logo

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

[política] Confira algumas curiosidades do 1º turno das eleições 2014 a nível Brasil

mapa (Foto: Editoria de Arte/G1)
Treze estados definiram o governador no 1º turno. O PMDB venceu em quatro (Alagoas, Espírito Santo, Sergipe e Tocantins); o PT, em três (Bahia, Minas Gerais e Piauí); e o PSDB, em dois (Paraná e São Paulo). PC do B (Maranhão), PDT (Mato Grosso), PSB (Pernambuco) e PSD (Santa Catarina) elegeram um.


Rio Crespo (RO) (Foto: Editoria de Arte/G1)
Entre as mais de 5 mil cidades do país, Inhaúma (MG) e Rio Crespo (RO) foram as únicas que registraram empate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). No município mineiro, cada um obteve 1.571 votos. Na cidade rondoniense, ambos tiveram 990 votos.


Dilma (Foto: Evaristo Sá/AFP)
A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), conseguiu sua vitória mais folgada em Belágua (MA). A petista obteve 92,13% dos votos válidos (3.593), enquanto Marina Silva (PSB) somou 174 votos (4,46%) e Aécio Neves (PSDB), 81 (2,08%).


aecio (Foto: Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo)
O tucano Aécio Neves conseguiu sua vitória mais tranquila na cidade de Alto Boa Vista (MT). O candidato do PSDB alcançou 82,56% dos votos (1.766), enquanto a petista Dilma Rousseff somou 14,17% (303). Marina Silva (PSB) ficou 1,92% dos votos (41).


Hortolândia (Foto: Editoria de Arte/G1)
Hortolândia foi a única cidade de São Paulo em que o tucano Geraldo Alckmin não ficou na frente na apuração.  Em Hortolândia, Alexandre Padilha (PT) teve 38,6% dos votos (35.809), contra 34,88% de Alckmin (32.354) e 24,10% de Paulo Skaf (PMDB).


Reguffe (Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados)
O candidato Reguffe (PDT) foi o primeiro eleito para o Senado. O pedetista garantiu a vaga pelo Distrito Federal, com 57,61% dos votos válidos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória de Reguffe às 17h55, menos de 1 hora após o início da apuração.


Paulo Hartung (Foto: Naiara Arpini/ G1)
O primeiro governador eleito foi Paulo Hartung (PMDB), às 18h38. Hartung, que já governou o Espirito Santo em dois mandatos (2003-2006 e 2007-2010), superou o atual governador, Renato Casagrande (PSB), e venceu com 53,44% dos votos.


Hartung (PMDB) venceu em 71 das 78 cidades do estado (Foto: Editoria de Arte/G1)
Para ser eleito no Espirito Santo, Paulo Hartung (PMDB) venceu em 71 das 78 cidades do estado. Sua vitória mais folgada mais foi em Divino de São Lourenço, onde obteve 84,19% dos votos. Casagrande (PSB) venceu nos outros sete municípios.


Manuela (Foto: Roberto Maltchik/G1)
Musa do Congresso, Manuela D’Ávila (PC do B) concorreu neste ano a deputada estadual no Rio Grande do Sul e terminou como mais votada. Manuela recebeu mais de 200 mil votos, mais do dobro do segundo colocado, Lucas Redecker (PSDB).


Danrlei (Foto: Alexandro Martello/G1)
Também no Rio Grande do Sul, o ex-goleiro do Grêmio Darnlei de Deus (PSD), que, entre os títulos, foi campeão da Libertadores de 1995 e do Campeonato Brasileiro de 1996, terminou como segundo candidato mais votado, com mais de 150 mil votos.


goiás (Foto: Editoria de Arte/G1)
Em Goiás, Marconi Perillo (PSDB) liderou a apuração na maioria das cidades. O tucano venceu em 227 dos 246 municípios, enquanto seu rival no segundo turno, Iris Resende (PMDB), ganhou em 15. Vanderlan (PSB) venceu em três, e Antônio Gomide (PT), uma.


Celso Russomanno (Foto: TV Globo)
O candidato Celso Russomanno  (PRB) foi o mais votado para deputado federal em São Paulo. Russomanno alcançou mais de 1,5 milhão de votos, ficando à frente de Tiririca (PR), que somou mais de 1 milhão. O pastor Marco Feliciano (PSC) ficou em terceiro, com quase 400 mil votos.


Fernando Capez (PSDB) conquistou a maior votação para a Assembleia Legislativa (Foto: Assembleia Legislativa de São Paulo)
Fernando Capez (PSDB) conquistou a maior votação para a Assembleia Legislativa de São Paulo, com mais de 300 mil votos. Outros dois tucanos -Coronel Telhada e Orlando Morando- ficaram em segundo e terceiro lugares, ambos com mais de 200 mil votos.


senadores (Foto: Editoria de Arte/G1)
Dos 27 senadores eleitos neste ano, apenas 5 são mulheres, o que corresponde a 18,5% do total. São elas Rose de Freitas (PMDB-ES), Simone Tebet (PMDB-MS), Fátima (PT-RN), Maria do Carmo (DEM-SE) e Kátia Abreu (PMDB-TO).


Romário (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)
Campeão mundial pela seleção brasileira em 1994, o ex-jogador Romário (PSB) foi eleito senador pelo Rio de Janeiro com 4,6 milhões de votos. Atual deputado federal pelo PSB, o ex-centroavante venceu César Maia, o segundo colocado na disputa.


rio (Foto: Editoria de Arte/G1)
O candidato Marcelo Crivella (PRB) conquistou uma vaga no 2º turno da eleição no estado do Rio de Janeiro, mas só teve votação maior que seus adversários em duas cidades do estado: Macaé e São João de Meriti. Pezão (PMDB) ganhou em 66, e Garotinho (PR), em 24.


Dilma e Aécio (Foto: Evaristo Sá/AFP; Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo))
No primeiro turno da eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff venceu em 15 estados, enquanto o tucano Aécio Neves ganhou em nove e no Distrito Federal. A candidata Marina Silva (PSB), que ficou fora do segundo turno, venceu em 2.

2 comentários:

  1. O baixinho Romário sera nosso futuro presidente do Brasil

    ResponderExcluir
  2. O baixinho Romário é quente rumo a presidência do Brasil

    ResponderExcluir