logo

quarta-feira, 17 de maio de 2017

[justiça] Princípio da insignificância se aplica a furto de celular, decide Supremo

Caso não esteja caracterizada grave ameaça ou violência, o furto de um telefone celular pode ser enquadrado no princípio da insignificância. O entendimento é da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que reformou decisão do Superior Tribunal de Justiça e concedeu, nesta terça-feira (16\5), Habeas Corpus para trancar ação penal contra um homem que furtou um aparelho de R$ 90.

A 5ª Turma do STJ havia determinado a execução da pena sob a alegação de que o objeto tem um custo superior a 10% do salário mínimo da época e por se tratar de um réu reincidente. A tese era defendida pelo Ministério Público Federal.

O voto do relator do caso no STF, ministro Ricardo Lewandowski, foi em sentido contrário, no que foi acompanhado por todos os magistrados do colegiado.

Reclusão e multa

O fato ocorreu em Minas Gerais. No Tribunal de Justiça do estado, o réu foi condenado a 1 ano de reclusão e 10 dias-multa, mas a defesa interpôs uma apelação e conseguiu absolver Costa. A acusação, então, entrou com recurso especial no STJ e reverteu a decisão. Após a corte negar provimento a um recurso interno, a defesa recorreu ao STF.

Neste caso, mais uma vez a tese de que a reincidência, por si só, não impede a aplicação do princípio da insignificância em casos de crimes de menor potencial ofensivo venceu.

Em seu voto, Lewandowski afirmou que outros casos similares foram julgados pelo Supremo da mesma forma, além de alegar que há “existência de manifesto constrangimento ilegal” no caso.

“Destarte, ao perceber que não se reconheceu a aplicação do princípio da insignificância, tendo por fundamento uma única condenação anterior, na qual o ora paciente foi identificado como mero usuário, entendo que ao caso em espécie, ante inexpressiva ofensa ao bem jurídico protegido, a ausência de prejuízo ao ofendido e a desproporcionalidade da aplicação da lei penal, deve ser reconhecida a atipicidade da conduta”, explicou o relator.

HC 138.697

Fonte: Conjur

[religião] Você acredita em assombração? Em Apodi empresário acredita que sim

Durante a noite, enquanto assistia TV, um empresário, que não quis se identificar, residente na cidade de Apodi, revelou ter sido jogado da rede em que estava deitado por algum espírito.

A informação foi contada ao blog do Jair Gomes pelo próprio agente que sofreu a ação.

"Eu estava deitado na rede quando de repente alguém me jogou de baixo para cima e cai no chão com os cotovelos sobre o cimento. Ainda pensei que era alguém brincando mais quando olhei pro lado vi que a porta estava fechada, me assustei", comentou o homem.

O assunto tornou-se foco de uma discussão com alguns afirmando que acreditam e outros dizendo que não, durante conversa entre amigos.

[política] Prefeitura de Felipe Guerra pretende pagar R$ 670 mil reais a empresa de coleta de lixo

A prefeitura de Felipe Guerra, através de licitação, declarou a empresa vencedora da licitação do tipo Tomada de Preço com o objetivo de contratar empresa especializada para execução e coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos no município.

De acordo com o resultado da Tomada de Preços o valor contratual será de 670.541,51(Seiscentos e setenta mil, quinhentos e quarenta e um reais e cinqüenta e um centavos) e terá como empresa executora a VITA COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA – EPP - CNPJ: 07.605.255/0001.

O resultado foi divulgado nesta quarta feira.

[educação] IFRN abre 164 vagas para pós-graduação em Natal e outras 3 cidades

Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu processo seletivo para cursos de pós-graduação em lato sensu, em nível de especialização. São dois editais, que contemplam, ao todo, 164 vagas, sendo 72 reservadas para professores e profissionais da rede pública e 20 para servidores do instituto.


As vagas são para os cursos de ‘Ensino de Ciências Naturais e Matemática’, ‘Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola’ e em ‘Educação de Jovens e Adultos no contexto da Diversidade’, com turmas a serem formadas nos campi de Natal (Cidade Alta), Parnamirim, Currais Novos e Canguaretama e ingresso no segundo semestre de 2017.

As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (17), às 14h, até o dia 29, pelo site de processos seletivos do IFRN. Servidores efetivos do instituto não precisam pagar a taxa de inscrição, cobrada dos demais candidatos, no valor de R$ 50, com possibilidade de isenção para membros de família de baixa renda inscritos no CadÚnico.

A seleção será realizada por meio da análise do currículo acadêmico e do histórico do curso de graduação dos candidatos inscritos, em particular do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). O resultado final do processo será divulgado a partir de 28 de julho no site do IFRN e no Portal do Candidato no Sistema Gestor de Concursos do instituto.

[polícia] Chacina deixa seis assassinados e um escapa ferido em Serra do Mel

Seis pessoas foram mortas com tiros na cabeça durante uma chacina na cidade de Serra do Mel, na região Oeste potiguar. O crime aconteceu na noite desta terça-feira (16). Um adolescente também foi baleado, mas foi socorrido. Outro homem que estava na casa conseguiu escapar.

De acordo com a PM, pelo menos quatro homens armados invadiram a casa, renderam as vítimas e atiraram. Ainda não se sabe a motivação do crime. Os suspeitos fugiram.

As vítimas, cinco homens e uma mulher, bebiam no local do crime. Os criminosos arrombaram a porta dos fundos da residência e renderam as vítimas. Eles foram mortos com tiros na cabeça. Quatro corpos foram encontrados do lado de fora da casa, e outros dois dentro do imóvel.

Pelo menos oito pessoas estariam na casa, um deles conseguiu fugir e um adolescente, que foi atingido no braço, foi socorrido. Os criminosos teriam levado celulares, dinheiro e uma moto.

A polícia foi acionada logo depois e encontrou as cinco vítimas já sem sinais vitais, deitadas no chão, com perfurações na cabeça. A área foi isolada para o trabalho da perícia criminal. Cápsulas de armas de dois calibres diferentes foram encontradas na cena do crime.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil da cidade, que já iniciou as investigações.

terça-feira, 16 de maio de 2017

[saúde] Cada latinha de cerveja tem o mesmo efeito de um pão francês no corpo

Você, provavelmente, não sentaria e comeria 10 pães franceses ou mais de uma só vez, não é mesmo? Mas, se tratando de bebidas alcoólicas, é provável que você consiga tomar muitas latinhas de cerveja, especialmente no calor do verão.

O problema, segundo os nutricionistas, é que cada latinha de cerveja que você bebe tem o mesmo efeito de um pão francês no organismo. Por isso, se você tomar 10 latinhas de cerveja, é como se você estivesse comendo a mesma quantidade de pães.

E não é só a barriga que cresce, nesse caso. Como a cerveja é uma bebida extremamente calórica, ela pode, realmente, fazer com que você ganhe peso.

Calorias e densidade calória por latinha de cerveja

No caso das calorias, por exemplo, a nutricionista Isabela Pimentel explicou, no programa Bem Estar, da Globo; que uma latinha de cerveja (350 ml) tem, aproximadamente, 145 calorias. Essa, por incrível que pareça, é a mesma quantidade calórica de um pãozinho daqueles que o pessoal ama comer no café da manhã.

E este não é o único aspecto que torna a cerveja uma vilã da boa forma. A densidade calórica da bebida também é bastante elevada. Enquanto carboidrato e proteína têm, aproximadamente, 4 calorias por grama, o álcool tem 7 calorias por grama.

Calorias vazias e retenção de líquido

E, se você levar em consideração que cada latinha de cerveja consumida só conta com calorias vazias, ou seja, que não agrega nutrientes ao seu organismo; a história toda fica ainda mais tensa. Até porque o álcool atrapalha o bom funcionamento do metabolismo, não sacia a fome e dá vontade de beliscar comidas gordurosas e, claro, estimula a retenção de líquido.

Sobre este último problema citado, aliás, a coisa é tão séria que os especialistas indicam que as pessoas ingiram, pelo menos, 500 ml de água antes de começarem a beber. Deve-se também beber pelo menos um copo de água a cada latinha de cerveja bebida. Isso ajuda seu corpo a se manter hidratado, o que reduz bastante os sintomas da ressaca no dia seguinte; evita a retenção de líquido e faz com que você consuma até 30% menos da bebida alcoólica.
Fonte: Vix

[cotidiano] Chinesa de 50 anos faz sucesso por aparentar ter “vinte e poucos”

Você diria que a mulher da foto acima tem 50 anos de idade? Se sua resposta foi não, você não está sozinho. A chinesa Liu Yelin, bibliotecária aposentada, tem sido confundida como namorada de seu próprio filho nas redes sociais, por aparentar ter vinte e poucos anos de idade.

A mãe chinesa, que vive na cidade de Xinyang, raramente usa maquiagem e tem um corpo tonificado. Ela conta que as pessoas ficam chocadas ao saberem a idade que tem. “As pessoas muitas vezes ficam sem acreditar ao saber que tenho quase 50 anos. Sempre que eu ia às compras e contava às pessoas a minha idade real, muitas vezes eu fui abordada por estranhos que queriam saber quais eram meus segredos”, explicou a chinesa ao jornal britânico Daily Mail.
Liu conta que o seu segredo é uma junção de coisas. Ela pratica exercícios físicos e natação há três décadas. “Eu nado no lago e faço musculação todos os dias. Minha coisa favorita é nadar ao ar livre no inverno”, disse ela. Liu já nadou do Rio Yangtse, na China, até o Rio Han, na Coréia do Sul. E no ano passado, cruzou o Estreito de Malaca, passagem marítima entre o Oceano Pacífico e Índico, nadando 12 km em apenas 4 horas.
A mãe fitness, que tem mais de 75 mil seguidores no site de mídia social chinês chamado Weibo – no qual posta dicas diárias de exercícios – diz que sua meta e chegar aos 80 anos e ainda estar em boa forma para vestir um biquíni.
Fonte: Diário de Pernambuco

[política] Senado cancela Ordem do Dia e votação da PEC do fim do foro fica para quarta

A votação em segundo turno, no Senado, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do fim do foro especial por prerrogativa de função foi adiada para amanhã (17). Havia expectativa de que a PEC fosse votada hoje (16), após passar pela última sessão de discussão obrigatória, mas a Ordem do Dia na Casa foi cancelada por causa da sessão temática que discute a reforma trabalhista.

A PEC acaba com o foro privilegiado para todas as autoridades, exceto os presidentes da Câmara, do Senado, da República e do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, os processo relacionados a estas pessoas serão encaminhados para o foro comum, nas Justiças estaduais ou federal, a depender do caso.

A PEC foi aprovada por unanimidade em primeiro turno, com 75 votos favoráveis. Depois disso, o texto ficou parado por alguns dias aguardando o parecer da Comissão de Constituição e Justiça sobre um recurso apresentado pelo senador Roberto Rocha (PSB-MA) a respeito de uma emenda apresentada por ele. O senador, no entanto, retirou o recurso na semana passada, permitindo que o plenário volte a examinar a matéria esta semana.

[política] TSE marca para 6 de junho retomada do julgamento da ação da chapa Dilma-Temer

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, marcou para 6 de junho a retomada do julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. No despacho, foram definidas quatro sessões para a análise do processo, que serão realizadas nos dias seguintes.

A ação foi liberada ontem (15) para julgamento pelo relator, ministro Herman Benjamin. A liberação para julgamento ocorreu após a chegada da manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE) e das alegações finais das defesas do presidente Michel Temer e da ex-presidenta Dilma Rousseff.

O novo parecer, feito pelo vice-procurador eleitoral, Nicolau Dino, repete o posicionamento enviado ao TSE em março, antes da interrupção do julgamento, quando o tribunal decidiu conceder mais prazo para as defesas se manifestarem.  De acordo com o procurador, além da cassação da chapa, o tribunal também deve considerar a ex-presidenta inelegível por oito anos.

[oportunidade] Vende-se um terreno no Bairro Peque - 16 de largura por 20,50 metros de comprimento



Vende-se dois terrenos no Bairro Peque em Apodi, ambos medindo 8 de largura por 20,50 metros de comprimento. Rua asfaltada, água e luz na frente e meio muro já construído.

Interessados ligar para (84) 9.9182-9527 ZAP, ou 9.8111-6225. Valor R$ 24.000,00

Oportunidade única, não perca!

[justiça] STJ determina prisão do deputado estadual Disson


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a prisão do deputado estadual Dison Lisboa por causa de denúncia oferecida pelo Ministério Público.

Ele é acusando de ter cometido improbidade enquanto foi prefeito de Goianinha.

A defesa de Dison recorreu por liminar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Mas…

A Ministra Rosa Weber negou o habeas corpus e encaminhou sua decisão à Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Além disso, há a hipótese sobre o exercício do mandato. Ele só poderia cumprir essa pena após encerrar seu mandato”, declarou o advogado Erick Pereira ao Portal Noar.

O STJ já determinou ao Tribunal de Justiça do RN a adoção das medidas necessárias desde fevereiro último.

[segurança] Relatório aponta que há 71 presos desaparecidos; número de mortos pode se aproximar de 100

Alvo de dúvidas, e sob questionamentos constantes, o número de mortos na rebelião de janeiro deste ano, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, anunciado oficialmente até então 26, durante confronto de facções rivais PCC e Sindicato do Crime do RN, pode chegar próximo dos 100. É o que aponta o relatório relatório elaborado pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) – órgão da União independente que funciona em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos .

Segundo o relatório, o número de mortos no massacre de Alcaçuz pode chegar a 90. Dados coletados pelos peritos que elaboraram o documento revelam que 71 detentos da unidade estão ‘desaparecidos’. “Como mencionado, há 71 pessoas que constam estar em Alcaçuz, mas que não estão. Elas podem ter tido transferência não registrada, fugas/recapturas não contabilizadas, ou óbitos não reconhecidos […]. É possível que o número de mortes se aproxime à estimativa inicial, ou seja, 90 mortos”, aponta trecho do relatório.

“Destaca-se o acentuado descontrole de informação por parte das autoridades prisionais. As notícias iniciais tratavam de mais de 100 mortes dentro de Alcaçuz, mas oficialmente foram comprovadas 26 mortes dentro da penitenciária. Porém, esse número pode vir a ser maior, porque não existe um número oficial de pessoas desaparecidas”, diz outro trecho do documento.

No relatório também consta a informação de que a equipe do mecanismo recebeu a informação de que além dos restos humanos encontrados e documentados, dentro da penitenciária havia uma fábrica de bolas onde corpos podem ter sido incinerados, reforçando assim a tese de que podem haver corpos enterrados ou nas fossas sépticas.

“Durante a rebelião, esta fábrica, que continha uma grande quantidade de material inflamável, foi incinerada e havia muitos relatos de que alguns corpos teriam sido carbonizados neste local. Os peritos teriam recolhido as cinzas, mas não teria sido possível proceder à identificação devido ao estado das amostras”, traz trecho do relatório que também comenta os procedimentos do Itep, classificados como “inadequados”.

[oportunidade] Ufersa oferece 90 vagas para os novos cursos de Pedagogia, em Angicos, e Letras Português, em Caraúbas

Pelo edital, 40 vagas são para o curso de Letras Português na Ufersa Caraúbas (acima) / Foto Eduardo Mendonça

Começaram nesta segunda, dia 15, as inscrições para ingresso nas vagas referentes ao primeiro semestre letivo de 2017, nos cursos de graduação em Pedagogia (campus Angicos) e Letras Português (campus Caraúbas), com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no exercício 2016.1. De acordo com o Edital da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a inscrição do candidato no processo seletivo implica o consentimento da utilização e divulgação de suas notas, bem como das informações prestadas no ENEM 2016, inclusive aquelas constantes do questionário socioeconômico.

A Ufersa está oferecendo 50 vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia e 40 vagas para o curso de Licenciatura Letras/Português para ingresso no 1º semestre letivo de 2017 da Universidade. De acordo com a Decisão CONSUNI/Ufersa Nº 151/2013, de 22/10/2013, serão reservadas 50% das vagas aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

As inscrições podem ser feitas até sexta, dia 19, no site da Prograd e o resultado preliminar sai no dia 25. O resultado final do processo deve ser liberado no dia 30 de maio.

Faça aqui sua inscrição. Confira o edital.

Dúvidas e outras informações pelo processoseletivo.prograd@ufersa.edu.br ou pelo telefone (84) 3317 8252.

[segurança] Hackers roubam filme da Disney e prometem vazá-lo na internet


Na tarde de segunda-feira, Bib Iger, CEO da Disney, revelou que hackers invadiram computadores da empresa e roubaram um filme que ainda não estreou.

Segundo ele, os ladrões teriam pedido que o resgate fosse pago em bitcoins (moedas virtuais). Fontes ouvidas pelo site The Wrap afirmam que o filme em questão é Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar, que está previsto para chegar ao Brasil no próximo dia 25 de maio. Carros 3 (estreia em 13 de junho) e o próximo Star Wars: Os Últimos Jedi (14 de dezembro) também estão na lista de longas que podem ter vazado.

A Disney conta com o auxílio de investigadores federais e por enquanto não pensa em pagar pelo resgate da obra. Os hackers ameaçaram revelar na internet cinco minutos do longa e, em um segundo momento, disseram que pretendem divulgar trechos maiores, de até 20 minutos.

O caso é parecido com o do vazamento da nova temporada de Orange Is The New Black. Dez episódios já estão disponíveis no Pirate Bay.

Fonte: R7

[oportunidade] Marinha abre novo concurso para oficiais com soldo de R$ 6,6 mil; vagas no RN

Quem é formado em administração, ciências contábeis e economia pode se inscrever no novo concurso público aberto pela Diretoria de Ensino da Marinha – o edital foi publicado no Diário Oficial da União, dessa segunda-feira (15/5). São 12 oportunidades imediatas, sendo duas reservadas a candidatos negros.

Poderão participar candidatos de ambos os sexos e com menos de 29 anos de idade até o dia 1º de janeiro do ano do curso de formação. É preciso ainda ser brasileiro nato, ter graduação completa na área a que concorre, possuir bons antecedentes de conduta e estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral.

As provas serão realizadas em Brasília, Rio de Janeiro, Vila Velha/ES, Salvador, Natal, Olinda, Fortaleza, Belém, São Luís, Rio Grande/RS, Porto Algre/RS, Florianópolis, Ladário/MS, São Paulo e Manaus. A data ainda será definida pela Marinha. A prova será objetiva, com 50 questões de conhecimentos profissionais, além de inglês e redação.

As inscrições podem ser feitas de 16 de maio até 19 de junho, pelo site www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Além dos exames de conhecimentos, o concurso conta ainda com inspeção de saúde, prova de títulos, verificação de dados biográficos, teste de aptidão física e avaliação psicológica.

Curso de formação
O curso de formação está programado para começar em 5 de março de 2018 no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), situado na Ilha das Enxadas (Baía de Guanabara), na cidade do Rio de Janeiro. O regime é de semi-internato durante 39 semanas.

Durante o curso, os candidatos vão ingressar no posto de guarda-marinha e receberão soldo de R$ 6.625. Após isso, já formados e ocupando o posto de segundo-tenente, o soldo passa para R$ 9 mil, já contando com adicionais militar e de graduação. Os oficiais-alunos terão direito ainda a auxílio para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar, alojamento e alimentação, entre outros benefícios.

Fonte: CorreioWeb

[publicidade] CEAP cursos está oferecendo mini cursos beneficentes; Inscreva-se!



O Ceap Cursos está oferecendo minicursos beneficentes, para participar basta doar 1 Kg de alimentos, às inscrições começam hoje (15) até o dia 19 das 19:00 às 20:00 na SEDE DO CEAP CURSOS. Garante já sua vaga!

Obs: Para cada minicurso o interessado deverá doar 1 Kg de alimento

[política] Felipe Guerra, Caraúbas e Rodolfo Fernandes são os municípios com menos transparência nas contas públicas

Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou o resultado da 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT). A metodologia avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros. Dentre os estados, o Rio Grande do Norte ocupa a 11ª colocação com nota 9,72. Das cidades analisadas no RN, Felipe Guerra, Caraúbas e Rodolfo Fernandes estão entre as que obtiveram os piores resultados com notas 0,00.

A análise, realizada entre junho e dezembro de 2016, aponta significativa melhora em alguns município do RN no conjunto dos entes avaliados em relação a questões de transparência pública, como: regulamentação da LAI; existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos; e recebimento das informações solicitadas.

Dentre as 27 capitais, Natal aparece na 22ª posição. Nenhuma cidade do Rio Grande obteve a nota máxima na Escala Brasil Transparente. Mossoró, a segunda maior cidade do Estado, teve nota 1,94. Somente duas cidades do RN obtiveram notas maiores que 7.

[política] PF indicia Lula por venda de Medida Provisória


A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposto envolvimento na venda da Medida Provisória 471 em um desdobramento da Operação Zelotes. Além de Lula, a PF indiciou outras 12 pessoas, entre elas o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, da CAOA, e o ex-presidente da Mitsubishi, Paulo Ferraz, o ex-ministro Gilberto Carvalho e lobistas.

O indiciamento foi revelado pelo site G1 e confirmado pelo Estado. O grupo de lobistas alvos do inquérito já foi condenado em outro processo, mas Lula continuou sendo investigado nesse inquérito que teve desfecho agora com o indiciamento. Caso o Ministério Público Federal acate a sugestão da PF, Lula poderá se tornar réu no segundo processo sobre venda de MPs – o ex-presidente já é réu por suposta participação da compra da MP 627/2013.

[oportunidade] Ufersa abre 90 vagas para cursos de Pedagogia e Letras

A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) abriu, nesta segunda-feira (15), inscrições para as licenciaturas em Pedagogia (campus de Angicos) e em Letras/Português (campus de Caraúbas). A seleção será feita com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.


Os cursos foram reconhecidos pelo Ministério da Educação no início de maio, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 2. Este processo seletivo contempla todas as vagas criadas para Pedagogia, 50, e metade das criadas para Letras/Português, 40 de 80.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (19) por meio de formulário disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação. Segundo o cronograma disposto no edital, o resultado preliminar será divulgado no dia 25, e o final, no dia 30.

[política] Dono da OAS apresenta a Moro documentos que envolveria LULA no caso tríplex

Após dizer ao juiz federal Sergio Moro que o tríplex 164-A do edifício Solaris, no Guarujá (SP), era do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, anexou nesta segunda-feira ao processo que apura o pagamento de propina de 3,7 milhões de reais ao petista documentos que confirmariam o conteúdo de seu depoimento. Assim como Lula, Pinheiro também é réu nesta ação penal.

“O apartamento era do presidente Lula desde o dia que me passaram para estudar os empreendimentos da Bancoop [cooperativa habitacional dos bancários]. Já foi me dito que era do presidente Lula e de sua família. Que eu não comercializasse”, afirmou o empreiteiro na oitiva, quando perguntado pelo advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o petista, se ele “entendia” que a OAS havia repassado a propriedade ao ex-presidente.

Para comprovar suas declarações, a defesa do empresário incluiu nos autos e-mails, documentos internos e análises sobre custos de obras da OAS, além de 41 páginas de uma agenda pessoal com indicações de encontros dele com Lula, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, e mensagens telefônicas de alguns executivos da empreiteira, incluindo o próprio Léo Pinheiro.

Entre os documentos da empreiteira que serão analisados por Moro, há indicações a “obras civis apto 164 – cobertura”, vinculadas aos custos do Solaris, e “reforma Atibaia”, relacionada a uma tabela que trata do condomínio residencial Absoluto Mooca, construído pela empreiteira no bairro da Mooca, Zona Leste de São Paulo.

Conforme as investigações da Operação Lava Jato, além da obra no tríplex, a OAS teria participado de um “consórcio informal” ao lado da Odebrecht para reformar o sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), que o ex-presidente costumava frequentar e cujos donos são sócios de Fábio Luis Lula da Silva, primogênito do petista. Em seu depoimento a Moro, Pinheiro confirmou que as obras na propriedade rural foram feitas a pedido de Lula.

