logo

terça-feira, 18 de março de 2014

[economia] Felipe Guerra possui mais de 90 cavernas no município, um ótimo ponto turístico do RN

















A cidade de Felipe Guerra no Oeste potiguar possui grande potenciais turísticos em seu interior. Neste final de semana estivemos visitando a região e constatamos algumas das cerca de 90 cavernas. Na oportunidade fomos ao Lajedo do Rosário.

Ainda em fase de pesquisas por especialista em geologia, o Lajedo do Rosário tem atraído desde o ano de 1995, universitários das áreas de geologia, turismo, mineração, fotógrafos e personalidades do meio artístico nacional, além de que desde o ano de 1996 essas atenções têm se voltados para trabalhos de pesquisas e contemplação das formações rochosas da pequena cidade de pouco mais de 5.700 habitantes.

De acordo com o blogueiro Salomão Medeiros, entre as descobertas, a cidade de Felipe Guerra possui a maior caverna do estado do Rio Grande do Norte, caverna do Trapiá que tem um abismo de 18 metros de altura em sua entrada medindo 2.330 metros de cumprimentos.

Já a caverna do Crote, há existência de uma oiticica centenária coberta de centenas de raízes e um enorme Crote, formando uma belíssima imagem de um dos mais belos cartões postais criados no sertão árido do Nordeste.

As imagens apresentadas nas cavernas revelam que as formações rochosas já possuem a centenas de anos. O lajedo do Rosário possui a mesma formação rochosa apresentada no Lajedo da Soledade em Apodi, mais o acesso ainda não é conveniente.

As trilhas que dão acesso as cavernas não favorecem aos turistas um percurso conveniente o que acaba causando visitas não tão abundantes quanto seriam possíveis. Outro ponto importante é a divulgação deste fantástico ambiente no meio nacional e internacional, fato que poderia ser expandido.


Ainda durante a visita estivemos com o blogueiro Salomão Medeiros em um dos únicos castelo do Rio Grande do Norte a qual já foi construído a cerca de 10 anos e estar fechado. Segundo Salomão este espaço poderia ser um ótimo lugar para ser usado como a Secretaria de Turismo do município.

O castelo possui 5 quartos, 2 suítes, 3 banheiros, uma cozinha e duas salas além de uma área de sol. O lugar é belíssimo e fica na divisa da cidade Alta com a cidade Baixa.

2 comentários: