logo

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

[política] Vem aí mais uma disputa: Alves X Farias

Depois das eleições de outubro passado, a família Alves tem uma nova disputa contra o governador do Estado, Robinson Faria (PSD).

O senador Garibaldi Filho (PMDB) se articula junto aos prefeitos do PMDB para reeleger Benes Leocádio (PMDB), de Lajes, presidente da FEMURN. Por outro lado, Robinson defende a candidatura do prefeito de Mossoró, Silveira Júnior (PSD).

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

[política] Governador empossa secretários: Esporte, Justiça e Cidadania

O Governador Robinson Faria empossou na tarde desta quarta-feira (7), no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, mais três auxiliares de governo. São eles George Câmara, que ficará à frente da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL); Ricardo Furtado como controlador Geral do Estado, e Zaidem Heronildes para a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, Sejuc. Após a leitura do termo de posse, o Governador Robinson Faria assinou o livro legitimando a posse dos novos auxiliares.

George Câmara falou sobre o convite para assumir a SEEL e da responsabilidade por fazer parte de uma gestão com olhar inovador para o Estado. “É com confiança que assumimos esse grande desafio. Temos, em sintonia com cada secretário, de levar as políticas públicas para quem realmente precisa, a cada ponta da sociedade, e fazer com quem elas passem a ser políticas de estado e não de governo. Temos convicção da grande responsabilidade, mas é interessante compartilhar que cada secretário deseja, em sintonia, reconstruir o Rio Grande do Norte”.

Zaidem Heronildes agradeceu ao Governador pela confiança para comandar  uma das pastas mais importantes do estado.  “A missão da Sejuc é garantir a segurança e os direitos civis dos cidadãos potiguares. Tenho consciência que realizaremos um grande trabalho, com muito empenho”.

Ricardo Furtado, que é procurador de carreira do estado, externou a responsabilidade em assumir um novo compromisso com o Rio Grande do Norte e falou da satisfação. “Este é um desafio diferente para mim e que assumo com grande expectativa. O Governador tem uma nova forma de administrar. Estamos seguindo o novo tom que o chefe do Executivo quer dar à administração pública”, encerrou.

O Governador Robinson Faria declarou que segue com a promessa de campanha de indicar apenas nomes técnicos para compor as pastas do governo. “Hoje é mais um dia muito importante para o nosso Governo porque estamos obedecendo e mantendo o mesmo critério desde a escolha do primeiro nome, isso em consideração ao povo potiguar que depositou a confiança em nós para tirar o estado da estagnação econômica e social que se encontra. Esses nomes, que se comprometeram a ouvir e interpretar as vontades do povo, engrandecem e dão legitimidade a nossa administração e ao nosso Governo ”, declarou.

O evento teve a presença ainda da chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, do deputado estadual Fernando Mineiro, dos deputados estaduais diplomados Galeno Torquato e Carlos Augusto Maia, do prefeito de Várzea, Getúlio Ribeiro, do presidente do PC do B, Antenor Roberto, e auxiliares de governo das administrações direta e indireta.

[cultura] Possíveis bandas que tocarão no carnaval de Apodi rolam nas redes sociais

A cerca de quarenta dias do carnaval algumas pessoas já começam a especular sobre as possíveis bandas que irão tocar em Apodi neste ano. Veja:

Possíveis Bandas que tocarão no Carnaval de Apodi em 2015.

*Dan ventura
*Rei da cacinbinha
*abrakadabra
*Ricardo Chaves
*leva Nóis
*babado novo
*inala
*bakulejo
*Polentinha do arroxa
*Fantasmao
*Saia Elétrica
*luxúria
*Edy city
*Flávio e Pisada quente.

[segurança] Polícia Militar de Apodi reforça policiamento nas ruas através de diárias operacionais

Seguindo o cronograma de segurança do Estado, o Capitão Marcos Carvalho esteve em Mossoró em uma reunião para discutir a respeito do investimento realizado pelo governo no aumento com as diárias operacionais de 300 policiais no Rio Grande do Norte e para Apodi já foram disponibilizadas 2 vagas onde, através no Policiamento a Pé Ostensivo - PPO, a Polícia Militar está realizando a operação Cosme e Damião, ou seja, dois PMs juntos e a pé nas ruas de Apodi.

Segundo a Polícia Militar, a operação começou esta semana e irá até o carnaval. A medida visa diminuir e intimidar os meliantes que pretendem colocar a vida da sociedade civil em perigo.

A Diária Operacional irá ser paga aos policias nos dias em que eles estiverem de folga, o que também pretende acabar com os "bicos", medida adotada pelo novo comandante da Polícia do Estado.

[cotidiano] Bill Gates bebe água de máquina que transforma fezes em líquido potável

Nos últimos anos, o cofundador da Microsoft Bill Gates tem buscado, por meio da fundação que leva o seu nome, incentivar o desenvolvimento de tecnologias que solucionem alguns dos problemas enfrentados pelos países mais pobres do mundo — entre eles, o acesso a água potável. Pois, a julgar por um vídeo publicado nesta segunda-feira na internet, essa meta pode está bem próxima de ser alcançada.

Disponibilizado no canal mantido por Bill Gates no YouTube, o vídeo mostra o filantropo testando uma engenhosa, e gigante, máquina batizada de Janicki Bioenergy Omniprocessor. Nas imagens é demonstrado como a criação consegue transformar dejetos humanos em água potável. Ao final, o próprio Bill Gates testa a engenhoca, bebendo um copo de água que até cinco minutos antes eram parte de fezes.

De acordo com os criadores da máquina, ela é capaz de criar 86 mil litros de água por dia, e 250 kw de eletricidade, a partir de dejetos de 100 mil pessoas.

Financiada pela fundação de Gates, o Omniprocessor será levado para Dakar, no Senegal, esse ano para um projeto piloto que oferecerá água potável para a população local.

Fonte: O Globo

[segurança] Prazo para o Alistamento militar obrigatório já está aberto; Saiba quais documentos são necessários para se apresentar

Os cidadãos nascidos em 1997 e que completam 18 anos em 2015 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima da sua residência. Para cumprir com seu dever cívico, os jovens do sexo masculino precisam apresentar na Junta Militar documentos: certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e foto 3×4 (recente). O prazo para o alistamento militar começou no dia 2 de janeiro e vai até 30 de junho de 2015.

Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência têm de mostrar atestado médico. Todos os documentos necessitam ser apresentados em suas versões originais. Segundo dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país. Cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas.

[segurança] Policiais do GTO sofrem grave acidente no interior do RN

No início da noite desta terça-feira, 06, fomos informados de que a Viatura Renault Duster, pertencente à 3ª CPM/6º BPM, de Jucurutu, a bordo da qual estava Policiais do GTO de Jucurutu, se envolveu em um acidente na RN 118, próximo à Cidade de Caicó.

Os Policiais que foram vítimas do acidente informaram que o sinistro aconteceu quando o motorista da Viatura precisou frear em uma “buraqueira”, momento em que foram colhidos na traseira, por um caminhão.

Segundo os PMs, o impacto foi tão forte que a Viatura foi jogada vários metros para fora da pista, ficando totalmente destruída.

Apesar da gravidade do acidente, todos os Policiais e o motorista do caminhão não sofreram ferimentos.

Fonte: portalnco

[saúde] Lixo toma conta das ruas de Apodi, afirma Gazeta

APODI – Uma cidade suja. Assim o município tem sido conhecido não só por seus moradores, mas também por pessoas de outras localidades que passam pela cidade oestana. Um levantamento feito pela reportagem da GAZETA DO OESTE constatou o acúmulo de lixo em seis bairros distintos de Apodi. “Apodi é hoje a cidade mais suja do Rio Grande do Norte”, disse um morador, que preferiu não se identificar temendo represálias por parte do prefeito Flaviano Monteiro. “Nós não podemos nem reclamar porque esse prefeito é perseguidor”, revela o morador ao jornal.

Dentro do levantamento feito pela reportagem, chegou-se ao número de nove lixões espalhados por diversas localidades do município oestano.

Na Chapada do Apodi, dois lixões foram identificados, sendo que um é voltado para o lixo hospitalar e o pior: despejado a céu aberto sem a existência de fiscalização ou controle por parte das autoridades sanitárias e ambientais do município. O outro lixão na Chapada do Apodi vem contribuindo para a destruição da imagem do turismo em nível de região. “Com tanto lixo jogado em nosso distrito de Soledade, nós, os moradores, não sabemos mais a quem apelar”, desabafou um morador da comunidade, frisando que chegou buscar amparo na Prefeitura de Apodi, no entanto, não obteve qualquer sinal ou interesse do Executivo em solucionar o problema.

Na baixa do Caic, a prática esportiva e de lazer que deveria ser estimulada pela Prefeitura de Apodi é impedida pelo acúmulo de lixo no campo de futebol localizado no bairro. No bairro IPE também foi verificado o acúmulo de lixo. O humilde bairro da Garilândia não é diferente dos demais. O lixo toma conta das ruas e, apesar dos insistentes apelos feitos pelos moradores, a municipalidade não toma providências.

No bairro Cruz das Almas, a reportagem constatou o sexto lixão, sendo que, neste bairro, o acúmulo de dejetos acontece dentro uma lagoa aterrada, fato esse que com a possibilidade de inverno pode acarretar em diversos problemas, sobretudo em relação à saúde pública. No distrito rural de Melancias, a realidade não se diferencia dos demais bairros ou localidades apodienses. Muitos lixos e dejetos se acumulam nas vias do deixando qualquer visitante com péssima impressão sobre a cidade, chegando a pensar que não existe administração municipal em Apodi.

Considerada um dos principais cartões-postais da cidade, a Lagoa de Apodi sofre com a falta de atenção do Poder Executivo apodiense no que se refere aos serviços básicos como é o caso da coleta de lixo. E como não poderia ser diferente, o centro de Apodi reflete o que tem sido vislumbrado em todos os bairros, distritos e localidades do município. “Já se tentou, por diversas formas, buscar uma solução, mas o que encontramos é a indiferença daqueles que até bem pouco tempo atrás se apresentava como o salvador da pátria e a solução para todos os problemas de Apodi. Existe uma preocupação maior com a proximidade do inverno já que as chuvas espalhariam o lixo pelas ruas e também o carnaval, período em que nossa cidade recebe muitos visitantes. É uma situação lamentável”, disse uma moradora em conversa com a reportagem da GAZETA DO OESTE.

[segurança] Rio Grande do Norte receberá investimento na segurança

A Tribuna do Norte destaca que, dentro do plano emergencial estabelecido pelo governador Robinson Faria também entram ações como a reestruturação do Itep, das delegacias e distritos policiais bem como a previsão da criação da Divisão de Homicídios “nos próximos dias”, segundo a secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Gonçalves Leite.

Até o dia 15, o Estado deve anunciar a distribuição de 50 novas viaturas para as polícias civil e militar, de acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Stênio Pimentel. “Já estamos com essas viaturas conosco, mas precisamos do termo de transferência”, explicou o delegado. Já sobre a Divisão de Homicídios – projeto especializado na investigação de homicídios no estado – Pimentel acrescentou que o projeto está em análise no Gabinete Civil, mas que ainda será aprimorado. “Vamos aumentar a divisão de 40 para 80 policiais”, acrescentou.

A Civil ainda conta com recursos assegurados para reestruturação de distritos policiais (R$ 3,6 milhões dentro da meta Senasp) e para modernização do serviço de inteligência (R$ 7 milhões). O Governo do Estado também esteve em reunião com o Ministério da Justiça para assegurar a liberação de outros convênios.

Outra meta do plano é a reestruturação do lado técnico da polícia civil: a investigação. A primeira delas é assegurar uma nova sede para o Itep. Deficiências de infraestrutura no instituto contribuíram para o acúmulo, até o início do ano passado, de 4 mil laudos periciais inconcluso. Além disso, R$ 5 milhões em equipamentos periciais foram adquiridos nos últimos dois anos, mas não instalados devido às deficiências elétrica e hidráulica do prédio.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

[segurança] Governo anuncia plano emergencial para segurança no RN

O governo anunciou nesta quarta-feira (7) a implantação de um plano emergencial de patrulamento para a segurança pública do Rio Grande do Norte. A secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, explicou que a pretensão inicial é manter a população segura com o policiamento nas ruas.

Em entrevista à InterTV Cabugi, a secretária disse que o investimento nos setores de investigação e recursos tecnológicos será o passo seguinte, "Nos preocupamos com as causas e sabemos que há várias vertentes que fomentam os índices de violência, mas no primeiro momento a prioridade será a sensação de segurança", afirma.

Para fortalecer o patrulhamento, a Sesed colocou 300 policiais militares a mais nas ruas de Natal e interior do estado. Todos serão pagos com diárias operacionais. "Se tivermos que passar dificuldades em outras áreas, passaremos", declarou Leite, enfatizando que a segurança pública será prioridade do governo.

Fonte: G1RN

[política] Vereador de Janduís que ocupava cargo na Prefeitura de Assú é demitido

Jozenildo-Morais-vereador-de-Janduís
O prefeito de Assú Ivan Júnior (Pros) passou a caneta e exonerou o servidor Jozenildo Morais ocupante do cargo de Inspetor Escolar. O cidadão é vereador do município de Janduís.

A origem do procedimento, segundo a explicação dada na Recomendação pelo promotor de Justiça da comarca de Janduís, bacharel Francisco Alexandre Amorim Marciano, foi o recebimento, pelo órgão ministerial, da denúncia de que a pessoa de Jozenildo Morais “vem acumulando cargos públicos de forma indevida, dentre eles os cargos de inspetor escolar no município de Assú, supervisor pedagógico e vereador na cidade de Janduís”.

[economia] Apodi ganhará, como herança do governo de Rosalba, o Transchapadão

 
Aconteceu agora a pouco, no Distrito de Soledade, uma reunião entre representantes do RN Sustentável, prefeito, vereadores, imprensa e membros da sociedade civil apodiense, onde teve como objetivo discutir a respeito da implantação do projeto do Transchapadão.

O Transchapadão é uma luta da sociedade civil e que tem como principal responsável o empréstimo do governo do Banco Mundial ao governo do Rio Grande do Norte ainda na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini.

O objetivo da reunião foi esclarecer as ações a serem desenvolvidas, dentro do projeto RN Sustentável, com referência à construção e melhoria das Estradas com a classificação de duas situações diferenciadas, ou seja: as estradas já pavimentadas, mas que não apresentam segurança para o meio de transporte predominante e estradas vicinais ou não, mas que se encontram em leito natural, e apresentam uma grande importância para o escoamento da produção local.

Também foi apresentado que o objetivo da Obra Estruturante é dar escoamento a produção local, principalmente das cadeias produtivas que são o foco principal do RN Sustentável, entre elas: Caprinovinocultura; Agricultura irrigada; Leite e derivados; Turismo; Cajucultura; Piscicultura; Apicultura. Melhorar a mobilidade da população para acesso aos serviços e Promover o desenvolvimento regional.

Segunda os coordenadores do projeto, para o RN Sustentável e para o Banco Mundial a estrada já está aprovada, precisando apenas de que os proprietários de terras que compreendem as margens da estradas doem a área suficiente para a construção da RN, visto ser preciso que haja uma largura de pelo menos 15 metros e que hoje há trechos com 7 metros de largura. Todos os proprietários que estavam presentes falaram que estavam dispostos a doarem o que for necessário para a construção. Com isso, para que a estrada possa ser construída falta apenas os transmites burocráticos.

[cotidiano] A Lagoa de Apodi está em chamas e totalmente poluída

A Lagoa do Apodi, ponto turístico da cidade, está em chamas. Este foi o registro da tarde desta terça feira.

Após ter secado a Lagoa, é usada como curral, vazante, campo de futebol e agora estão colocando fogo.

A Lagoa é um símbolo da cidade no momento está abandonada. O saneamento básico, que foi iniciado na gestão da ex-governadora Vilma de Faria, está abandonado e o que foi iniciado está sendo usado para se colocar o esgoto dentro da mesma.

Alguns movimentos já foram realizados para preservar a lagoa em tempos outrora, contudo está esquecida. O próprio prefeito Flaviano Monteiro foi um dos que iniciou o movimento de luta pela preservação deste patrimônio com o fórum das entidades.

Na tarde desta segunda um outro cidadão registrou a imagem de várias espécies de peixes que estão morrendo com a seca da Lagoa. São centenas de peixes.

Além disso o Calçadão também está abandonado. São diversos os problemas, entre eles a falta de manutenção com o desgaste da madeira que envolve o local.

As imagens são tristes e lamentáveis.

Uma comissão de pessoas interessadas na proteção da mesma vem se reunindo tentando buscar uma solução para o caso, mas até o momento estão aguardando as autorizações dos órgãos legais. Nesta quinta (08) ocorrerá mais um encontro na Secretaria de Agricultura do Município.

[segurança] Inspeção apreende facas, drogas e celulares dentro de unidade prisional em Apodi

Do Jornal O Vale do Apodi

Agentes Penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) juntamente com policiais do Grupo Tático Operacional (GTO), da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi, encontraram três celulares, dois carregadores, um tablete e mais duas trouxas de maconha, duas facas, e outros objetos não permitidos no interior da carceragem.

A inspeção foi feita durante a tarde desta segunda-feira, após os agentes penitenciários de plantão terem percebido que os presos estavam fazendo uso de droga e celular.

Os agentes acionaram o comandante da 2ª Companhia de Polícia de Apodi, capitão Marcos Carvalho e o Grupo Tático Operacional (GTO), que se deslocaram até a unidade prisional onde fez um pente fino na carceragem. Os objetos que foram apreendidos e retirados das celas, será encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade, sob o comando do bacharel Renato da Silva Oliveira, que tomará as providenciam necessárias.

“Sempre realizamos vistorias na carceragem do CDP de Apodi com o apoio das policias Civil e Militar, assim evitamos que presos fiquem fazendo uso de celulares para extorquir comerciantes e empresários da região”, comentou o diretor da unidade, agente Márcio Morais que tem feito excelente trabalho à frente da unidade.

Durante a revista feita pelos agentes e policiais, descobriu-se que o apenado Eduardo Elivelton, tido como preso de bom comportamento e que estava realizando trabalhos externos na unidade, era o responsável pela entrada dos objetos ilícitos dentro do estabelecimento penitenciário como droga e celulares.“Depois de denunciado pelos próprios colegas de prisão, Eduardo Elivelton mostrou aos policiais e agentes, onde enterrava os celulares no muro do CDP”, comentou o cabo Antônio Holanda.

A vistoria fora realizada pelos agentes penitenciários, Márcio Morais, Wagner Luiz e pelos policiais do GTO de Apodi, sargento Antônio Holanda e os soldados Berguinho e Heider.

O CDP de Apodi conta com cerca de 50 presos que cumprem pena nos regimes fechado e semiaberto. A unidade existe há cinco anos e custódia presos da Comarca de Apodi formada pelos municípios de Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.

[educação] Piso dos professores sofre aumento de 13,01%

O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta terça-feira (6), que o piso salarial do magistério terá aumento de 13,01%. Com o reajuste, o salário inicial passará para R$ 1.917,78 a partir deste mês. O cálculo está previsto na Lei do Piso (Lei 11.738/2008), que vincula o aumento ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.

O novo montante é relativo ao salário inicial dos professores de escola pública, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais.

De acordo com a lei, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O piso salarial subiu de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme números incluídos no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451. Em 2013, o piso passou para R$ 1.567 e em 2014 foi reajustado para R$ 1.697. O maior reajuste foi registrado em 2012, com 22,22%.

[política] Presidente do TSE nega andamento à ação do PROS sobre Fundo Partidário

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, negou seguimento à ação cautelar em que o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) solicitava acesso imediato à parcela de 95% na distribuição das cotas do Fundo Partidário. Com a decisão do ministro, ficou prejudicado o pedido de liminar da ação.

O PROS argumentou, entre outras alegações, que, após obter o registro no TSE em 24 de setembro de 2013, está apto a participar do processo eleitoral, a receber recursos do Fundo Partidário e a ter acesso gratuito ao rádio e televisão.

O partido informou que ajuizou no TSE petição (Pet nº 76693), pendente de julgamento final, em que solicita sua inclusão na parcela dos 95% do Fundo Partidário, tendo relacionado os nomes dos candidatos ao cargo de deputado federal que migraram para a legenda no prazo de 30 dias de sua criação.

Decisão 

O presidente do TSE informa que o PROS requereu, em 11 de outubro de 2013, participação no montante de 95% do Fundo Partidário segundo representação na Câmara dos Deputados na eleição de 2010, considerados os votos obtidos pelos parlamentares que migraram para a legenda recém-criada.

O ministro Dias Toffoli lembra que, em 16 de janeiro de 2014, o ministro Marco Aurélio, que já não integra mais o TSE, concedeu liminar em ação cautelar, determinando o rateio "considerados os Deputados Federais que migraram” para a legenda, com a retenção dos valores respectivos da sigla até decisão final na Petição nº 76693.

“Verifica-se, portanto, que os fatos discutidos nas referidas ações dizem respeito ao rateio do Fundo Partidário para a legislatura de 2011-2014, envolvendo discussão acerca da migração de deputados federais para o PROS no ano de 2013, logo após a sua criação”, diz o ministro Dias Toffoli.

Segundo ele, no caso em exame, “o acesso postulado pelo autor aos recursos do Fundo Partidário se refere à Legislatura que se inicia em fevereiro de 2015” e tem como causa de pedir o número de votos válidos atribuídos ao PROS na eleição geral de 2014.

“Não se verifica, portanto, interesse jurídico na presente ação, uma vez que a tutela pretendida não se presta a garantir resultado útil do processo principal”, destaca o presidente do TSE, ao negar andamento à ação cautelar.

A relatora da Pet nº 76693 é a ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Fonte: TSE

[humor] CBF quer auditoria no placar de 7 a 1 da Alemanha contra o Brasil

A CBF resolveu pedir a FIFA uma auditoria sobre o placar de 7 a 1 da Alemanha contra o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo de 2014. A CBF diz que o pedido de autoria se deve ao fato de que muitos brasileiros continuam sem acreditar no placar do jogo. 

“O placar pode estar errado. Alguns daqueles gols podem não terem sido gols de verdade mas sim, replays de gols anteriores. Foi uma partida muito confusa, gol atrás de gol, e a possibilidade de erro é grande”, disse um assessor da CBF, justificando a razão da auditoria. 

A ideia de autoria foi motivada, também, depois que o PSDB solicitou uma auditoria ao TSE, sobre o resultado das urnas, nas eleições do segundo turno. A FIFA ainda não se pronunciou sobre o pedido de auditoria. Já a confederação alemã de futebol disse que uma auditoria pode piorar ainda mais a situação do Brasil. “Pode ser que na auditoria eles descubram mais gols da Alemanha, que não foram vistos pelo juiz, e o placar final ficar bem maior que o 7 a 1...”, disse.

[economia] Banco do Brasil abre concurso público no RN e mais 14 estados

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para um concurso público para formação de cadastro de reserva no cargo de escriturário nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Para participar, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação.

O cargo tem remuneração inicial é de R$ 2.227,26 para jornada de 30 horas semanais. Além disso, os selecionados terão participação nos lucros ou resultados, nos termos da legislação pertinente e acordo sindical vigente, ajuda alimentação no valor de R$ 572,00, vale-refeição de R$ 431,16, vale-transporte, vale-cultura de R$ 50, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, de valor previsto na CCT, e previdência privada.

A seleção, prevista para o dia 15 de março de 2015, será composta por provas objetivas de 70 questões e redação. No total, são 25 questões de Conhecimentos Básicos (Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Atualidade do Mercado Financeiro) e 45 de Conhecimentos Específicos (Cultura Organizacional, Técnica de Vendas, Atendimento, Domínio Produtivo da Informática e Conhecimentos Bancários).

A partir dessa seleção, o BB volta a cobrar também conhecimentos de Inglês. Outra novidade do certame é a reserva de 20% das vagas para candidatos que se declararem negros, em cumprimento ao projeto aprovado pelo Senado. Os candidatos irão prestar ainda a Prova Discursiva de caráter eliminatório, e na segunda etapa, serão realizados exames médicos e procedimentos admissionais, de caráter eliminatório.

Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br até o dia 19 de janeiro. A taxa é de R$ 40.

[economia] Robinson Faria quer retomada de vôos comerciais para o Aeroporto de Mossoró

Mossoró foi a primeira cidade do interior a receber a visita do Governador Robinson Faria, nesta terça-feira (06). O compromisso inicial do Chefe do Executivo foi no Aeroporto Dix-Sept Rosado, logo após o desembarque.

Acompanhado do Secretário Estadual de Infraestrutura, Jáder Torres, o Governador vistoriou as instalações do aeroporto para conhecer as necessidades locais para reabertura da estrutura para vôos regulares.

“O Governo do Estado vai fomentar o turismo e viemos nessa visita de trabalho para fazer um levantamento das condições do aeroporto e tomarmos as providências para que Mossoró volte a dispor de vôos comerciais. Já iniciamos o contato com empresas de aviação e vamos conceder incentivos através do abatimento do ICMS para o querosene da aviação”, declarou o Governador.

No aeroporto Robinson Faria foi recepcionado pelo Prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, pelo Vice-Prefeito, Luís Carlos, e pelo Deputado Federal diplomado, Beto Rosado, pelo Deputado Estadual diplomado Galeno Torquato. Junto com o Governador estiveram em Mossoró também o Secretário Estadual de saúde, Ricardo Lagreca, a Secretária Estadual de Segurança, Kalina Leite, o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, a Secretária Estadual de Comunicação, Georgia Nery e o Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes da Silva Filho.

[política] Henrique Alves deverá ficar de fora da operação lava-jato por faltas de provas

Investigadores que atuam na Lava Jato também entendem que o atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deverá se livrar das investigações do caso em fevereiro.

Conforme a Folha apurou, são considerados fracos os indícios contra Alves, contra quem não deve haver nem um pedido de abertura de inquérito para analisar suposta ligação com o esquema de desvio de recursos da Petrobras e lavagem de dinheiro.

Sem investigação, ele terá o caminho aberto para assumir um ministério no governo de Dilma Rousseff, provavelmente a pasta do Turismo.

Deputado que não disputou a reeleição, Henrique Alves informou publicamente ter pedido aos seus correligionários que não trabalhassem para ele assumir uma cadeira na Esplanada até que ficasse claro que o peemedebista não estava entre os alvos da Operação Lava Jato.

[cotidiano] Homem nu invade elevador e abusa de vizinha idosa

Um homem foi preso por tentativa de estupro no centro de Belo Horizonte, Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, o acusado entrou nu no elevador do prédio em que mora e agarrou outra moradora de 73 anos, na noite desta segunda-feira (05).

Moradores contaram que a idosa esperava o elevador, e quando a porta se abriu o suspeito pegou a vítima pelo braço e começou a beijá-la. O homem de 28 anos ainda apertou os seios da moradora.

A PM foi acionada e quando começou a interrogar o suspeito, ele tirou a roupa e começou a se masturbar na frente dos militares. Ele foi detido e levado para a Delegacia de Mulheres. De acordo com a PM, o homem não resistiu à prisão.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

[política] Robinson Faria é o segundo governador mais rico do País, revela o TSE

Dos 27 governadores brasileiros, 13 declararam ao Tribunal Superior Eleitoral deter um patrimônio superior a 1 milhão de reais.

Geraldo Alckmin (PSDB), reeleito em São Paulo, e Fernando Pimentel (PT), governador de Minas Gerais, estão entre eles.

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), encabeça a lista com um patrimônio superior a 37 milhões de reais, segundo a declaração feita ao TSE.

Todos os governadores assumiram seus cargos e novos mandatos na última quinta-feira, 1 de janeiro.

Reinaldo Azambuja (PSDB) – Mato Grosso do Sul
Valor do patrimônio declarado ao TSE: R$ 37.850.616
Bem de maior valor declarado: uma área de terras com 1.041,7 hectares na Fazenda Taquarussu na cidade de Maracaju (MS)  no valor estimado de R$ 10.410.200.

Robinson Faria (PSD) – Rio Grande do Norte
Valor do patrimônio declarado ao TSE: R$ 8.333.819,99
Bem de maior valor declarado: 31 apartamentos em Parnamirim (RN) no valor de R$ 4.086.993,00

Confúcio Moura (PMDB) – Rondônia
Valor do patrimônio declarado ao TSE: R$ 6.514.676
Bem de maior valor declarado:  Titulo da Dívida Agrária – Desapropriação de imóvel rural no valor de R$ 2.574.129,00

Beto Richa (PSDB) – Paraná
Valor do patrimônio declarado ao TSE: R$ 5.547.334
Bem de maior valor declarado: Investimento LCA/CRI junto ao Banco Itau no valor de R$ 1.159.662,00

Marconi Perillo (PSDB) – Goiás
Valor do patrimônio declarado ao TSE: R$ 3.781.522
Bem de maior valor declarado: Rebanho de bovinos, bufalinos e equinos no valor de R$ 1.282.000


Simão Jatene (PSDB) – Pará
Valor do patrimônio declarado ao TSE: R$ 3.218.363
Bem de maior valor declarado: Apartamento no valor de  R$ 950.000,00

Fonte: Exame

[economia] Amigos que apostaram R$ 100 mil fazem 15 quadras na 'Mega da Virada'

O grupo de amigos de Curitiba que apostou R$ 100 mil na “Mega-Sena Virada” acertou 15 quadras no valor de R$ 432,36 cada. Apesar de não terem recuperado o valor investido, os apostadores não desanimaram. “A nossa meta principal é acertar o prêmio maior. O foco agora está no próximo ano, já estão pensando na aposta do ano que vem”, disse Auxílio Suguimoto que é proprietário da lotérica que recebeu o bolão.

Esse grupo de amigos é formado por dez homens – cada um contribuiu com R$ 10 mil neste ano, e o retorno foi de aproximadamente R$ 648 para cada. Em 2013, o bolão deste mesmo grupo bateu a casa dos R$ 70 mil e, entre quadras e quinas, foram 70 acertos. Desde que surgiu a Mega-Sena da Virada, há seis anos, eles investem nessas apostas mais robustas.

E eles gostam de sigilo. Suguimoto conta que são engenheiro, médico, geólogo, economistas e profissionais liberais. “Tem uns que nem a mulher sabe destas apostas. Os grandes apostadores não gostam de aparecer... É uma prática muito pessoal”, disse o comerciante.

Suguimoto disse ainda que esses homens têm o hábito de apostar em cassinos no exterior e com esses prêmios maiores, como os pagos pela Mega-Sena da Virada, decidiram apostar alto também no Brasil. “Atrai os apostadores, e o dinheiro acaba ficando aqui. Quanto maior o prêmio, mais apostas grandes”. 

A lotérica do Suguimoto é tradicional na capital paranaense e acaba atraindo esses apostadores mais corajosos. Outro cliente cativo, contou o comerciante, apostou sozinho R$ 50 mil em combinações de 15 dezenas. Neste caso, ainda que não tenha acertado o prêmio maior de R$ 260 milhões, recuperou parte do valor aplicado ao fazer 55 quadras. Ele levou cerca de R$ 23 mil para casa. Pode-se dizer que a sorte anda rondando este apostador desde 2013. De acordo com Suguimoto, na edição anterior da Mega-Sena da Virada ele acertou 10 quinas e 225 quadras.

Fonte: G1

[política] Robinson anuncia titulares da Sejuc, DER e Controladoria Geral do RN

O governador Robinson Faria confirmou os nomes de três novos auxiliares. Os advogados Ricardo Furtado e Zaidem Heronildes assumirão a Controladoria Geral do Estado e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), enquanto que o engenheiro civil Eduardo Pagnoncelli será o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER).

Para assumir a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania foi convidado Zaidem Heronildes da Silva Filho, advogado pós graduado em Direito Processual Civil. Ele também foi membro da comissão de Direitos do Consumidor da OAB por dois anos.

O engenheiro civil pós graduado em orçamento e planejamento Eduardo Pagnoncelli será o novo diretor Geral do DER/RN. Ele já foi chefe do setor de engenharia da Câmara Municipal de Natal e chefe do setor de engenharia da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

[educação] Inscrições para o ProUni começam no dia 26 de janeiro

As inscrições para os candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2015 começam no dia 26 de janeiro e poderão ser feitas até 29 de janeiro. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, no site do programa. O edital com o cronograma está publicado na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União.

O programa terá duas chamadas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 2 de fevereiro e o da segunda, no dia 19 de fevereiro. O estudante poderá consultar o resultado na página do Prouni, na internet. O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

Podem concorrer às bolsas os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do ProUni. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

[segurança] Obrigatoriedade de novo extintor para carros é adiada por 90 dias

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), decidiu adiar por 90 dias a obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio veicular com carga ABC.

O adiamento será contado após a publicação de uma nova resolução, mas o órgão informou que já não multará quem dirigir sem o equipamento.

Mais cedo, o Denatran anunciou que não pretendia ampliar o prazo para troca do equipamento e que seguiria a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro. A decisão, contudo, foi alterada na noite desta segunda-feira (5).
Com isso, motoristas que reclamavam da dificuldade de encontrar o extintor terão mais tempo para equipar o carro e se preparar para não infringir a lei. Após os 90 dias de prorrogação, os condutores que não cumprirem a determinação podem ter de pagar R$ 127,69 de multa e ainda perder 5 pontos na carteira de habilitação.

[humor] Brasileiro oferece cinco milhões para quem aceitar se casar com a sua filha

Um empresário brasileiro do setor da indústria está oferecendo cinco milhões de reais, para quem aceitar se casar com a sua filha, Ana Alice de Almeida Alves, uma adolescente de 20 anos. A garota está desesperada à procura de namorado. Ela chegou a conseguir 42, mas, todos desistiram e foram embora, uma semana após conhecê-la pessoalmente.

O empresário garante os cinco milhões, mas com uma condição: o casamento deve durar pelo menos 20 anos, ou o dinheiro deve ser devolvido com juros. Justificando por que pretende comprar um casamento para a filha, o empresário disse que Ana Alice é bonita, mas é louca, ninguém atura ela por muito tempo. 

"Ela é extremamente ciumenta, já colocou a faca no pescoço de um ex-namorado por que ele recebeu um SMS da operadora desejando-lhe um feliz aniversário na madrugada; Também já eletrocutou um outro namorado porque ele olhou para uma garota que passava na rua; Ela também exige ter acesso as senhas de e-mails e redes sociais do namorado. Quem aceitar se casar com ela merece mesmo os cinco milhões", disse o pai de Ana Alice.

Fonte: G17

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

[segurança] Detento faz calça com forro de colchão e tenta fugir em meio a visitas no RN

Um detento do Presídio Rogério Coutinho Madruga, localizado em Nísia Floresta, tentou fugir neste sábado (4) em meio às visitas que deixavam a unidade prisional. Todos os presos do local usam uniforme - uma bermuda azul e camiseta branca - e, para não ser percebido, Shakeaspeare Costa França, de 21 anos, vestia uma calça feita com o forro do colchão da cela. Os agentes penitenciários reconheceram o detento e evitaram a fuga.

De acordo com o diretor da unidade prisional, Osvaldo Rossato, na saída dos familiares os agentes ficam em pontos estratégicos. "Um dos agentes avistou o detento na fila para sair do presídio e o reconheceu. Eles o abordaram e impediram a fuga", contou. Segundo ele, essa é a segunda vez que um preso costura uma calça com o forro do colchão para tentar fugir.

Ele explicou que todos os detentos usam uniformes e que todo o material de higiene e uso pessoal, como toalhas de banhos e lençóis, são brancos. "A medida agora vai ser tirar o forrro dos colchões. Nós não tirávamos porque fica menos confortável o colchão, mas diante de mais uma tentativa de fuga como essa vamos ter que tirar", disse Rossato.

O detento que tentou fugir neste sábado (3) foi levado para o setor de medida disciplinar e vai responder a uma sindicância.

Fonte: G1RN

[economia] Governo federal deve oferecer mais de 30 mil vagas em concursos públicos em 2015

Apesar da Copa do Mundo e do período de eleições, que emperraram o processo de autorizações de concursos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e de secretarias, diversos órgãos federais, estaduais e municipais abriram oportunidades para os níveis médios e superior. Somente no Rio, os concursos do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil atraíram mais de cem mil candidatos. Para 2015, a expectativa também é grande entre os concurseiros: ao menos 30 mil vagas no país.

De acordo com um levantamento feito pelo professor do Universo do Concurso, Gladstone Felippo, sobre os concursos autorizados em 2014 e que ainda aguardam a finalização de editais, pelo menos 22 mil vagas para cargos que exigem os mais diversos níveis de escolaridade devem ser oferecidas neste ano. Isso sem contar as seleções que ainda nem tiveram autorização solicitada.

Uma das provas mais esperadas é da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que no último processo seletivo, de 2011, teve mais de um milhão de inscritos.

— As vagas e os requisitos ainda não foram divulgados. Mas será uma excelente oportunidade para quem tem nível médio e técnico — diz Felippo.


[segurança] Novo Comando pretende acabar com ‘bicos’ dos policiais militares no Rio Grande do Norte

Durante os quatro anos do Governo Rosalba Ciarlini, os policiais militares travaram diversas lutas por melhores condições de trabalho e valorização profissional. Uma das principais reclamações foi o não pagamento das Diárias Operacionais (DOs) dos policiais que foram escalados para alguns eventos, como a Copa do Mundo de 2014. Sabendo dessa situação, o novo comandante geral da PM, coronel Ângelo Dantas, revelou que um dos compromissos da nova gestão é pagar as DOs em dia e acabar com os conhecidos ‘bicos’.

“Desde o início, o governador Robinson Faria demonstrou esse compromisso em pagar as diárias e também tentar resolver todas as pendências que existem. Inicialmente, vamos pagar as DOs no mês seguinte ao que o policial militar fizer o serviço extra”, disse o coronel.

Durante o ano passado, representantes da categoria demonstraram que os PMs estavam desmotivados pelos constantes não pagamentos dos compromissos firmados pela gestão anterior. Ângelo Dantas já adiantou que um dos objetivos do Governo é fazer o pagamento das diárias de maneira antecipada, para ter um PM mais ‘motivado’ nas ruas.

“Nós sabemos que existem muitos policiais que estão desmotivados por essa questão do não pagamento dos compromissos que foram firmados pela gestão anterior. Esse projeto de pagamento antecipado das diárias é para um futuro, mas estamos trabalhando para que isso aconteça rapidamente. A prioridade agora é o pagamento das diárias logo no mês seguinte ao trabalho realizado”.

Em uma entrevista para O Jornal de Hoje, quando ainda estava no comando da corporação, o coronel Francisco Araújo confirmou que o Estado devia mais de R$ 1 milhão em diárias operacionais para os PMs. “Ainda não sabemos quando será pago. A dívida é de mais de R$ 1,4 milhão. Devemos três jogos do mundial. Todos os policiais que trabalharam nesses dias não receberam. Lembrando que, por dia de jogo na Copa, tínhamos 2200 policiais” disse à reportagem em setembro.

Mesmo sem revelar o valor atual da dívida, o coronel Ângelo Dantas frisou que sabe das pendências, mas que não existe uma data para que esse pagamento seja feito. “A nossa prioridade é o pagamento das diárias operacionais que serão geradas a partir da nova gestão. As pendências que ficaram da gestão passada serão pagas com um tempo. Repito, a nova gestão tem o compromisso de honrar tudo o que for acordado com os policiais militares. Porém, não iremos esquecer das pendências deixadas pela gestão anterior com os policiais e vamos tentar resolver isso o mais rapidamente possível”.

Ao honrar os compromissos assumidos com os policiais, a intenção é acabar com os famosos ‘bicos’ realizados pelos PMs para aumentar a renda. Em dezembro do ano passado, o soldado Paulo dos Santos estava trabalhando como segurança em um restaurante quando foi surpreendido por dois homens em um carro, que chegaram atirando. Ele foi baleado no peito e na cabeça e morreu um dia depois, no Hospital Walfredo Gurgel. “Os policiais querem valorização e respeito. Conversamos com os PMs e eles se mostraram dispostos a aceitar as diárias operacionais do Governo para trabalhar nas ruas. Eles estão dando esse voto de confiança e vamos honrar nossos compromissos. Vamos conscientizar os PMs de que eles não precisam mais desse tipo de trabalho fora da corporação”, comentou o coronel Ângelo.

Na primeira reunião com a cúpula da PM em 2015, realizada nessa sexta (2), o comandante geral da PM determinou que a partir deste sábado (3), uma ronda com 300 policiais militares fará a segurança das vias mais movimentadas da Grande Natal. Inicialmente o efetivo foi destacado para alguns pontos da Cidade Alta, Alecrim, Tirol e Petrópolis. “Já neste sábado outros pontos comerciais e de maior movimento já estão recebendo o reforço dos policiais. Colocamos o reforço em locais onde registramos um número grande de ocorrências nos últimos anos e que não tinham um número suficiente de policiais. Todos irão receber diárias operacionais dentro daquele sistema que eu já expliquei”.

O coronel também adiantou que outras medidas serão tomadas nos próximos meses, atendente a “urgência” determinada pelo governador Robinson Faria. “Desde a campanha que o governador sempre destacou que a segurança é uma das prioridades da nova gestão e a resposta tem que ser imediata, pois a população não pode mais esperar uma melhora nesse sentido. Estamos trabalhando e analisando algumas situações que em breve também começarão”. Na próxima semana o comando geral irá realizar uma coletiva de imprensa onde serão apresentadas algumas medidas que serão adotadas pela corporação nos próximos dias.

Projetos “adiados”

Antes de assumir o comando geral da Polícia Militar, o coronel Ângelo Dantas era o responsável pela Sala Histórica da Polícia Militar. Estudioso da história da PM do Rio Grande do Norte, o coronel também já tinha lançado alguns livros. “Em 2010 eu publiquei um livro sobre a Cronologia da Polícia Militar. O livro conta toda a história da PM, na época com 176 anos. Já em novembro de 2013 eu lancei um livro sobre a história do Hospital da Polícia, que conta alguns fatos que aconteceram por lá, desde sua fundação. Tinha tanto assunto que o livro terminou com 240 páginas”.

Ângelo Dantas contou que tinha um projeto de escrever outros 10 livros nos próximos anos, mas agora teve que adiar os planos. “Eu já aceitei a situação. Infelizmente não terei tempo para escrever os livros. Terei que adiar. Mas quando eu for para a reserva, terei muito tempo para isso”, disse o coronel, que depois de pensar um pouco, mudou de ideia. “Na verdade, vou tentar arrumar algum tempo. De repente se eu tiver alguma folga, o que é muito difícil, eu possa escrever algum dos livros”.

Fonte: JH

[saúde] Por comissão, médicos fazem cirurgias desnecessárias e fraudes, informa TV

Uma máfia atua no mercado de próteses no Brasil, que movimenta R$ 12 bilhões por ano. Médicos chegam a prescrever cirurgias desnecessárias, colocando em risco a vida dos pacientes. Em troca, recebem das empresas que comercializam os implantes comissões que rendem até R$ 100 mil por mês. Em muitos casos, o esquema frauda documentos para obter liminares judicias que obrigam o SUS e planos privados de saúde a pagar por procedimentos superfaturados.

As ações criminosas foram escancaradas pelo repórter Giovanni Grizotti em reportagem exibida na noite deste domingo (4) no programa Fantástico. A apuração foi feita durante três meses, em cinco Estados. Para pilhar as transações ilegais, o repórter se fez passar por médico. Com uma câmera escondida, registrou uma impressionante sequência de propostas indecorosas. Mercadores de próteses oferecem às escâncaras comissões de 20%, 25%, 30%.

O repórter ouviu uma mulher que era responsável pela contabilidade de uma grande clínica em São Paulo. Ela falou sem exibir o rosto. “Aquilo ali parecia uma quadrilha. Uma quadrilha agindo e lesando a população”, disse, manuseando papeis. “Um exemplo que eu tenho aqui: R$ 260 mil de cirurgia, R$ 80 mil pra conta do médico. Tem uma empresa pagando R$ 590 mil de comissão pro médico no período aqui de seis meses.”

As empresas que repassam dinheiro aos médicos por baixo da maca, normalmente em espécie, utilizam um mecanismo manjado para tentar ludibriar o fisco. Pedem aos médicos que assinem contratos de consultoria. Assim, podem lançar as comissões na contabilidade como se fossem despesas lícitas.

Diretor de um hospital de Porto Alegre por 14 anos, o médico Alberto Kaemmerer disse ter criado um grupo para revisar os pedidos de cirurgia. “A cirurgia mal indicada, ela acresce um risco muitíssimo importante. Risco de morte”, afirmou. O grupo revisor rejeitou, por desnecessárias, pelo menos 35% das cirurgias de próteses.

Deu-se coisa parecida em São Paulo, no Albert Einsten, uma das mais prestigiadas casas hospitalares da América Latina. Ali, uma equipe médica perscrutou durante um ano os pedidos de cirurgia de coluna encaminhados por médicos credenciados num determinado plano de saúde. Cláudio Lottenberg, presidente do Einstein, relatou: “Nós recebemos aproximadamente 1,1 mil pacientes no período de um ano. E desses, menos de 500 tiveram indicação cirúrgica. Então, muito possivelmente, estava havendo um exagero em relação a essas indicações.”

A reportagem exibiu casos de clientes do SUS que, após mofar na fila à espera de cirurgias de próteses, foram encaminhados pelo médico a um escritório de advocacia. Que se incumbiu de requerer liminar judicial, anexando à petição orçamento superfaturado.

No Rio, a Polícia Federal farejou um caso do gênero, que resultou em prejuízo de R$ 7 milhões ao plano de saúde dos Correios. Flagrado, João Maurício Gomes da Silva, um ex-assessor da Diretoria Regional dos Correios, firmou um acordo de delação premiada. E abriu o bico:

“Aquela empresa que, teoricamente, dizemos que era parceira, ela apresentava, já vinham com duas ou três orçamentos montados. Então, sempre determinando quem estaria levando naquela determinada cirurgia, quem seria a beneficiada.” O delator citou um caso em que uma cirurgia que deveria ter custado no máximo R$ 200 mil, roçou a casa de R$ 1 milhão.

A exposição de mais essa máfia informa ao contribuinte que há na praça outra vereda do crime rumo ao bolso dos brasileiros. Só no SUS, realizam-se anualmente 7 milhões de cirurgias para o implante de próteses. Sem saber que estava sendo gravado, um empresário de São José do Rio Preto, cidade do interior paulista, disse ter montado duas empresas de fachada para “concorrer” com a sua.

Registradas em nome de dois funcionários, as firmas de fancaria elaboram orçamentos fictícios, simulando uma disputa. E os servidores que ajudam a praticar a fraude credita-se de uma propina de 25%. A certa altura o repórter abre o jogo para o tal empresário, revelando que preparava uma notícia sobre o tema.

Antes que a ficha lhe caísse e ele começasse a negar o que acabara de afirmar, o tal empresário perdeu, por assim dizer, o rebolado. “Nós somos do Fantástico e o senhor admitiu a prática de vários crimes”, afirma o repórter, na lata. E o empresário, fazendo semblante de surpresa: “Olha, né… Brasil, né… todo mundo pega essa situação de querer alguma coisa no que produz. Então, isso o Brasil inteiro está assim.”

De fato, não há mais para onde virar. Para do lado que se olhe, o que se verifica é que “o Brasil inteiro está assim.”

Fonte: UOL