Na quinta feira (04) da semana passada integrantes dos movimentos campesino do estado do Rio Grande do Norte e do país estiveram em uma extensa agenda em Brasília/DF.
Na oportunidade o presidente do STTR, Edílson Neto e a Vice-Presidente do STTR, Antonia de Lima ou Kika como é mais conhecida, estiveram fazendo parte da comitiva, onde discutiram o projeto de irrigação da Chapada do Apodi/RN colocando as dificuldades vivenciadas pelas famílias da chapada perante ao que vem sendo proposto pelo DNOCS.
O movimento camponês foi atendido pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário – Pepe Vargas por volta das 14h00min. Já o atendimento no Gabinete do Secretário Geral da Presidência da República – Gilberto Carvalho se deu por volta das 17h00min.
O estudioso da UFRN professor João Abner esteve também acompanhando a comitiva e apresentou o Projeto Alternativo que viabiliza a utilização das águas da Barragem de Santa Cruz para o fortalecimento da Agricultura Familiar de Apodi e região.
Secretário Geral - Gilberto Carvalho |
Foi entregue o Dossiê denuncia que aponta erros técnicos gravíssimos do Projeto que está sendo proposto pelo DNOCS, em meio a tantos destaca-se aincapacidade hídrica da Barragem de Santa Cruz, a não citação no RIMA na presença de comunidades e pessoas que estão morando na área onde está sendo desapropriada, a falta de uma política de "re-manejo" das famílias desapropriadas para outras localidades.
Os ministros se prontificaram em dialogar e transmitir as informações repassadas pelos campesinos a presidente da república Dilma.
Ambas audiências foram acompanhadas de representantes do STTR de Apodi/RN, CUT/RN, ASA-Potiguar, CPT, FETARN, MMM, MST e UFRN-Professor João Abner.
Abaixo mais fotos das reuniões:
Por: Agnaldo Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário