logo

quinta-feira, 11 de junho de 2015

[segurança] Agentes encontram novo túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz na manhã de hoje (11)

Imagens gravadas pelos agentes da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, mostram um novo túnel descoberto dentro da unidade. A escavação, segundo o diretor Eider Brito, foi encontrada na manhã desta quinta-feira (11) no piso de uma das celas do Pavilhão 1.

Na primeira parte do vídeo, é possível ver a entrada do túnel. Em seguida, as imagens mostram que os presos esconderam a areia em cima do telhado do pavilhão. "O túnel tem seis metros de profundidade, mas não extensão. Ou seja, os detentos cavaram para baixo, mas ainda não tinha começado a cavar para os lados", explicou.

Em dezembro do ano passado, uma caverna foi encontrada sob o piso do Pavilhão 1 de Alcaçuz. Eider Brito garante que esta galeria não existe mais. "Toda a caverna foi concretada. Este túnel que nós encontramos nesta quinta é uma nova abertura", ressaltou. Já no dia 27 de abril, também a partir das celas do Pavilhão 1, um túnel gigante foi descoberto. Na ocasião, o diretor chegou a comentar: "Cabem várias pessoas em pé no buraco, tem cerca de 8 metros de profundidade e 15 metros de extensão no sentido do paredão da unidade", disse Eider. No túnel havia iluminação, ventiladores e escadas. "Um negócio profissional", acrescentou.

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, na Grande Natal, e possui aproximadamente 1 mil apenados. "Somente no Pavilhão 1, são 260 internos", afirmou o diretor. Atualmente, em razão da superlotação, Alcaçuz está proibida de receber novos apenados.

Motins
A Penitenciária de Alcaçuz foi uma das mais afetadas pela onda de rebeliões que aconteceu no mês de março. A onda de motins no sistema pentienciário potiguar durou oito dias e atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. No mesmo período - de 11 a 18 de março - ônibus foram incendiados nas ruas de Natal. A suspeita é de que a ordem tenha partido de dentro dos presídios. O governo decretou situação de calamidade no sistema penitenciário e a Força Nacional foi enviada para reforçar a segurança nos presídios do estado.

Calamidade
No dia 17 de março, um dia antes do fim das rebeliões, o governo decretou situação de calamidade no sistema prisional do estado. A decisão permite que medidas de emergência sejam adotadas como forma de restabelecer a normalidade do sistema, incluindo a criação de uma força tarefa com poderes para autorizar a adotação e execução de medidas urgentes, como a construção, restauração das unidades parcialmente destruídas, reformas, adequações e ampliações com objetivo de criação de novas vagas.

Fonte: G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário