logo

segunda-feira, 1 de junho de 2015

[economia] Rio Grande do Norte concorre com 39 projetos no leilão de energia fotovoltaica

A Empresa de Pesquisa Energética – EPE credenciou 382 projetos de geração de energia fotovoltaica (solar) para o 1º Leilão de Energia de Reserva (LER) 2015, totalizando uma capacidade instalada de 12.528 Megawatts (MW). O Rio Grande do Norte concorrerá com 39 projetos que totalizam 1332,3 MWp. O Estado está em terceiro lugar, atrás da Bahia com 140 projetos e o Piauí com 61.

Os projetos passarão agora pela fase de habilitação, a fim de participar do leilão marcado para o dia 14 de agosto. “Mais uma vez o leilão de fotovoltaica surpreende pela grande quantidade de projetos inscritos, que totalizam uma capacidade instalada superior a de Belo Monte”, afirma o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, referindo-se à usina hidrelétrica de 11 mil MW que está sendo construída no Pará.

Para Tolmasquim, o grande número de projetos credenciados antecipa que o leilão será bastante competitivo, “o que é bom para os consumidores”, ressalta. O primeiro leilão de energia fotovoltaica do governo brasileiro, realizado em outubro do ano passado, foi considerado um grande sucesso ao fechar contratos com preço médio de R$ 215,12 o megawatt-hora (MWh). Ao todo foram contratados 890 MW de capacidade instalada de energia fotovoltaica em 2014. “O bom nível de insolação do Brasil permitiu que já no primeiro leilão esta fonte tivesse conseguido um dos mais baixos preços do mundo”, destaca Tolmasquim.
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário