logo

terça-feira, 24 de novembro de 2015

[saúde] RN tem o quarto maior índice de casos suspeitos de microcefalia

O Rio Grande do Norte é o quarto estado com maior registro de casos suspeitos de microcefalia no Brasil. Até o momento, o RN possui 47 casos, dos 520 que estão sendo apurados em todo o território nacional. Os estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe estão são os que registraram dados mais elevados.

Se o estado potiguar já está com um número elevados de casos, a situação está mais crítica em outros três estados do Nordeste, são eles: Pernambuco, com 268 registros, Paraíba, com 96 e Sergipe, com 54.

Além do RN e dos outros três estados citados, também há casos suspeitos de microcefalia nos estados do Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (1). Diante dos dados, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, comentou o assunto.

“Além da dengue, que mata, e da chikungunya, que aleija, temos agora o problema da zika, que causa microcefalia. É um problema de dimensões muito grande para a gente enfrentar”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

O ministro observou que medidas estão sendo adotadas e citou como exemplo a reativação de um grupo especial, criado pela primeira vez no enfrentamento da pandemia de gripe A. Formado por 17 ministérios, o grupo pretende traçar estratégias para combater o mosquito vetor das três doenças, o Aedes aegypit.
Fonte: Nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário