logo

quarta-feira, 2 de julho de 2014

[economia] Consumo da carne de jumento volta a ser destaque na imprensa nacional


A cidade de Apodi, no Rio Grande do Norte, volta a ter destaque nacional, devido a polêmica causada pelo consumo da carne do jumento.

Uma matéria foi publicada no jornal O Globo e no programa Bom Dia Brasil da Rede Globo de hoje. Na Câmara está em discussão, por um deputado paulista, um projeto que prevê a proibição do abate de cavalos, mulas e jumentos, em qualquer lugar do Brasil.

A iniciativa partiu do promotor Sílvio Brito, que promoveu em março dois almoços um em Apodi e outro em Mossoró, para mostrar que a carne do jumento pode ser consumido por humanos e reuniu autoridades e também membros da imprensa para demonstrar.

A iniciativa surgiu porque os jumentos que antes era utilizados para levar cargas pesadas atualmente são subutilizados, por conta dos meios de transporte modernos. Daí, se acumulam nas rodovias e causam acidentes.

Só em 2013, a Polícia Rodoviária Federal do estado aprendeu 1.357 animais de grande porte e, neste ano, o número passa de 600. A maioria deles foi levada para uma associação criada em Apodi, destinada para isso, mas a grande quantidade dificulta o proprietário do local, conhecido como ‘Jesus’, nesta manutenção.

A iniciativa do promotor incomodou ambientalistas, advogados e políticos. Para a OAB do RN, que estará presente na audiência da capital federal, o problema mais grave é a forma como são realizados os abates. A presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RN, Marise Costa, defende a adoção dos animais para a prática de terapia ocupacional com crianças e adultos com problemas motores.

A proposta agora segue na Câmara Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário