A Palestra “Sou Vencedor Não Uso Drogas" ocorreu nesta ontem, 18 de Abril de 2013 e trouxe muitos esclarecimentos a população itauense. A Palestra aconteceu na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro e contou com a participação dos Professores e Alunos da escola e também da população que compareceu e saiu com muitos esclarecimentos a cerca do malefício que as drogas trazem á vida das pessoas.
O Palestrante foi o soldado da Polícia Militar de Apodi/RN: Jackson França que mostrou a todos inúmeros relatos de usuários que utilizam drogas e que hoje estão dominados por ela, sem perspectiva de viver dignamente perante a sociedade. Jackson França frisou os malefícios que as drogas acarretam não só ao usuário, mas também a sua família que é afetada. O mesmo mostrou parte de sua caminhada ao longo de passagens pessoais de sua vida em que conviveu com o uso de drogas licitas (Bebida Alcoólica) por um familiar e mesmo assim persistindo através dos estudos realizou seu sonho que era ser policial militar.
A partir do esporte conseguiu uma bolsa de estudos e começou a trilhar seu próprio caminho pautado na educação e conseguindo vencer os obstáculos que a vida lhes mostrava. Mostrou quais os tipos de drogas – Licitas e Ilícitas.
. Droga Licita – São aquelas em a venda é permitida pelo governo como Bebidas Alcoólicas, Cigarros entre outras.
. Droga Ilícita - São aquelas em a venda não são permitidas a população como a Maconha, Cocaína, Crack entre outras.
Na palestra uma frase marcante aos ouvidos de todos foi “O Álcool é a porta de entrada para o uso de outras drogas” deixando a todos um pensamento de reflexão. A Escola que permite em seu seio o aluno fazer uso durante suas festividades alusivas (São João, entre outras comemorações) está também o levando-o para o uso de outras drogas muitas vezes ilícitas.
A palestra mostra e tenta conscientizar os jovens que o caminho a ser trilhado é o da Educação, o do Esporte buscando um melhor caminho a ser percorrido em suas vidas e dignifiquem a sua vivência em sociedade.
O Advogado Dr. Ravardierison Noronha abordou o lado da legislação brasileira, onde a mesma trata o usuário desde a ótica da advertência ao usuário em primeiro caso até a reclusão em regime fechado para aquele (a) considerado (a) traficante.
Foi uma palestra muito proveitosa a toda comunidade e que deixa a todos abismados com os efeitos da droga na sociedade em que vivemos.
Ainda durante a palestra em que a droga está ganhando dimensões alarmantes nos municípios o Sargento Xavier responsável pela delegacia de Itaú/RN nos relatou que em pouco mais de 1 ano de sua presença no município já foram apreendida cerca de 200 Pedras de Crack e Maconha mostrando que em nosso município a droga também está presente e que é preciso combater esse mal denunciando, cobrando de nossas autoridades competentes políticas públicas de qualidade.
Vejam as Fotos
População Presente |
Sec. da Mulher e Igualdade Racial de Itaú/RN: Francisca das Chagas (Preta) |
Fonte: http://professormarciomelo.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário