que não é necessário. E nessa gestão, já com a diretora Saúde Paiva no comando, foi colocada cerca de umas 10 ou 15 pessoas, indicadas pelo prefeito e inchou a folha gerando outro problema.

Jair Gomes: Então você está dizendo que a APAMI hoje existe uma sobrecarga no número de funcionários por pura questão política, mesmo sendo desnecessário? 

Rosivan Duarte: Por pura questão política sim. Eu acho que o caminho não é esse, se o funcionário está trabalhando ele deve ficar, mas existe questões lá que foi o prefeito que colocou pra lá e fica dando trabalho... Uma sobrinha de Pedro Junior foi colocada lá e ficou botando boneco e ela disse 'foi titio que me botou aqui' e hoje está de licença maternidade... E eu tenho certeza que a juíza não sabe dessa atitude, porque se ela souber ela não vai permitir que isso aconteça lá... Só que eles convidaram duas pessoas de respeito como Geraldo e eu e que não aceita esse tipo de atitude, por isso agente esta deixando a diretoria... A APAMI hoje tem grandes problemas para se resolver, atrasos e dívidas do INSS com mais e 170 mil reais. Atraso com fornecedores a mais de 90 dias entre várias outras situações que está em débito...

Jair Gomes: Esse débito com o INSS é referente a quais gestões?

Rosivan Duarte: Esse débito vem se acarretando a algum tempo já. Então é questão de omissão dos sócios anteriores a submissão as administrações anteriores.

Jair Gomes: Rosivan, a prefeitura publicou um extrato de contrato em que a diretora da APAMI, Saúde Torres, recebeu o repasse de cerca de 5.200,00 reais por mês durantes dois meses e a metade desse valor em mais 15 dias. Você tem conhecimento disso?

Rosivan Duarte: Não. O que eu sei é que ela ganhava cerca de 4 mil reais, isso é a informação que ela me falava, mais sobre essa questão eu não gostaria de opinar.

Jair Gomes: Rosivan, diante os vários problemas presentes na APAMI, a questão política seria o pior problema?

Rosivan Duarte: A questão política sim, pois o prefeito não deveria agir assim, ao ponto de ameaçar a entidade com a possibilidade de não repassar o recurso por que a diretoria demitiu uma funcionária que ele quer que permaneça. Se o dinheiro fosse do bolso dele tudo bem, mas o dinheiro é público.

Após ouvirmos atentamente o senhor Rosivan tentamos contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, Iêda Silva, para saber mais sobre o assunto e a mesma não chegou a responder uma outra pergunta anterior, não havendo continuidade na conversa. Tentamos contato com o Chefe de Gabinete, Pedro Junior e o mesmo disse que estava passando por um problema de saúde, mas que desconhecia o momento atual e que até o momento não conhecia nenhum problema na relação de parceria entre a PMA e a APAMI.

Não foi possível ouvir o prefeito.

Documento que prova o pedido da saída de Rosivan da diretoria da APAMI:


11 comentários:

  1. Parabens Rosivan. O apodi e de todos. Vc mostrou grndeza de espirito e nao cedeu a postura de perseguicoes.

    ResponderExcluir
  2. que gestão mais chibata é essa da NOVA ENGANAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Nenem quer chupeta quer kkkkkkkk chupa que é do uva... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. ESSE PREFEITO PRA AJUDAR ALGUEM ELE NAO TEM PALAVRA NAO,AGORA PRA PREJUDICAR AI ELE TEM palavra MAIS O POVO TAR VENDO QUEM ELE E REALMENTE E QUEM BOTA TIRA E O POVO TAR VENDO

    ResponderExcluir
  5. Esse cara é polemico onde ele estar tem confusão

    ResponderExcluir
  6. Em Apodi tem cada um querendo aparecer, esse Rosivan Duarte quem não lembra dele nas administração de dr. Pinheiro

    ResponderExcluir
  7. Esta direção foi indicada pelo Prefeito.

    ResponderExcluir
  8. Vergonha para a Justiça de Apodi.

    ResponderExcluir
  9. Vergonha e o passado da martenidade

    ResponderExcluir
  10. Mais um ato da incompetência, da improbidade, da pessoalidade, da ineficiência.... Parabéns apodi.

    É fumo

    ResponderExcluir
  11. Republique amigo Jair sobre a APAMI

    ResponderExcluir