logo

segunda-feira, 20 de abril de 2015

[cotidiano] Cheiro do suor pode transmitir felicidade, aponta pesquisa

Cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, acabaram de encontrar mais uma possível prova de que felicidade é contagiante. De acordo com um novo estudo publicado na revista “Psychological Science”, pessoas parecem ser capazes de transmitir energias boas pelo suor.

A pesquisa descobriu que mulheres apresentaram mais sinais de felicidade quando sentiram o cheiro do suor produzido por homens felizes do que quando por homens em um estado emocional neutro.

“Estar exposto ao suor produzido sob felicidade induz um simulacro da sensação em receptores, e induz a um contágio do estado emocional”, disse o autor do estudo Gün Semin, professor da instituição, em um comunicado. “Alguém que está feliz irá contaminar seus vizinhos com felicidade.”

Como aponta a equipe, a conclusão foi alcançada por algumas experiências incomuns. Pesquisadores mostraram clipes de filmes para um grupo de 12 homens que inspiravam medo ou felicidade. Para um grupo de controle foram mostradas cenas neutras.

Após triagem nas gravações, os estudos coletaram amostras de suor dos homens ao colocar almofadas em suas axilas. Em seguida, pediram para 36 mulheres cheirarem um frasco com o perfume das almofadas. Mediram, assim, a expressão facial resultante de cada amostra. Mulheres sorriram mais quando sentiram o cheiro do suor de homens felizes do que do suor produzido depois que os homens assistiram a um vídeo neutro.

Especialistas afirmaram, no entanto, que o estudo é pequeno e mais pesquisas são necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário