logo

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

[educação] Duas universidades do RN ficam com conceito 4 em avaliação do MEC

Duas universidades do Rio Grande do Norte ficaram com conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) divulgada nesta segunda-feira (21). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte despontou como a melhor do Estado, com o Índice Geral de Cursos contínuo de 3,665, já Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) ficou com IGC contínuo de 3,283.

O conceito 5 é o máximo na avaliação do MEC, mas não foi atingido por nenhuma das universidades do Estado. A Universidade Potiguar saiu atrás das duas instituições públicas e registrou apenas 2,394 de IGC, além de conceito 3.

Para serem reprovadas, as instituições precisam ficar abaixo da faixa 2 do IGC, que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.

Calculado anualmente, o IGC é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (que levam em conta o rendimento dos alunos no ENADE, a infraestrutura da instituição e a qualidade do corpo docente).  

O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Notas 1 e 2 são insuficientes para a avaliação e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das penalizações possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que as instituições apontem soluções para melhora do desempenho.
Fonte: Nominuto

Um comentário:

  1. Vamos dizer não a os políticos de Apodi que foi contra a Ufersa em nossa cidade

    ResponderExcluir