logo

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

[segurança] Ampliação do Centro de Detenção Provisória de Apodi é inaugurado

Fotos: Jair Gomes
Inaugurado nesta quinta-feira (5), o novo Centro de Detenção Provisória ampliará em quatro vezes a capacidade da unidade prisional, que atualmente é ocupada por 46 presos, mas na teoria só poderia encarcerar 15 homens.

Sem repasses do governo durante os oito meses de construção, o projeto foi viabilizado graças a um esforço conjunto que envolveu direção da unidade prisional, Justiça, Ministério Público, empresas e uma organização não-governamental.

Para a inauguração esteve presente autoridades de todo o Estado do Rio Grande do Norte, incluindo o desembargador Saraiva Sobrinho. Na ocasião os membros da mesa falaram do processo burocrático que foi necessário para poder construir o novo prédio.

A obra custou R$ 150 mil, dos quais R$ 110 mil foram pagos pela Comarca de Apodi por meio da arrecadação de penas pecuniárias - multas aplicadas nos processos. O Ministério Público entrou com o projeto arquitetônico e os demais apoiadores contribuíram com cimento, tubos de aço, tijolos, telhas, equipamentos e uma cisterna com capacidade para 16 mil litros. A mão-de-obra incluiu dez presos, que trabalharam como pedreiros e serventes de pedreiro.

O novo Centro de Detenção se chamará Ronilson Alves da Silva em homenagem a um agente penitenciário morto no ano passado em Mossoró.

O Centro de Detenção custodia presos de cinco municípios - Apodi, Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes e ficou assegurado que o novo prédio não será ocupado por nenhum preso de outras localidades que não seja da comarca.



Merecimentos
Além de serem reconhecidos por toda a sociedade, as pessoas de Promotor Sílvio Brito e Juíza Kátia Cristina receberam, da câmara municipal, uma placa com o título de cidadão apodiense e o diretor do CDP Márcio Morais foi congratulado com uma Moção Honrosa em reconhecimento aos trabalhos realizados na instituição.

Ressocialização
Além da construção do prédio dois presos também tiveram a sua liberdade assinada pela Juíza da Comarca de Apodi, isso porque eles estavam tendo o seus dias de apenado descontados de acordo com os dias trabalhados, ou seja, para cada três dias trabalhado eles descontavam um dia da pena.

Do blog
Gostaria de parabenizar a ação do promotor Sílvio Brito que tem desempenhado um excelente trabalho em Apodi e ainda lembrar que em sua gestão a cidade já tem sido destaque na mídia nacional por duas vezes e uma na mídia internacional. Também gostaria de parabenizar a juíza Kátia Cristina que tem mostrado interesse com os cuidados dos cidadãos da comarca, principalmente no que condiz a segurança. Por fim, parabenizar ao agente penitenciário Márcio Morais, amigo e parceiro que tem realizado um grande trabalho na unidade, sempre na paz e amizade, dando-se o respeito ao que é outorgado.

2 comentários:

  1. Falta aos dois dar atenção ao povo com relação ao poder publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta apurar mais de 60 denuncias feita a favor do povo

      Excluir