Entre os documentos disponibilizados pela defesa de Léo Pinheiro a Moro, não há valores relacionados às obras no tríplex ou no sítio.

Na agenda entregue por Léo Pinheiro à Justiça Federal ainda há cinco citações a encontros com o ex-presidente Lula ao longo de 2014, a maioria delas na sede do Instituto Lula, onde Pinheiro também se reuniu 19 vezes com Paulo Okamotto. Há registros de seis encontros entre o empreiteiro e o ex-tesoureiro petista João Vaccari.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

[política] Alvo de operação da PF, Frigorífico JBS (Friboi) doou quase um terço do dinheiro usado na campanha de Fátima ao Senado


Delações premiadas de empresas podem complicar a vida de muitos políticos Brasil a fora. Um destes casos é a situação da senadora Fátima Bezerra (PT/RN). Além de ter sido beneficiada com doações de empresas envolvidas na Operação Lava-Jato.

Na disputa pelo senado a petista Fátima Bezerra recebeu somente de apenas duas empresas cerca de R$ 500 mil de doação de campanha. À época destacaram-se os depósitos para sua campanha, em 2014, feitos pelas empresas Engevix Engenharia (R$ 50 mil) e Construtora Andrade Gutierrez (R$ 450 mil).

Na última sexta-feira (12), uma mega operação desencadeada pela Polícia Federal foi até as casas do empresário-Friboi, Joesley Batista, do grupo J&F e do ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho, são alvos da operação Bullish, que investiga fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social através da subsidiária BNDESPar, à J&F Investimentos, dona do frigorífico JBS.

Quase um terço da campanha da senadora foi bancado pela JBS (Proprietária da Friboi), do valor total declarado (R$ 3.409.764,00), somente a JBS doou R$ 1.165.000,00 para Fátima Bezerra, via diretório estadual e Nacional do Partido dos Trabalhadores.

[segurança] Sala é arrombada e PM tem arma furtada na Cadeia Pública de Natal

Uma pistola foi furtada de dentro da secretaria da Cadeia Pública de Natal neste final de semana. De acordo com o diretor Alex Rodrigues, a arma é de um policial militar, que trabalha na guarda externa da unidade. O crime foi percebido na manhã desta segunda-feira (15) quando policiais chegaram para trabalhar.

“O policial relatou que na sexta-feira (12) guardou a arma na sala. Quando chegamos hoje, a porta estava arrombada e a arma havia sumido”, explicou Alex. A sala fica na parte administrativa da cadeia, que não tem movimento no final de semana. A área também não tem câmeras de segurança.

Segundo o diretor, um Boletim de Ocorrência já foi feito e a equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi chamado para fazer a perícia do local.

[cotidiano] Nove pessoas da mesma família são envenenadas em almoço de Dia das Mães em PE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga o envenenamento de nove pessoas de uma mesma família. O crime teria ocorrido no domingo, 14, no município de Camaragibe, região metropolitana do Recife. De acordo com as vítimas, todas passaram mal após o almoço de comemoração ao Dia das Mães.

A responsável por cozinhar os pratos, Débora Regina Belo Soares, de 22 anos, é quem apresenta o pior quadro. Ela está em estado grave e respirando por aparelhos no Hospital da Restauração (HR), na região central do Recife. A polícia suspeita que seu ex-namorado, cuja identidade não foi revelada, misturou veneno para matar ratos, conhecido como “chumbinho”, aos condimentos usados para cozinhar.

Segundo parentes de Débora, o rapaz teria ido até a casa da garota na noite de sábado, 13, para tentar reatar o namoro, terminado por ela dias antes. Durante a conversa, o jovem pediu para ela ir a um ponto comercial próximo comprar créditos de recarga para celular.

A Polícia encontrou uma espécie de pó preto dentro do pote de colorau. “Ele deve ter se aproveitado quando minha sobrinha saiu e jogou o veneno lá sem ela perceber”, disse uma tia, que prefere não ser identificada. Débora passou mal ainda na véspera do Dia das Mães e foi levada a uma unidade de saúde, mas a família não desconfiou. Por isso, os alimentos foram consumidos normalmente no dia seguinte.

Na tarde do domingo, logo após a refeição, outras oito pessoas da família começaram a passar mal, com dores no estômago e de cabeça, além de vômito e desmaios. Três foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões e passaram a noite em observação, mas foram liberadas no final da manhã desta segunda-feira, 15. Os outros cinco familiares foram levadas à UPA da Caxangá, dos quais três foram transferidas para o HR e continuam internadas.

O gato da família – que também teria se alimentado com a comida – foi encontrado morto na residência. A polícia recolheu o animal e vai fazer exame toxicológico nas vísceras.

Fonte: Isto É

[segurança] RN atinge marca de 900 homicídios em 2017; 'Nunca se matou tanto', diz instituto

Aviolência segue desenfreada e batendo recordes negativos no Rio Grande do Norte. Neste domingo (14), com o assassinato de um casal em São José do Campestre, cidade distante 100 quilômetros de Natal, o estado alcançou a marca de 900 homicídios registrados somente este ano. A média é de 6,7 assassinatos por dia. Os dados são do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no RN.

Segundo dados do OBVIO, 851 homens e 47 mulheres já foram assassinados este ano no RN; há corpos de duas vítimas que ainda não foi possível determinar o sexo.

Além de homicídios dolosos, entram na estatística elaborada pelo OBVIO outros crimes violentos que resultem em morte, como roubo (no latrocínio), estupro ou lesão corporal seguidos de morte. Cadáveres e ossadas encontradas e mortos em confrontos policiais também são considerados.

Especialista em segurança pública e coordenador do OBVIO, Ivênio Hermes afirma que "nunca se matou tanto no Rio Grande do Norte". Ano passado, entre 1º de janeiro e 14 de maio, o instituto havia contabilizado 702 homicídios. "Agora, com a marca de 900 neste mesmo período, temos um crescimento no número de assassinatos na ordem de 28,21%. Isso significa uma taxa de 22,66 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, uma das mais altas do país", acrescentou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) – é considerada aceitável uma taxa de 10 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes – mesma escala utilizada pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

“As políticas públicas de enfrentamento da violência, mais uma vez, se mostram ineficazes. Ações isoladas, com pouco respaldo em uma integração entre as agências de polícia e suas inteligências, notoriamente não reduzem a violência homicida e continuamos mantendo a média de 100 vidas perdidas a cada 15 dias”, comentou Ivênio.

Fonte; G1RN

[segurança] No Dia das Mães, homem tenta matar a ex-mulher e filho de 11 anos leva dois tiros

Um menino de 11 anos foi baleado pelo próprio pai no final da tarde deste domingo (14), Dia das Mães. O caso aconteceu na cidade de Mossoró, no Oeste potiguar. De acordo com a Polícia Militar, testemunhas disseram que o menino tentava defender a mãe durante uma briga com o ex-marido, quando foi atingido.

De acordo com a PM, quando os policiais chegaram ao local, a mãe não quis falar nada. Os vizinhos teriam dito que o pai da criança foi o autor dos disparos e que teria saído do local com uma arma de fogo na mão. O garoto foi atingido por dois disparos: um no braço e outro na região da barriga.

O menino foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Santo Antônio e depois foi levado para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Ele precisou ser transferido para a UTI do Hospital Wilson Rosado, onde continua internado.

O pai da criança ainda não foi localizado. Também não há informações sobre a motivação da briga dele com a mãe da criança.

[política] Dilma vazou informações de investigações e ainda deu conselho para obstrução da justiça

São tão graves as acusações extraídas das delações de Mônica Moura e João Santana, divulgadas também em vídeo, que nos meios jurídicos já se aposta até em prisão da ex-presidente Dilma, com o objetivo de preservar provas e barrar suas tentativas de obstruir a Lava Jato. Além de compartilhar com investigados as informações recebidas do ministro da Justiça sobre a ação da Polícia Federal, Dilma ainda recomendou a Mônica e João esconder em Cingapura o dinheiro depositado na Suíça.

Vazar informações obtidas em razão do cargo pode render ação penal Dilma e Cardozo, ex-ministro. Art.325 do código penal, cana de 2 anos.

Ao avisar o casal de marqueteiros sobre os passos da Lava Jato, Dilma pode ser enquadrada em novo crime de obstrução à Justiça. O terceiro.

Além da prisão de Dilma, a força-tarefa da Lava Jato quer pôr as mãos no laptop da ex-presidente, onde podem ser encontradas as provas.

Ordem judicial fará o Gmail localizar em seus servidores as mensagens que Mônica trocou com Dilma usando apenas a pasta de rascunhos.

Fonte: CLÁUDIO HUMBERTO

domingo, 14 de maio de 2017

[segurança] Adolescente confessa que matou funileiro em Apodi para entrar no PCC

Diferente do que informou para a Policia Civil quando foi apreendido, o adolescente de 17 anos matou o funileiro Maikon Alexsandro Fernandes Pompeu, de 23 anos, em Apodi, para ingressar no Primeiro Comando da Capitão, o PCC.

O assassinato aconteceu próximo ao Bar Leão, no Centro da cidade, no dia 12 de abril. Após o crime, o menor fugiu para a cidade de Viçosa, porém foi rastreado e localizado pela Polícia Militar.

Ao delegado Renato Oliveira, o adolescente havia dito que matou por ciúmes. No entanto, ao chegar na Justiça, ele terminou admitindo que não tinha nada contra a vítima e menos ainda a vítima contra ele. Matou apenas para cumprir uma exigência do PCC.

O Primeiro Comando da Capital deixou de ser, definitivamente, exclusivo dos porões dos presídios de São Paulo, e passou para os presídios do país inteiro. No Rio Grande do Norte, a facção está em praticamente todos municípios polos.

E diferente de como ocorria antes, agora para entrar na facção não precisa estar preso. Quando se está fora da prisão, o PCC também admite novos membros, porém, tem exigências. E uma delas dá uma demonstração de coragem para atuar no mundo do crime e fazer na prática.

Foi o que fez o adolescente em Apodi, segundo relata o promotor Armando Lúcio Ribeiro.

Fonte: Mossoró Hoje

[política] Rogério Marinho na lista dos deputados com maior número de inquéritos e ações penais no STF


Dados divulgados pelo Congresso em Foco dão base para uma lista formada por 13 deputados que juntos acumulam 100 inquéritos e ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Os campeões em número de acusações criminais na mais alta corte do país colecionam de 5 a 18 pendências judiciais.

Segundo o levantamento eles representam 12 estados (Amapá, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Ceará, Paraná, São Paulo, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Alagoas) e dez partidos políticos (PDT, PTB, PMDB, PSDB, PSL, PT, PSC, PR, PP e Solidariedade).

A lista conta com a presença de parlamentares que exercem funções de prestígio na Câmara Federal, como é o caso do relator da reforma trabalhista, o deputado potiguar Rogério Marinho (PSDB-RN).

Rogério Marinho é investigado por lavagem de dinheiro, peculato, falsidade ideológica e crimes contra a ordem tributária. A última investigação, por crimes contra a administração pública e peculato, foi aberta no dia em que o Plenário aprovou o seu substitutivo que altera radicalmente a legislação trabalhista, em 27 de abril. Segundo o Congresso em Foco, Marinho não se manifestou sobre as suspeitas.

Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG), Nilson Leitão (PSDB-MT). Aníbal Gomes (PMDB-CE), Arthur Lira (PP-AL) e Alfredo Kaefer (PSL-PR), Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-SP), e até o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez (PT-SP) constam na lista.

[humor] Dilma presenteia Temer


[publicidade] Feliz Dia das Mães da Mix Doçuras

[política] Palácio emprega babá de Michelzinho como assessora, diz blog


O Palácio do Planalto emprega uma babá de Michelzinho, Leandra Brito (à esquerda, na foto acima), como assessora do Gabinete de Informação em Apoio à Decisão (Gaia), órgão responsável por municiar o presidente da República com dados para a tomada de decisão.

Leandra diz não ser babá do menino, mas não sabe precisar o que faz no palácio.

— O Michel não tem babá. Ele é uma criança como outra qualquer. Minha função é assessorar dona Marcela e o presidente em toda e qualquer situação — afirma Leandra.

Ela não deu, entretanto, nenhum exemplo do tipo de assessoramento.

Leandra dá expediente no Palácio do Jaburu ou em viagens da família Temer, como na Páscoa, quando os acompanhou para São Paulo, ou no réveillon, quando viajou para uma reserva da Marinha no Rio de Janeiro. Recebe R$ 5.194 mensais, fora as diárias referentes às viagens.

O Palácio do Planalto diz que a funcionária está sendo transferida do Gaia para o staff que serve à família do presidente, o que ainda não teria acontecido por questões burocráticas.

Já Temer afirma que Leandra é alguém por quem o filho “se afeiçoou” e que Michelzinho, de 8 anos, “não precisa de babá”.

Fonte: Lauro Jardim

[segurança] Bandidos são surpreendidos por Polícia Militar de Apodi e trocam tiros


Na noite deste sábado (14), uma viatura da Polícia Militar de Apodi trafegava pela BR 405, no sentido de Apodi a Mossoró quando foi surpreendido, na altura da entrada de Governador Dix Sept Rosado, com galhos espalhados pela pista. Os galhos haviam sido colocados por meliantes que pretendiam assaltar o veículo, eles só não imaginavam que o veículo era uma viatura.

Após parar para retirar os galhos da estrada os meliantes vieram ao encontro dos PMs que os receberam à bala. O reforço foi acionado e os meliantes entraram no matagal. Ninguém foi preso.


[cotidiano] Coreia do Norte lança míssil e assusta vizinhos do Sul


A Coreia do Norte lançou na manhã deste domingo (horário local) um míssil balístico que caiu no mar entre a sua costa nordeste e o Japão. A informação foi confirmada pelos governos da Coreia do Sul e do Japão.

O míssil foi lançado de uma região chamada Kusong, ao norte da capital Pyongyang, e voou cerca de 700 quilômetros – e por aproximadamente meia hora – antes de cair no mar. Foi o primeiro teste em duas semanas. Nos últimos dois meses, a Coreia do Norte já havia feito testes e disparado ao menos outros quatro mísseis balísticos. São mísseis que, se bem sucedidos, são capazes de voar distâncias superiores a 5 000 quilômetros – ou seja, de cruzar diferentes continentes.

O novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, convocou uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança para discutir a nova agressão dos vizinhos do norte. Ele tomou posse na quarta-feira passada e havia prometido insistir no diálogo para tentar encerrar o clima de animosidade com a Coréia do Norte, do ditador Kim Jong-un.