logo

sábado, 10 de agosto de 2013

[economia] Um dos grandes pensamentos para a solução do crescimento de Apodi explanada por José de Arimatéia

José de Arimatéia Bandeira diz:

"Força política Apodi sempre teve e de sobra, agora vontade política é outra coisa. Não sou contra a luta pela UERN, só acho que é uma tremenda perda de tempo. Brigamos por uma UFERSA que caiu aqui pertinho em Caraúbas, ai jogaram um núcleo da UERN com dois cursos que funcionaram precariamente numa escola municipal.

No meu humilde ponto de vista de futuro Administrador de Empresa, a saída para todos os problemas de Apodi está no campo, na agricultura. Precisamos fortalecer nossa agricultura e transformar a nossa chapada num celeiro de alimentos, precisamos gerar riquezas para que num futuro bem próximo possamos instalar empresas de vários segmentos em nossa cidade.

Viajando a poucos dias pelo interior paulista tive o prazer de sobrevoar a região de Ribeirão Preto e de lá pude observar a quantidade de perímetros irrigados que há naquela região. Inúmeras plantações de café, laranja e cana de açúcar. E através deste fortalecimento agrícola Ribeirão Preto junto com a cidade de Luiz Eduardo Magalhães na Bahia são as duas cidades que mais cresce no país através do fortalecimento das atividades agrícolas. O exemplo que temos é bem visível através da Coapapi que é uma das principais cooperativas do nosso estado e que traz benefício para Apodi e seu povo.

Fortalecendo a agricultura o homem do campo passará a ter mais dinheiro e contratará mão de obra, essa mão de obra ganhará seu salário e terá necessidades de comprar alimentos, roupas, diversão, e assim, dessa forma surgirão mas lojas, mas empregos, e com uma renda forte vendendo alimentos para todo teremos força política para trazer não só a UERN, como também a UFERSA, UFRN e também faculdades particulares que aqui virão buscar nos apodienses a fatura que a agricultura poderá proporcionar a nosso povo.

Se deu certo com Ribeirão em São Paulo, com Luiz Eduardo na Bahia e várias cidade brasileira, a saída está na agricultura de nossa terra. Chega de comprar frutas e verduras de outras regiões, vamos fortalecer nossa agricultura e no máximo 10 anos nossa terra será outra. Chega de ver nosso filhos ir em busca de sustento e dinheiro em outras terras, Apodi tem potencial para se transformar num celeiro gordo de fartura, grande o bastante para alimentar a população não só de nosso estado, mas de todo nordeste, pois temos as melhores terras férteis do mundo para irrigação. Não podemos deixar esse gigante adormecido por mais tempo. Agricultura é a chave para o crescimento de nossa cidade."

Nota: Concordo plenamente com a sua opinião Arimatéia essa é a tese que teremos que defender como sempre disse. "Tomemos como base a cidade de LEM na Bahia."

7 comentários:

  1. Diante tamanha estupidez e inconcebível concepção da realidade Apodiense, só me resta lamentar por tacanha e insubsistente manifestação.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Marcos Pinto:
    Vamos ter humildade.
    Por obséquio especial, Traduza tudo isto, para o nosso Português - Apodiense ou Coloquial.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quiz dizer que não temos condições de ter uma uern, agora se a opinião se refere ao texto, ele está errado.

      Excluir
  3. O amigo José de Arimatéia deve estar de brincadeira em dizer que lutar pela UERN é tremenda perca de tempo. Não é porque o grupinho político que ele sempre defendeu e que praticamente não fez nada pela instalação de campus universitário em nossa cidade, que deveremos ficar de braços cruzados daqui para diante sem lutar pelo o direito da nossa cidade. Nada disso colega, a luta tem que continuar! Para crescer como Ribeirão Preto e com Luiz Eduardo Magalhães no campo e na agricultura também precisamos de técnicos de pessoas formadas e preparadas para estas atividades, com isso essas pessoas precisam de universidades e de centros técnicos, não tem como achar que a luta para se conseguir a UERN que capacitará e formará os nossos jovens é perca de tempo. O colega Arimatéia tem que pensar um pouco mais antes de achar que tem a solução para o crescimento da nossa cidade! O seu ponto é viável sim, mas a solução que nos tirará do atraso a que nos colocaram durante décadas não se resume a isto e nada adiantará se não se investir em educação.

    ResponderExcluir
  4. VERDADE, A COOPAPI E O STTR DE APODI SÓ SABEM GASTAR O DINHEIRO DOS SÓCIOS COM VIAGENS E RESTAURANTES CAROS, AS DUAS ORGANIZAÇÕES TÃO QUEBRADAS...APAREÇA LÁ NA CHURRASCARIA DE HUMBERTO QUE VOCE VAI VER AS DIRETORIAS COMENDO DO BOM E DO MELHOR AS CUSTAS DOS ASSOCIADOS.

    ResponderExcluir
  5. E MAIS, SENHOR ARY BANDEIRA, O CRESCIMENTO DA AGRICULTURA PODE DAR CERTO EM QUALQUER CIDADE QUE TENHA VOCAÇÃO PARA TAL ,MENOS EM APODI, COM ESSA CLASSE POLÍTICA DESUNIDA QUE NÓS TEMOS. CLASSE POLÍTICA ESSA QUE NÃO TEM CAPACIDADE DE SE UNIR PARA TRAZER UM CAMPUS DE UM UNIVERSIDADE.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo pelo que eu sei nem o STTR nem a COOPAPI estão quebrados não. Sou agricultor e fui acessar a DAP na EMATER e um tecnico de lá me disse que a EMATER de Apodi só está funcionando por que o STTR está pagando a internet, fornecendo folhas e as vezes manda até encher o tonner.
    Pelo visto caro anônimo seu comentário é só dor de cotovelo, se quiser se identificar e dizer onde mora eu posso até lhe pagar uns almoços lá no Barriga Cheia, seu problema é fome, é?
    A COOPAPI e STTR são as duas instituição dos movimentos que atuam com eficiência, as únicas instituições que eu vejo quebrada em Apodi é o SINTRAPMA de Bosco, a COOAFAP de Dedé de Zé Bedeu e a CrediOeste Sol de Ruberlandio que andaram junta com a gestão passada e se lascaram.
    Pelo visto vc não conhece nada de movimento em Apodi caro anonimo.
    Tá com fome? pago seu almoço no Barriga Cheia!
    (por favor publicar amigo Jair Gomes - sei da sua integridade grande homem)

    ResponderExcluir