logo

terça-feira, 6 de março de 2018

[economia] Dólar amplia queda após votos do STJ contra habeas corpus de Lula

A queda do dólar sobre o real nesta terça-feira (6) ganhou força nesta tarde, depois que o pedido de habeas corpus em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu votos negativos no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo a Reuters, a baixa da moeda também era influenciada pelo exterior, com o alívio nas preocupações sobre eventual guerra comercial após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que adotaria tarifas sobre a importação de aço e alumínio.

Perto das 16h, a moeda norte-americana caía 1,1%, vendida a R$ 3,212.

"Com três votos ele perde o julgamento e provavelmente não poderá concorrer nas eleições de outubro", destacou à Reuters um gestor de uma corretora local ao explicar que o mercado o considera um candidato menos comprometido com o ajuste das contas públicas.

O ministro Jorge Mussi acompanhou o relator Félix Fischer e apresentou o segundo voto contra a concessão de um habeas corpus preventivo a Lula. Com isso, eles permitem a execução imediata da pena de prisão imposta ao petista depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação de primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP).

Existe a possibilidade de Lula ir preso tão logo o TRF-4 julgue recursos, chamados tecnicamente de embargos de declaração, apresentados pela defesa de Lula contra a confirmação da sentença. Os advogados de Lula pedem que o STJ impeça a prisão.

No total, cinco ministros da 5ª Turma do STJ julgam o pedido de habeas corpus preventivo. A defesa de Lula quer a medida para que só haja uma detenção após o trânsito em julgado, ou seja, o esgotamento de todos os recursos possíveis no Judiciário.

Um comentário:

  1. chora Lula que a sua hora esta chegando cadeia nele Moro sem direito a sol da uma surra e depois da um banho com sal grosso

    ResponderExcluir