logo

sábado, 4 de abril de 2015

[política] Prefeito de Apodi é flagrado transportando peixe de forma irregular

Nesta última sexta feira, denominado de sexta feira santa, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, seu vice, José Maria da Silva e o vereador Chico de Marinete, foram flagrados transportando peixe de forma irregular na zona rural de Apodi.

De acordo com informações apresentadas pelo próprio prefeito o peixe foi adquirido de forma harmônica entre o governo estadual e federal com o objetivo de fazer políticas públicas. Contudo, mesmo que a intensão tenha sido boa aos olhos da sociedade, pelo fato dele ter se disponibilizado para fazer a entrega do peixe, a situação preocupa os órgãos ambientais e sanitários.

O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal diz que para transportar o pescado, é necessário que o condutor possua uma licença ambiental, que deve ser retirada nos órgãos ambientais antes da viagem. É ela quem torna legal a pesca e o transporte do peixe na quantidade permitida.

Foto: Facebook do prefeito


Nas fotos postadas na página social do próprio prefeito é possível visualizar que o transporte foi feito na carroceria da L200 da prefeitura sem o mínimo de higiene e também é possível observar que os próprios entregadores colocam os pés sobre os peixes, fato gravíssimo.

No Brasil, vários casos de transporte irregular de peixe já foram identificado, apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal ou Militar e multado.

Apesar da intensão em ajudar o próximo, seja ela através de políticas públicas, como afirmou o prefeito, é importante relevar que a exigência da higiene é indispensável para que não venha trazer doenças as pessoas consumidoras dos produtos, evitando problemas maiores. Pois se na ingestão for identificado alguma contaminação, pode comprometer a saúde dos beneficiados.

Doenças infecciosas – infecção alimentar:
Doenças produzidas pelo consumo de alimentos contaminados por agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias, parasitas. São exemplos a Salmonella Typhi, os demais sorovares, Streptococcus do grupo A, vírus da hepatite infecciosa, vírus entéricos humanos, Toxoplasma gondii, entre outros.

As infecções bacterianas podem desencadear sintomas que incluem a febre, que pode ser mais ou menos alta. Estes agentes, na luz intestinal, podem se multiplicar, lisar, esporular e produzir toxinas, aderir ou invadir a parede intestinal podendo alcançar órgãos ou sistemas.

13 comentários:

  1. Faça uma matéria sobre a ponte metálica e outra sobre a passagem molhada. Vai ai!

    ResponderExcluir
  2. isso é um povo muito mal assessorado sem noção dos fatos eita que esse povo ta levando flaviano para o burraco

    ResponderExcluir
  3. Quem tiver preocupado com o transporte dos peixes foi porque não ganhou peixe se tem ganhado tava tudo numa boa.

    ResponderExcluir
  4. A Nova Geração do desmantelo na desorganização

    ResponderExcluir
  5. Gente o povo desse tal de Apodi não merece o prefeito que tem, pronto falei.

    ResponderExcluir
  6. Sabe o que mais me revolta, é que, essas pessoas não fazem nada pra ajudar só atrapalham. Vão procurar uma lavagem de roupa deixem o prefeito trabalhar em paz.

    ResponderExcluir
  7. Vcs tem toda razão de falar dessa atitude do prefeito, não sei o que um prefeito vai fazer entregando peixe, deixe esse povo ruim sem peixe, aproveite o feriado passeando, que historia é essa de levar peixe pra esse povo ingrato.

    ResponderExcluir
  8. Se essa tal de vigilancia sanitária criticar essa atitude pode dizer estamos realmente perdidos.

    ResponderExcluir
  9. A verdade é que o prefeito teve a boa ação de levar o peixe gratuito pra população, mas isso não impede de deixarmos a queixa sobre a forma que ele armazenou, não é a toa que o próprio prefeito publicou na sua rede social, um verdadeiro ato falho.

    ResponderExcluir
  10. Nem na semana santa você para de falar da vida alheia...

    ResponderExcluir
  11. Não tem nada a haver a população de Apodi estava acostumada a comer peixe da lagoa poluída e nunca morrerão

    ResponderExcluir
  12. ANALISADOR POLITICO5 de abril de 2015 às 20:10

    O prefeito pode levar peixe podre e dar uma surra todos os dias nesse povo safado que eles ainda votam nele, e volto minha opinião, se o senhor das campanhas Wilson Oliveira for o candidato Flaviano ou qualquer outro perde féi.

    ResponderExcluir
  13. E dai na época de dr. Pinheiro nos carregava o peixe em uma carroça e ate hoje nem uma pessoa morreu

    ResponderExcluir