logo

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

[economia] Governo do Estado entrega títulos de terra em Apodi nesta sexta-feira (7)

A Governadora Rosalba Ciarlini e o titular da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio  à Reforma Agrária (Seara), Rodrigo Fernandes, estarão em Apodi na próxima sexta (07/09), para entregarem 384 títulos de propriedade de terra para agricultores familiares que residem na zona rural do município.

A solenidade de entrega será realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus Apodi, às 10h. Do total que serão entregues, 94 títulos são de Domínio Mediante Doação (Posse) e 290 são títulos de Reconhecimento de Domínio. 

Os títulos de Reconhecimento de Domínio são concedidos aos agricultores que já possuem a escritura pública da sua terra. Já os títulos de Posse, são concedidos aos agricultores que residem em uma terra devoluta do Estado, ou seja, sem documentação. Neste caso, o Governo entrega o título em nome do titular da propriedade com toda a parte burocrática resolvida.

A entrega de título de terra é uma ação importante que abre portas para que o agricultor e sua família tenham condições de acessar o crédito rural, além de oportunizar segurança jurídica, que é a escritura pública do seu imóvel. Com ele, os agricultores saem da ilegalidade e tem a oportunidade de acessar políticas públicas importantes para o desenvolvimento rural, como por exemplo, o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural; o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ter o escoamento das produções por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Para Rodrigo Fernandes, esse será um momento de grande alegria para o agricultor Apodiense. “A entrega de títulos é momento muito esperado por todos. Estamos muito contentes em saber que, com o título em mãos, o trabalhador rural poderá acessar várias políticas públicas”, ressaltou o secretário.

A relação dos agricultores beneficiados está disponível na Secretaria de Agricultura do município, como coordenador de Agricultura, Cléson Lima. Apodi é um dos 21 municípios atendidos pelo convênio 21000/2007, firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Estado do RN, através da SEARA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário