logo

quarta-feira, 14 de março de 2018

[política] Governo do RN retoma administração da Fortaleza dos Reis Magos

A gestão de um dos principais monumentos históricos do Rio Grande do Norte - a Fortaleza dos Reis Magos - voltará ao estado. Desde 2013, a estrutura era mantida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN) e pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), ligados ao governo federal.

Uma cerimônia com a assinatura do documento de transfere da administração do forte acontecerá na manhã desta quinta-feira (15). A decisão de transferência aconteceu em maio do ano passado. A cessão ao Estado tem prazo de 20 anos. De acordo com o governo, cerca de R$ 5 milhões serão investidos em obras de restauração do piso, do teto e na acessibilidade à contrução de 420 anos.

O monumento é um dos mais visitados pontos turísticos de Natal e conta uma importante parte da história da capital e de todo o estado. Construída para proteger a cidade ainda na época de sua colonização, a fortificação está localizada na Praia do Forte, Zona Leste da cidade. A construção, que demorou 30 anos, foi concluída em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis.

Pelo termo de cessão do equipamento, celebrado entre a Fundação José Augusto e o Iphan, caberá ao Governo do Estado conservar o imóvel, respondendo por todas as despesas de uso, guarda e preservação, seguindo inclusive as orientações do órgão federal.

Patrimônio

A Fortaleza foi tombada em 1949 e ficou sob administração do governo estadual, por meio da Fundação José Augusto. Uma intervenção para a conservação foi realizada em 2005 com recursos do Ipham, mas apenas em 2013 a gestão foi transferida para a União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário