logo

terça-feira, 7 de outubro de 2014

[política] Dos políticos com mandato de Apodi, quem saiu fortalecido nestas eleições?

A campanha deste ano serviu para mostra muita coisa a população de Apodi. Fizemos uma avaliação dos apoiadores dos políticos (deputados estaduais e federais) eleitos e dos não eleitos para sabermos quem saiu mais "fortalecido" no município.

Vereadores por partido

PMDB - Nilson Fernandes e Junior Souza, ambos os vereadores apoiaram o candidato a deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), sendo o federal com Valter Alves (PMDB) e Sandra Rosado (PSB), na sequência. Gustavo e Valter foram eleitos o que deve da continuidade ao fortalecimento do mandato do presidente do PMDB em Apodi Nilson Fernandes. Já Sandra não conseguiu o Êxito o que pode atrapalhar o futuro do vereador Junior Souza. Valter foi o segundo deputado federal mais bem votado no município e o primeiro no Estado, já Gustavo foi o 5° colocado em Apodi e 10° no Rio Grande do Norte.

PPS - Costinha e Filho Neto, estes vereadores mantiveram seus apoios a candidatos diferentes. Costinha ficou com os candidatos do PMDB, Gustavo Fernandes e Valter Alves, ambos eleito, já Filho Neto com o candidato Junior Moura (PRP) para estadual e Fafá Rosado (PMDB) para federal, a qual nenhum conseguiu se eleger. Desta forma, Costinha poderá continuar com mandato fortalecido, já Filho Neto deverá buscar outros apoios políticos.

PROS - Braulio Ribeiro, vereador de primeiro mandato obteve vitória em seus dois candidatos, Kelps Lima (SDD) para estadual e Rafael Mota (PROS) para federal. As vitórias adquiridas pelos seus candidatos poderão fortalecer o mandato do parlamentar em exercício, já que ambos os eleitos foram muito bem votados no município e no Estado, sendo o 4° e 2° colocados respectivamente.

PSB - Junior Carlos, vereador pelo segundo mandato consecutivo, comemorou com a vitória do deputado Getúlio Rego (DEM) e entristeceu-se com a derrota da sua candidata a federal Sandra Rosado (PSB), mesmo com a vitória do estadual, Junior poderá perder força em seu mandato, visto não ter mais federal. Getúlio foi o 7° mais bem votado no território potiguar.

PSDB - Hortência Regalado, essa está muito feliz pois conseguiu eleger e com uma votação bem expressiva os seus dois candidatos, Galeno (PSD) a estadual e Rogério Marinho (PSDB) a federal. Os dois candidatos foram bem votados no município de Apodi e no Estado. Galeno em segundo e Rogério em sexto.

PDT - Soneth Ferreira, esta apoiou o candidato a estadual Luiz Carlos (PMDB) e Sávio Hackradt (PDT) a federal. Ambos os candidatos não conseguiram se eleger o que pode provocar um enfraquecimento ao mandato da vereadora.

PP - Ângelo Suassuna, eleito pelo segundo mandato, apoiou o deputado Kelps Lima e Fafá, conseguiu eleger o primeiro com uma votação bem expressiva no município de Apodi, sendo o 3° colocado. Ângelo ficou sem federal, mas mantem o estadual, o que conseguirá fortalecer o seu mandato.

PCdoB - Chico de Marinete e Genivan Varela, estes irão conseguir fortalecer o seu mandato de forma expressiva, pois conseguiram eleger um dos deputados estaduais que eles apoiavam, Getúlio Rego e o federal Fábio Faria (PSD), ambos os candidatos forma muito bem votados no município, ficando em 2° e em 1° respectivamente.

PMN - Laete Oliveira também deve está bem fortalecido em seu mandato pois conseguiu com que seus candidatos estaduais e federais fossem eleitos de forma expressiva a nível estadual, sendo Hermano (PMDB) e Jácome (PMN) em 3° e 7° para estadual e federal respectivamente. Em Apodi, ficaram em 6° e 9°, na sequência.

PR - Evangelista, presidente da Câmara municipal de Apodi pelo quarto mandato consecutivo, também conseguiu eleger seus dois deputados, George Soares (PR) estadual e Zenaide Maia (PR) federal o que poderá fortalecer o seu mandato, ou não, já que não conseguiu, ficando em 10° em 9° mais votados. As duas representações do PR são da região do Assú e do seridó e não apresentam nenhum serviço prestado no município de Apodi

Prefeito

O prefeito Flaviano Monteiro conseguiu, apesar de não ter uma gestão bem aprovada, mais uma grande votação para os candidatos a quem ele apoiou. Para federal ficou o deputado Fabio Faria como o terceiro mais bem votado no Estado e o primeiro no município e para estadual conseguiu o segundo, Getúlio Rego, e quarto, Nilson Viana (PCdoB), colocados para os candidatos que ele apoiou. Com a reeleição dos candidatos Flaviano tem boas chances de se fortalecer politicamente no município, mas tudo dependerá, exclusivamente do seu candidato a governo, Robinson Faria (PSD).

4 comentários:

  1. Getúlio Rêgo ficou em segundo lugar e não terceiro. Parabéns ao prefeito que mesmo muito criticado conseguiu boa votação para os seus candidatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votei em Getulio exclusivamente por ele, se fosse pelo prefeito ele não teria meu voto

      Excluir
  2. O prefeito Flaviano, seus deputados estaduais obtiveram mais de 6.000 nil votos

    ResponderExcluir
  3. Chupa bababau Getúlio foi eleito por causa de seus serviços prestados, é Fabio Farias pelo sua beleza e seu poder aquisitivo. Não por causa de Flaviano, mim diga porquê que esse prefeito TÃO BAUO não elegeu Nilson Viana não se engane caro babababao

    ResponderExcluir