logo

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

[saúde] Homens têm dobro de risco de desenvolver câncer após sexo oral

Em comparação às mulheres, os homens têm o dobro de chance de desenvolver câncer de garganta e de boca por conta da infecção por papilomavírus humano (HPV) ocorrida durante o sexo oral. A conclusão foi divulgada durante o encontro anual da Associação Americana para Avanços na Ciência (AAS), que aconteceu nos Estados Unidos durante o fim de semana.

Na maior parte dos países ocidentais, quase dois em cada três casos de câncer na garganta ou na boca são provocados por uma infecção do HPV 16. E a frequência aumentou nos últimos anos — explica Gypsyamber D’Souza, epidemiologista que coordenou a pesquisa.

Entre as mulheres, ao contrário, o número de parceiros não parece aumentar o risco de contrair a doença. E mesmo com a igual quantidade de relações que elas, os homens continuam tendo maior risco de infecção.

O sexo oral aumenta o risco de câncer na garganta e na boca em cerca de 22%, segundo um estudo publicado em janeiro pelo “Journal of the American Medical Association”. Esse tipo de câncer aumentou 225% em 20 anos.

Ainda durante o encontro, os pesquisadores anunciaram que estão perto de conseguir diagnosticar tumores em teste rápido, feito pela saliva. A princípio, o mecanismo serviria para diagnosticar os cânceres de  pulmão e pâncreas, no entanto, de acordo com os cientistas,  será possível diagnosticar outros tipos de tumores. 
Fonte: Ibahia

Um comentário: