logo

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

[política] IBOPE dá Dilma com 54% contra 46% de Aécio em votos válidos; DataFolha 53% a 47% a candidata do PT


IBOPE

Pela primeira vez em uma pesquisa eleitoral do segundo turno das Eleições 2014 e a três dias da votação, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) aparece à frente do senador Aécio Neves (PSDB) fora da margem de erro na corrida à Presidência. Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) mostra a presidente com 49% das intenções de votos e o tucano com 41%.

Os votos brancos e nulos totalizam 7% e os eleitores indecisos somam 3%. Na última pesquisa Datafolha, divulgada há oito dias, Dilma aparecia com 43% da preferência do eleitorado, enquanto o tucano tinha 45%. Eles estavam tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem brancos, nulos e eleitores indecisos, Dilma também está na frente de Aécio: 54% a 43% da preferência. Na pesquisa anterior, Aécio tinha 51% contra 49% da presidente, o que também configura empate técnico.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores para fazer a pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança é de 95%. Encomendado pela TV Globo e o jornal O Estado de S.Paulo, o levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01168/2014.

DATAFOLHA

A presidente Dilma Rousseff (PT) permanece na frente de Aécio Neves (PSDB) na corrida à Presidência da República, mas o cenário é de empate técnico. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) mostra a candidata à reeleição com 48% das intenções de voto totais e o tucano totaliza 42%.

Essa é a primeira vez em que os dois não estão empatados tecnicamente. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os brancos e nulos são 5%, e os indecisos somam 5%. Na pesquisa anterior, divulgada ontem, Dilma tinha 47% das intenções de voto e Aécio, 43%. Brancos e nulos eram 6%, e indecisos chegavam 4%.

Considerando apenas os votos válidos, Dilma atinge 53% do total e Aécio soma 47%. Ontem, o instituto mostrou que a vantagem de Dilma era de quatro pontos: 52% a 48%.

O Datafolha também investigou a avaliação do governo Dilma. De acordo o levantamento, 44% julgam a administração petista “boa ou ótima”, ante 42% do levantamento anterior.

A pesquisa mostra também que 41% dos eleitores afirmam que não votam em Aécio “de jeito nenhum”. Em duas semanas, a rejeição do tucano subiu 7 pontos. Já a taxa de rejeição de Dilma está em 37% —6 pontos a menos do que o registrado há duas semanas, quando era de 43%.

A pesquisa ouviu 9.910 eleitores entre a última quarta-feira (22) e quinta-feira (23) em 400 cidades do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01162/2014.

Um comentário:

  1. Nós bacurais não acreditamos mais nas pesquisa do IBOPE, É MENTIRA

    ResponderExcluir