logo

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

[política] “Fui para as ruas na campanha e irei novamente durante o mandato”, Deputado Estadual Kelps Lima

Conhecido por suas posições firmes e projetos de leis ousados no estado do Rio Grande do Norte, o parlamentar que estará assumindo no dia 1 de Fevereiro de 2015 seu segundo mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, aos 43 anos de idade, natalense, casado e especialista em gestão pública e advogado, o Presidente do Partido Solidariedade no Estado do Rio Grande do Norte, Deputado Estadual Kelps Lima.

Ele é hoje o deputado estadual do Rio Grande do Norte com o maior número de seguidores em redes sociais  Twitter ,Instagram e Facebook já ultrapassando mais de 60 mil seguidores. Kelps Lima durante a campanha eleitoral no ano passado foi o primeiro e único candidato  a reeleição a ir para os semáforos da capital do Rio Grande do Norte, Natal, fazer panfletagem de sua atuação parlamentar munido com o slogan “É Possível Fazer Diferente”.Um slogan que tem demonstrado sua verdadeira atuação como parlamentar com ideias novas e inovadoras.

Midiático e sabendo bem usar as redes sociais ao seu favor, Kelps Lima tem em sua biografia marcada como ousadia e nesta entrevista exclusiva ao Blog Salomão Medeiros ele fala das suas pretensões de eleger 10 prefeitos e 100 vereadores nas eleições municipais do próximo ano que já foram antecipadas em várias cidades do estado do Rio Grande do Norte.
"A sociedade não aceita mais o uso histórico do erário para fazer com que grupos políticos se perpetuem no Poder",Deputado Kelps Lima
“A sociedade não aceita mais o uso histórico do erário para fazer com que grupos políticos se perpetuem no Poder”,Deputado Estadual Kelps Lima

Já em seu retorno a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Kelps Lima estará requerendo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular no Rio Grande do Norte.

Dentre outros assuntos ele enfatiza as questões de transparência e pede para a sociedade estar vigilante quanto às fiscalizações e cumprimentos das leis, pois segundo o mesmo só teremos uma sociedade melhor quando a sociedade estiver mais presente nas decisões e participando ativamente.

Também é de autoria dele a Lei que passou a vigorar desde o dia primeiro deste ano,quando põe fim ao uso de slogans e marcas de governos,sejam estadual ou municipais do Rio Grande do Norte, além de acabar com as famosas fotos em repartições públicas.

“O objetivo dessa lei é resgatar a importância dos símbolos do Rio Grande do Norte e impor à classe política uma agenda mais impessoal no trato com a coisa pública”, ressaltou o Deputado Kelps Lima.

Salomão Medeiros - O senhor assumirá agora dia 1 de Fevereiro de 2015 o seu segundo mandato de Deputado Estadual. Qual a diferença entre o seu primeiro mandato, sua atuação e o que esperar do seu segundo mandato?

Kelps Lima - Vamos seguir com nossa linha de atuação voltada para a modernização da gestão pública no Rio Grande do Norte. Estamos mais fortes, mais experiente e mais determinados de continuarmos o trabalho que foi amplamente aprovado pelo povo do Rio Grande do Norte. Queremos fazer mais e melhor.
Salomão Medeiros - Falando no retorno aos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Hoje qual é a posição política quanto ao governo Robinson Faria e em quem o Deputado Kelps Lima vota para presidente da Assembleia Legislativa do RN?

Kelps Lima- Não tenho preocupação em ser oposição ou situação. Nenhum deputado é eleito para servir a Governo, nem para tentar atrapalhar a gestão. Tenho preocupação em honrar e atender as demandas da população do RN. Votando a favor dos projetos e defendendo os temas importantes para o nosso Estado.

Salomão Medeiros - No decorrer da campanha de 2014 o senhor foi para ruas de Natal fazer panfletagens sobre a sua atuação como parlamentar. Isso foi uma maneira de fazer corpo a corpo com o eleitor que anda desacreditado da classe política ou foi uma mera ação de marketing por parte do senhor?

Kelps Lima - Nós não fazemos parte dos grandes grupos políticos e econômicos do Estado e, portanto, não temos a mesma estrutura financeira. Também propomos uma nova forma de fazer política, onde o candidato deve prestar contas de suas ações. Fui para as ruas na campanha e irei novamente durante o mandato.

Salomão Medeiros - No início deste ano o estado do Rio Grande do Norte tomou conhecimento da Lei de sua autoria que proíbe a utilização de slogan e marca de governos. A lei deve ser aplicada ao governo do estado e governos municipais. Quais serão as penalidades? Quem são os órgãos de fiscalização para o cumprimento dessa lei e como a sociedade fazer a parte dela?

Kelps Lima – O Governador ou Prefeito que não cumprir a Constituição incorre em Improbidade Administrativa e pode ficar inelegível e perder o mandato. Todo o cidadão deve fiscalizar, mas o MP também vai acompanhar.

Salomão Medeiros-Essa semana em entrevista à imprensa, o senhor informou que estará propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para apurar os serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular no Rio Grande do Norte. Como deverá atuar essa CPI? E quais os benefícios que os clientes das operadoras terão ?

Kelps Lima - Todas as pessoas reclamam da qualidade dos serviços prestados pelas operadores de celular. Várias são as regiões do Estado sofrem com a falta de sinal dos celulares. A CPI vai cobrar a instalação equipamentos e melhora do serviço em todo Estado.

Salomão Medeiros - Temos nos dias atuais uma cultura enraizada nas administrações públicas, principalmente no interior do Rio Grande do Norte quando existe a relação de subserviência e troca de favores entre os poderes executivos e legislativos. E o resultado das fiscalizações quanto ao cumprimento da Lei de Transparência no que se refere aos portais de transparências não funcionam. Quais as ações que o seu mandato fará tratando-se dessa situação?

Kelps Lima – Defendo a transparência total no gasto do dinheiro público. A sociedade não aceita mais o uso histórico do erário para fazer com que grupos políticos se perpetuem no Poder.

Salomão Medeiros - Apenas 5% das 159 prefeituras do Rio Grande do Norte à época “cumpriu” o que determinava à Lei da Transparência Nacional em cidades com população abaixo de 50 mil habitantes. Nesse mesmo dia que estava terminando o prazo, o Procurador Geral do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte (MPE), Manoel Onofre Neto deu entrevista à imprensa em Natal, que estava em tramitação 50 inquéritos no MPE. Fala-se tanto dos órgãos de fiscalizações que estão “investigando”, abrindo inquéritos e etc. Até os dias atuais nunca um prefeito teve seus direitos políticos cassados por improbidade administrativa quanto a não implantação dos portais da transparência. Como o senhor vê tudo isso quase dois anos depois e de não haver penalidades por parte tanto do TCE/RN e como do Ministério Público Estadual?

Kelps Lima - Não conheço o procedimento instaurado e não sei em que pé estão às investigações. Temos um Ministério Público competente e eficiente. O resultado virá.

Salomão Medeiros - A época o fundador e secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco afirmou “Criar um site como esse é algo muito simples de se fazer, as prefeituras já têm essas informações, mas os políticos gostam de transparência nos governos adversários”. O senhor concorda com o ponto de vista dele?

Kelps Lima - Acho que precisamos melhorar, e muito, a questão da transparência dos gastos públicos.

Salomão Medeiros - Mudando de assunto. O partido Solidariedade é presidido no Rio Grande do Norte pelo o senhor. Quais as ações e metas que o partido terá para a sucessão municipal de prefeitos e vereadores do próximo ano?

Kelps Lima - Pretendemos eleger 10 prefeitos e 100 vereadores em todo o Estado.

Salomão Medeiros - Para finalizar suas considerações finais e o que os eleitores que votaram no Deputado Kelps Lima podem esperar de sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte?

Kelps Lima - Seguirei em frente, em busca do sonho de um Rio Grande do Norte melhor, maior e mais justo. Trabalho todos os dias para isso e o povo do nosso Estado sabe que pode contar comigo.

Fonte: Salomão Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário