logo

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

[saúde] Membro do SAMU emite opinião sobre possível paralisação do serviço em Apodi

Por Erionildes Lopes "Não poderia deixar de expor a minha sensibilização para com a equipe e principalmente para com a população Apodiense, e meu repúdio sobre os comentários que circularam em Apodi de uma possível paralisação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192, é um dos mais belos projetos (políticas públicas de saúde ) dentro do grandioso Sistema Único de Saúde - SUS. O atendimento pré hospitalar é imprescindível para um prognóstico favorável ao paciente. Com o atendimento do SAMU 192 a taxa de sobrevida dos pacientes traumatizados/politraumatizados e ou infartados; ou qualquer urgência médica, sobem para cerca de 80 a 95%; permitindo maiores chances de vida. 

Lamentável que o poder público municipal não valorize esse importante serviço, onde os mais penalizados são os que necessitarão do serviço de urgência e emergência. Seria um retrocesso parar esse serviço de saúde prestado para a população Apodiense.


PARA ESCLARECIMENTOS
Não há nada de renovação de contrato com a esfera Federal ou Estadual. Há uma pactuação, onde as esferas supracitadas tem suas responsabilidades/deveres, não sendo necessário renovação ou qualquer outra forma de acordo para a continuidade do serviço; basta apenas cumprir o que está pactuado, que foi assinado na gestão de Gorete Silveira.

Caberá aos municípios que passarem a contar com base descentralizadas a construção, manutenção e reparação das bases descentralizadas, de acordo com modelo apresentado pela coordenação estadual do SAMU 192, consonante com os projetos remetidos pela CGUE (Coordenação Geral de Urgência e Emergência), que auditará e aprovará construções, adaptações e reformas. Támbém será de responsabilidade dos municípios a contratação dos profissionais que compõe as Unidades de Suporte Básico (USB) baseadas no referido município, sendo estes uma equipe de técnicos de enfermagem composta por seis integrantes, e uma equipe de Condutores Veiculares (socorristas) também composta por seis profissionais.

Caberá aos municípios que compõem uma região de cobertura de uma Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA) a contratação/seção de 01 profissional Enfermeiro por cada Município, ficando este profissional baseado na cidade-sede indicada pela coordenação estadual, como base da USA.

Esta aí o X da questão! os profissionais que compõem a Unidade de Suporte Básico de Apodi. Cheguei a uma evidente conclusão e você?"

6 comentários:

  1. mais uma obra deixada por gorete. prefeito, faça algo que seja de competência da sua gestão, deixe de ser caroneiro.

    ResponderExcluir
  2. aceite nova enganação, vocês não tem capacidade técnica pra fazer nada, só fazem é perseguir os servidores efetivos.

    ResponderExcluir
  3. mais uma vez a máscara caiu prefeito!

    ResponderExcluir
  4. Achava que ele seria capaz de tocar pra frente pelo menos o que foi deixado nos ultimos 20 anos, mas pelo que vejo ele vai destruir me 4 anos o que foi construido em 20. vamos aceitar que doi menos, FORA FLAVIANO EU SÓ QUER UM APODI MELHOR, VAMOS QUE VAMOS RETORNAR ESTE SER PRA SALA DE AULA

    ResponderExcluir
  5. Triste saber que estamos passando por tudo isso, mesmo sabendo de todos os avancos relacionados as garantias dos servidores adquiridas a partir da constituicao de 88. Em apodi a perseguicao politica contra adversarios e pratica rotineira. Direitos adquiridos por lei sao desreipeitados, transferencias sem nenhuma justificativa, lei de acesso a infirmacao nao existe e assim por diante. E o cidadao fica mais discrente da presenca de justica nesse lugar. Onde estao a camara de vereadores e ministerio publico.

    ResponderExcluir
  6. Por que o sr. Prefeito é um funcionário público. E se não fosse acha peia nos funconário efetivo.

    ResponderExcluir