logo

segunda-feira, 18 de julho de 2016

[saúde] Dentes sisos, quando retirá-los?

dentes 01
Você já deve ter ouvido falar nos “dentes do juízo”, eles são os últimos molares que nascem e costumam aparecer entre os 16 e 18 anos. Porém, não é raro que eles fiquem oclusos, ou seja, não apareçam na parte superior da gengiva.

Isso acontece pelo fato de todos os outros dentes já estarem alinhados e enraizados, o que não deixa espaço para que os sisos se posicionem, sendo necessária a retirada dos mesmos através de um procedimento cirúrgico, como explica a dentista da Hapvida Saúde, Roberta Leal: ” Os dentes do siso chegam tarde e tentam conquistar o seu espaço ao lado dos restantes dentes, mas nem sempre isso é possível, causando dor, desconforto e por vezes uma série de outros problemas que obrigam à sua extração – um procedimento chamado “exodontia”.Eles são extraídos por falta de espaço, erupção anormal, higiene oral insuficiente, alteração do alinhamento dos dentes e maxilares e pericoronarite”.

A extração é geralmente recomendada quando houver falta de espaço na gengiva para a erupção do dente do siso, ou quando esse está na posição horizontal, ou ainda em casos de dor forte ou quando há erupção parcial. É indicado ainda que o procedimento seja realizado antes dos 30 anos, pois após essa idade, o dente calcifica e é mais difícil retirá-lo. A exodontia só pode ser recomendada por um profissional e a identificação da oclusão acontece por meio de exames requisitados pelo dentista, como o de raio-x panorâmico.

Apesar de raro, algumas pessoas podem não precisar retirar os sisos, pois conseguem acomodá-los de maneira precisa e alinhada. Outros manifestam essa necessidade, por apresentarem quadro de inflamações ou crescimento horizontal deste tipo de dente, o que causam inchaço e dores intensas, comprometendo a posição de toda a arcada dentária e o processo de mastigação.

A cirurgia de extração, no geral, é simples e sem maiores complicações, ocorre no próprio consultório médico, através de anestesia local. O procedimento dura em média de uma a duas horas como afirma a especialista: “A anestesia dura em torno de quatro a cinco horas, edemas faciais na área onde o dente foi extraído são comuns. Para diminuir o inchaço, o ideal é que aplique nas primeiras 24 horas uma compressa gelada a cada 20 minutos, durante 10 minutos aproximadamente.”

A dentista lembra que as complicações são as mesmas de qualquer outra cirurgia, infecções, problemas com a anestesia e etc, mas também são raras. Para ela não existem contraindicações para a realização da cirurgia, exceto em casos onde o paciente já tenha outros problemas de saúde como diabetes, pressão alta, HIV e outros.

Apesar de os sisos serem mais complexos de removerem, por conta da localização, a extração ainda é a melhor opção para evitar maiores danos à saúde bucal. E devido ao avanço cada vez mais acelerado da tecnologia, o especialista consegue realizar o procedimento  de forma rápida e segura. O ideal é tirar todas as dúvida com o seu dentista durante as consultas, assim profissional e paciente escolherão juntos o melhor tratamento.
Fonte: Agora RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário