logo

quarta-feira, 10 de abril de 2013

[politica] Vereadores se reuniram com funcionários municipais para discutirem a previdência própria


Grande representatividade dos funcionários
Ontem, 09, a câmara de vereadores do Apodi, se reuniu com uma grande representação do funcionalismo municipal. O objetivo máximo da reunião foi a discussão do projeto de lei enviado a câmara de vereadores, por parte da gestão municipal, para a criação de uma previdência própria para os servidores públicos municipais.

Mesa coordenadora do debate
Tramita na câmara de vereadores, um projeto de lei enviado pelo poder executivo desse munícipio, cuja intensão é criar uma previdência própria para os professores e servidores municipais. Os funcionários desse município sempre contribuíram com a previdência social. Porém, o tal do fator previdência faz o salario dos servidores despencar quase pela metade quando os mesmo atingem a idade de se aposentar.

Para evitar perder grande parte dos salários, os servidores municipais, em especial professores estendem por mais tempo sua saída da vida ativa. É objetivo de poder público municipal do Apodi, criar condições para uma providencia própria, com regras mais humanas, afim de que o funcionalismo se aposente praticamente com seu salário integral.

Representação dos vereadores
A intensão me parece muito boa por parte do poder público. É terrível desde muito tempo, a situação de mais de 100 professores que já passaram em muito da idade de se aposentar e não o fizeram em virtude do famigerado fator previdenciário que destróis seus salários. Pagando uma providencia própria, a situação poderia mudar bastante com o funcionário se aposentado com o salario integral. Com a aposentadoria de muitos, se abriria oportunidade de um concurso público para preenchimento das vagas e dessa forma, se poderia oferecer um serviço de melhor qualidade com, por exemplo, professores e funcionários com sangue novo no quadro.

No entanto o grande porem nisso tudo, até onde entendo: o poder executivo enviou o projeto a câmara sem uma discussão mais aprofundado com os maiores interessados no assunto: ‘Os funcionários públicos municipais do Apodi’.

Presidente do SINTRAPAM, joão bosco
Bom, parece que antes de votar, os vereadores fizeram a coisa certa. Discutiram o assunto com os funcionários. O presidente vitalício do SINTRAPMA, João Bosco, durante sua explanação colocava justamente o exposto acima para os vereadores: A necessidade de analisar prós e contras do projeto com a categoria e saber da mesma se realmente é isso que se quer.  E quer saber? Tirando sua imparcialidade politica, até que lhe dou razão.

Aliás, vemos o executivo desse município com muita vontade de acerta. A ideia da previdência própria, na minha singela opinião seria uma saída interessante. Se um dos grandes problemas de muitos funcionários que já passaram da idade de se aposentar e continuam da ativa sem condições de prestar o  serviço como devem para o serviço público, em virtude do peso da idade avançada, eis uma oportunidade para se resolver essa situação.

Agora, era necessário antes de ter enviado o projeto a câmara, o poder público municipal ter discutido o assunto em por menores com os funcionários. Afinal, decidir com o coletivo sempre foi uma das metas desses atuais gestores que estão no poder. 

Fonte: blog do toinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário