logo

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

[esporte] Botafogo é rebaixado para a segunda divisão, outros três times brigam para não cair na última rodada

Após a 37ª rodada do Brasileirão 2014, encerrada no último domingo, restou pouca coisa para se torcer na despedida da competição, no próximo fim de semana. O que vai dar mais emoção para o torcedor é a dramática luta contra o rebaixamento. O Botafogo não conseguiu escapar da degola com a derrota por 2 a 0 para o Santos na Vila Belmiro e se juntou ao Criciúma. Restam agora mais duas vagas para completar o Z-4 definitivo. E três clubes lutam para fugir do pior: Bahia, Vitória e Palmeiras ainda têm o fantasma rondando por perto.

O G-4 já está fechado, não só com o campeão. Faltava saber quem ia para a Libertadores junto com o tetra Cruzeiro e o Atlético-MG, detentor da Copa do Brasil. Pois bem. O São Paulo, que já estava na competição sul-americana, assegurou o vice-campeonato e o direito da vaga direta na fase de grupos, sem disputar a Pré-Libertadores, com o empate por 1 a 1 com o Figueirense, em casa. O Internacional, que venceu o Palmeiras por 3 a 1 no sábado, no Beira-Rio, e o Corinthians, mesmo derrotado pelo Fluminense por 5 a 2 no Rio, domingo, abocanharam as vagas restantes com a contribuição do Grêmio, superado por 1 a 0 pelo Bahia na Fonte Nova. Só falta saber que outro clube terá vantagem ano que vem na briga para ser o melhor das Américas.

Inter e Corinthians estão com 66 pontos, mas o time de Abel leva a melhor no primeiro critério de desempate - maior número de vitórias. Portanto, tem vantagem em resultados iguais e depende só de si. Mas o Colorado pega fora o Figueirense, e o Corinthians recebe outro clube catarinense, o Criciúma.

Para não dizer que não sobrou nada para o campeão - tetracampeão - por antecipação, o Cruzeiro pode quebrar um recorde da era dos pontos corridos. Se vencer o Fluminense, no próximo domingo, na festa das faixas no Mineirão, o time vai alcançar 80 pontos e bater o São Paulo de 2006, que sob o comando de Muricy Ramalho terminou o Brasileirão com 78. É a maior marca desde que a competição passou a ter 20 clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário