logo

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

[economia] Projeto estimula cultivo de uvas na Chapada do Apodi

Estudos feitos pela Ufersa comprovam potencial para cultivo de uvas e outras frutas no sistema de irrigação (Foto: Divulgação/Agência Sebrae)
A Chapada do Apodi, região potiguar que faz divisa com o Ceará, é conhecida por responder por mais da metade da produção de melão do país. Agora, um projeto do Sebrae estimula os produtores rurais a apostarem no plantio de outras frutas, que também têm boa aceitação dos consumidores e uma diversidade de opções de comercialização no mercado. A extensa área plana, de solo fértil e com boa reserva de água e clima semiárido, faz do Apodi o cenário propício para o desenvolvimento da fruticultura irrigada. Por isso, a região está sendo vista como a nova fronteira agrícola para a produção de frutas frescas, inclusive espécies que estão muito associadas a climas temperados. É o caso da uva, que se tornou uma alternativa rentável e tem dado novas perspectivas de lucro aos agricultores potiguares.

“Acreditamos que é a diversificação de cultura é uma saída. A região de Apodi tem grandes possibilidades, pelo seu potencial, tradição e recursos hídricos, de se tornar um celeiro da fruticultura irrigada também”, explica o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Médio Oeste, Franco Marinho, que também é gestor do projeto de Fruticultura e Agroindústria da instituição. O projeto atende 800 fruticultores potiguares e estimula a implantação de unidades de processamento de polpas - já são dez unidades no Oeste e Médio Oeste. Agora, estimula o cultivo de frutas que têm alta demanda de mercado e preços estáveis, como é o caso da uva, maracujá e as frutas cítricas.
Fonte: G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário